Notícia

2020-06-04 22:00:00.0

Coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, entra em funcionamento a maior instalação eólica da empresa implementada no país desde 2012

Iberdrola promove a recuperação verde com a implementação do CAVAR, o primeiro grande complexo eólico da Espanha após a emergência sanitária

O complexo CAVAR em Navarra é um grande exemplo de que podemos criar emprego e prosperidade se promovermos uma economia baixa em carbono e direcionarmos os investimentos para setores do futuro como as energias renováveis, as redes inteligentes e o armazenamento

Ignacio Galán

Presidente da Iberdrola

  • O parque, cuja construção foi concluída em 12 meses, gerou compras no valor de 80 milhões de euros de fornecedores e criou centenas de empregos
  • Com 111 MW de potência instalada e um investimento superior a 100 milhões de euros, o complexo CAVAR evitará a emissão para a atmosfera de quase 84.000 toneladas de CO2/ano.

A Iberdrola colocou em funcionamento em Navarra o complexo eólico CAVAR, a primeira grande instalação desse tipo na Espanha após a crise sanitária. Com 111 megawatts (MW) de potência instalada, também é a maior usina eólica construída pela empresa no país desde o ano 2012. Dessa forma, e coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Iberdrola continua avançando para uma recuperação verde.

Segundo o Presidente do Grupo, Ignacio Galán, este complexo, que já está escoando na rede seus primeiros megawatts/hora de energia limpa, “é um grande exemplo de que podemos criar emprego e prosperidade se promovemos uma economia baixa em carbono e direcionarmos os investimentos para setores de futuro tais como as energias renováveis, as redes inteligentes e o armazenamento”.

Portanto, nesse sentido, a construção do complexo CAVAR, que foi concluída em 12 meses, envolveu compras superiores a 80 milhões de euros de fornecedores, muitos deles dos municípios e regiões próximas. Praticamente a totalidade da obra civil e os componentes dos aerogeradores (torres, pás, naceles, geradores e caixas multiplicadoras) foram fabricados em Navarra, Astúrias, Cantábria, Sória e Burgos.

O complexo eólico CAVAR, promovido em conjunto com a Caja Rural de Navarra, está composto por quatro parques e 32 geradores SG 3.4-132, localizados nos municípios navarros de Cadreita e Valtierra. Sua construção e colocação em funcionamento exigiu um investimento superior a 100 milhões de euros, tendo recebido um financiamento verde por parte do Banco Europeu de Investimentos (BEI).

A nova instalação produzirá energia limpa equivalente ao consumo médio anual de 45.000 residências, ou seja, o correspondente a 25% dos habitantes de Pamplona, evitando assim a emissão para a atmosfera de 84.000 toneladas de CO2 por ano.

Além disso, em consonância com seu compromisso com a proteção da biodiversidade, a Renovables de la Ribera, empresa veículo da Iberdrola e da Caja Rural, está realizando diversas ações de monitoramento da avifauna. Entre elas destaca-se o meticuloso monitoramento de vários exemplares adultos de abutre-do-egito  com sistema de localização GPS nos animais, tanto nas proximidades do complexo quanto em sua migração. Dessa forma, e utilizando novas técnicas telemétricas, será possível obter informações de grande precisão acerca do uso do espaço da população reprodutora dessa espécie em âmbito regional.


Energias renováveis, alavanca para a recuperação econômica e o emprego

Com a entrada em operação do complexo CAVAR, a Iberdrola avança em seu plano de investimentos, que atingirá o número recorde de 10 bilhões de euros no exercício 2020, quase duplicando a média dos últimos 5 anos. A eletrificação atuará como alavanca da recuperação econômica e do emprego no mundo pós-COVID, gerando atividade industrial ao longo de toda a cadeia de valor energética.

Na Espanha, a Iberdrola é líder em energias renováveis, com uma capacidade instalada de energia eólica superior a 6.000 MW e de energias renováveis superior a 16.500 MW, ou seja, um volume que em âmbito mundial chega a mais de 32.000 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Acesso a informação legal