USOS DA ÁGUA: HÁBITOS RECOMENDÁVEIS

Por um consumo responsável da água: não a desperdice

#sustentabilidade ambiental

Mais de 97% da água existente no planeta Terra é salgada. Dois terços da água doce estão retidos em geleiras e calotas polares. A maior parte do restante está no solo ou em aquíferos subterrâneos. Conclusão: resta muito pouca água disponível para os seres vivos.

USOS E PROJEÇÕES DO

CONSUMO DE ÁGUA

70%

19%

11%

Agricultura

Indústria

Doméstico

CONSUMO ACTUAL

2030

2050

%

USO DOMÉSTICO

382

900

772

+50,2

ENERGIA

470

828

766

+38,6

USO INDUSTRIAL

314

672

1.135

+72,3

AGRICULTURA

2.672

4.500

4.488

+40,5

TOTAL

3.838

6.900

7.161

+46,4

FONTE: Water Resources Group: OCDE; Citi Research. Análisis Panda Agriculture and water Fund.

 

Cerca de 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e quase 4 bilhões vivem sob situação de estresse hídrico, pelo menos, um mês por ano. Dessas pessoas, quase 1 bilhão vive nas áreas mais pobres da Índia e outros 900 milhões nas áreas menos prósperas da China.

O AUMENTO DO USO DA ÁGUA INDUSTRIAL E DOMÉSTICO

Organismos internacionais preveem que a demanda total de água duplicará até 2050, em função da crescente necessidade de uso da água na indústria e na agricultura, assim como pelo aumento de seu consumo doméstico, causado pelas massivas migrações do campo para a cidade. Atualmente, 3,9 bilhões de pessoas vivem em cidades. Até 2030, esse número chegará a 5 bilhões. É por isso que todos nós devemos usar água com responsabilidade e adotar hábitos que reduzam o consumo hídrico, como, por exemplo:

COMO FAZER UM USO CORRETO DA ÁGUA?

Com hábitos simples conseguiremos reduzir consideravelmente o consumo de água e, ao mesmo tempo, usá-la da forma adequada:

 Fazer revisões periódicas nas torneiras de água, encanamentos e tubulações — internas e externas — da residência para evitar vazamentos.

 Utilizar sistemas de coleta de água da chuva para usá-la em instalações sanitárias ou para regar plantas etc.

 Coletar a água que sai do chuveiro enquanto esperamos que ela esquente para usá-la com outras finalidades.

 Instalar sanitários de baixo consumo. Se a descarga não for ecológica, colocar dentro dela uma garrafa cheia de areia.

 Não usar o vaso sanitário como cesto de papéis: cada vez que apertarmos a descarga, haverá um desperdício de 6 a 10 litros de água.

 Instalar aeradores nas torneiras para misturar ar com jatos de água. Essa medida pode representar uma economia de mais de 40% de água.

 Cobrir as piscinas, quando não forem utilizadas, para reduzir a evaporação da água.

 Lavar os veículos em locais projetados para tal finalidade.

Há anos, empresas e instituições estão pesquisando e implementando avanços tecnológicos significativos para assegurar o consumo responsável da água em espaços industriais e domésticos. Mas usar a água de forma sustentável é uma responsabilidade de todos. Como disse John Fitzgerald Kennedy, "quem solucionar o problema da água merecerá dois prêmios Nobel: o da Economia e o da Paz".

 Uso da água (*) Nota

 A Iberdrola e o ODS 6: água limpa e saneamento (*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.