EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS

Benefícios da educação ambiental nas crianças

A educação ambiental para crianças deve começar na escola. O destino do planeta está nas mãos delas, por isso é importante que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta contra as mudanças climáticas. O resultado dessa difícil prova pode ser um mundo mais sustentável e melhor para viver.

SENSIBILIZAÇÃO DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

O ensino primário é uma etapa-chave no desenvolvimento da conduta, da consciência social e da solidariedade. Na escola, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente durante essa etapa.

O objetivo de ensinar educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la. Essa disciplina busca que as crianças desenvolvam uma mentalidade ecológica firme para enfrentar os atuais desafios ambientais a partir da participação e do compromisso.

A educação ambiental tem, igualmente, outros efeitos positivos para os mais jovens. A Universidade de Stanford analisou, em 2017, a forma como essa disciplina beneficia os estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio. Depois de consultar mais de uma centena de estudos científicos publicados entre 1994 e 2013 por outras instituições sobre esse assunto, eles concluíram que 83% dos estudantes melhoraram seu comportamento ecológico e 98% ampliaram seu conhecimento em outras matérias como matemática e ciências.

EducaClima.

MÉTODOS DE ENSINO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS

A educação ambiental é um processo para a vida toda e que deve ser incluído tanto no programa educativo das escolas e institutos quanto em outras atividades como seminários, conferências ou palestras. Seu ensino na sala de aula deve ser adaptado de acordo com a idade e maturidade das crianças e deve ser, além de teórica, prática, interessante e divertida.

Muitas dessas atividades podem ser desenvolvidas no pátio da escola ou em qualquer parque da cidade. Na rua, é possível aprender não só com plantas, árvores, rios, pássaros ou insetos, mas também com problemas ambientais como poluição, emissão de gases, consumo energético, reciclagem, aproveitamento da água etc.

Cinco maneiras de ensinar educação ambiental para crianças.#RRSSCinco maneiras de ensinar educação ambiental para crianças.

 VER INFOGRÁFICO: Cinco maneiras de ensinar educação ambiental para crianças [PDF]
 

Saiba como ensinar as crianças a respeitarem o meio ambiente

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A RESPEITAREM O MEIO AMBIENTE?

  • Desenvolver atividades na natureza: estar em contato com o meio ambiente fará com que os estudantes tenham mais consciência sobre a necessidade de protegê-lo.
  • Visitar fazendas e viveiros: a convivência com animais e plantas é ideal para que as crianças se aproximem da natureza e aprendam a cuidá-la e respeitá-la.
  • Participar de tarefas de limpeza: a dedicação de algumas horas para fazer a limpeza de florestas ou rios servirá para que as crianças aprendam sobre os danos do lixo na natureza.
  • Separar resíduos na sala de aula: a disponibilização de latas de lixo coloridas para os diferentes tipos de resíduo é muito útil para que as crianças aprendam a reciclar.
  • Debater sobre problemas ambientais: discutir na sala de aula sobre temas ecológicos simples é muito útil para que os estudantes reflitam sobre suas causas e eventuais soluções.

Ocultar informação


OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS

A necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Irina Bokova, diretora da agência, fez uma declaração durante o IX Congresso Mundial de Educação Ambiental (WEEC), realizado na cidade canadense de Vancouver, em 2017, para ratificar essa necessidade.

De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:

 Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais.

 Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente.

 Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.

 Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.

A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global ou o estresse hídrico — e tomar decisões cruciais para a humanidade. O futuro está em suas mãos!
 

 Conscientização ambiental (*) Nota

 Consumo de água responsável

 Alinhados com a ação climática (*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.