ECOTURISMO

Pisar sem deixar pegada

Pensando nas férias? Cada vez mais pessoas se inclinam a favor do ecoturismo: um turismo que respeite a biodiversidade, o meio ambiente e seja comprometido com o desenvolvimento da região.

As viagens de ecoturismo foram certificadas para garantir que os viajantes desfrutem de espaços naturais e históricos, protegendo sua biodiversidade e legado. Além disso, os benefícios econômicos gerados são revertidos em bem-estar local. Qual desses três destinos você escolheria?

URDAIBAI (PAÍS BASCO): a Reserva da Biosfera do Cantábrico

Os surfistas de todo o mundo sabem que a melhor onda à esquerda está em Mundaka. Mas, em Urdaibai, também se encontra o rochedo de San Juan de Gaztelugatxe (cenário da famosa série televisiva Game of Thrones), os penhascos do monte Ogoño ou o observatório de aves Urdaibai Bird Center nos pântanos de Gautegiz-Arteaga.

Muito perto, em Kortezubi, fica a floresta encantada de Oma, que foi usada pelo artista Agustín Ibarrola como inspiração para pintar as árvores e a caverna de Santimamiñe. Essa é a região com maior densidade de estrelas Michelin do mundo: peça peixe em Bermeo, carne em Gernika e desfrute dos melhores bares de "pintxos" (espetinhos).

Vista do rochedo de San Juan de Gaztelugatxe (Bermeo, Espanha).Vista do rochedo de San Juan de Gaztelugatxe (Bermeo, Espanha).

ESLOVÊNIA: o primeiro país 'Green Destination' do mundo

Esse paraíso verde é uma mistura de praias mediterrâneas do Adriático com as montanhas e lagos glaciais dos Alpes Julianos. Sua capital Liubliana, de 250.000 habitantes, foi reconhecida como Capital Verde Europeia em 2016.

O país conta com três maravilhas declaradas como Patrimônio Mundial pela UNESCO: o terreno cársico de Skocjan, que esconde o maior cânion subterrâneo do mundo; Idrija, uma das minas de mercúrio mais antigas da Europa; e o pântano de Liubliana, que guarda os vestígios da cultura palafítica.

Cavernas de Skocjan (Eslovênia).Cavernas de Skocjan (Eslovênia).

DOMINICA: o pequeno paraíso do Caribe

O próprio Jack Sparrow teve dificuldades para encontrar tesouros nas praias desse pequeno paraíso cercado de plantas. Em seu litoral, os penhascos formam baías com praias de origem vulcânica.

O Parque Nacional de Morne Trois Pitons foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Mundial em 1995 e, em seu interior, descansa o segundo maior lago de águas termais de todo o mundo.

Dominica é o céu para mergulhadores, para quem gosta de trilhas e para os amantes de alimentos orgânicos. O país também aposta em se tornar um país livre de carbono em 2020.

Scotts Head, vilarejo de pescadores na Dominica.Vilarejo de pescadores na Dominica, o ponto de encontro do oceano Atlântico com o mar do Caribe.