INBOUND RECRUITING

Inbound Recruiting: uma nova forma de chamar a atenção do talento

#empresa #talento digital #emprego

Sair em busca do talento ou atraí-lo como um ímã? Cada vez mais empresas preferem a segunda opção, estratégia conhecida como Inbound Recruiting, que se concretiza não só através de atraentes ofertas de emprego, mas também seduzindo os profissionais com propostas de valor que as tornam irresistíveis. Para tal, é fundamental desenvolver o Employer Branding e outras técnicas de atração do talento.

O recrutamento de profissionais nas empresas deu uma guinada de 180 graus nos últimos anos graças às novas tecnologias e ao desenvolvimento paralelo de técnicas de marketing que provocaram uma troca de papéis. De fato, agora são as empresas que mostram todas as suas virtudes aos candidatos para parecerem mais atraentes. Objetivo? Captar o talento.

O QUE É O INBOUND RECRUITING? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS COM O OUTBOUND RECRUITING

O Inbound Recruiting é uma técnica inovadora de seleção de pessoal, utilizada pelos departamentos de recursos humanos das empresas, que pretende atrair, conquistar e recrutar os profissionais mais talentosos. Ao contrário do Outbound Recruiting, que utiliza a oferta de trabalho tradicional para captar pessoal, essa metodologia procura criar as condições ideais para conseguir que os profissionais reparem na empresa e se sintam identificados com sua imagem de marca, com sua proposta e seus valores.

Diferenças entre Inbound Recruiting e Outbound Recruiting.#RRSSDiferenças entre Inbound Recruiting e Outbound Recruiting.

 VER INFOGRÁFICO: Diferenças entre Inbound Recruiting e Outbound Recruiting [PDF]

COMO IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA INBOUND RECRUITING

Segundo a empresa de consultoria Randstad, uma estratégia Inbound Recruiting se fundamenta em cinco pontos-chave:

 Definir uma política corporativa

A empresa deve promover determinados princípios, compromissos e valores corporativos que tenham capacidade de atrair e reter os candidatos.

 Estabelecer um objetivo e ter conhecimento do mesmo

Ao definir um Candidate Persona (candidato ideal) se torna mais fácil determinar onde encontrá-lo e conhecer sua personalidade e suas motivações para empreender uma nova aventura profissional.

 Identificar e otimizar as ferramentas

Os canais digitais da empresa, como redes sociais ou o site, devem ser usados para publicar as vagas, transmitir os valores e oferecer informações úteis aos candidatos.

 Ser constante e paciente

O Inbound Recruiting não é uma estratégia que possa ser colocada em prática de um dia para o outro, pois é o resultado de um planejamento de médio e longo prazo.

 Focar na retenção do talento

Uma vez que a pessoa comece a fazer parte da empresa, ainda resta trabalho a fazer, portanto é essencial promover políticas de retenção do talento. Assim, é possível que esta nova adição se torne um intraempreendedor.

ATRAÇÃO DO TALENTO. TÉCNICAS DE INBOUND RECRUITING

Como se consegue atrair o talento? Embora existam inúmeras técnicas, a seguir elencamos as mais relevantes:

  • Employer Branding. Consiste em projetar a melhor reputação de uma empresa como empregadora. De fato, de acordo com um estudo do LinkedIn, 66 % dos profissionais procuram se informar sobre os valores e a cultura da empresa antes de se candidatar a uma oferta de emprego.
  • Social Recruiting. Da mesma forma que os candidatos se esforçam para cuidar de sua marca pessoal nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, etc.), as empresas também o fazem para apresentar sua proposta de valor e gerar engagement com o talento.
  • Marketing de conteúdos e SEO. Oferecer conteúdos originais e de qualidade no site, redes sociais ou blogs ajuda na atração do talento. As técnicas de SEO (Search Engine Optimization), por sua vez, ajudam a otimizar esses conteúdos.
  • Candidate Experience. Éuma técnica de recrutamento e seleção de pessoal cada vez mais usada, cujo objetivo é fazer com que os candidatos tenham a melhor experiência possível durante o processo, independentemente de serem ou não finalmente contratados.

Também é importante contar com um software de recrutamento e seleção que permita ter o career site das empresas otimizado para que os processos sejam mais efetivos e menos custosos. Segundo um estudo realizado pela HubSpot para a University of Southern California (USC), esta instituição educacional conseguiu reduzir em 85 % seus custos de recrutamento após implantar técnicas de Inbound Recruiting para captar estudantes de pós-graduação.

VANTAGENS DO INBOUND RECRUITING

A implementação de uma estratégia de Inbound Recruiting oferece vários benefícios para as empresas. A seguir, destacamos alguns deles:

  • Consolida a proposta de valor da empresa como o local ideal para trabalhar.
  • Cria vínculos de empatia, simpatia e afinidade entre a empresa e os candidatos.
  • Aumenta notavelmente o índice de contratações bem-sucedidas.
  • Reduz tanto o tempo quanto os custos dos processos de contratação.
  • •Prescinde do uso de canais de empregos externos e da subcontratação de serviços.