28 de março: A Hora do Planeta
A Hora do Planeta, uma iniciativa para conscientizar sobre as mudanças climáticas
O último sábado de março ocorre a Hora do Planeta, uma iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF) com o propósito de conscientizar sobre as mudanças climáticas através de uma pausa energética voluntária de uma hora.
Por mais de uma década, centenas de cidades ao redor do mundo têm se unido para realizar uma pausa energética voluntária em seus lugares mais emblemáticos para conscientizar sobre a questão das mudanças climáticas e advertir que uma ação decisiva é necessária para detê-la. Este projeto, que foi criado pela organização de conservação ambiental World Wide Fund for Nature (WWF), é chamado de Hora do Planeta, e a cada ano mais lugares se juntam e inovam com propostas que sempre incluem um uma pausa energética voluntária de uma hora.
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem um compromisso internacional com metas para 2030, ao qual se vinculam iniciativas como a Hora do Planeta. Dentro desse contexto, também se encontra o acordo global aprovado durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15) para proteger e restaurar a natureza.
Como surgiu a Hora do Planeta?
Em março de 2007, Sydney (Austrália) teve a ideia de apagar as luzes dos edifícios e monumentos durante uma hora como gesto simbólico para chamar a atenção da importância dos problemas em relação às mudanças climáticas. No mesmo ano, São Francisco (EUA) também realizou uma proposta semelhante, que batizou de Lights Out (Apague as luzes, em português).
Um ano depois, em 2008, 35 países e quatrocentas cidades aderiram à iniciativa australiana. Mais de uma década depois, a Hora do Planeta 2026 será comemorada no dia 28 de março como uma poderosa voz utilizada por empresas e instituições em mais de 200 países.
Quando se comemora e qual é o horário da Hora do Planeta?
Esta pausa energética voluntária ocorre em cidades que queiram participar da iniciativa no último sábado de março, das 20h30 às 21h30, no horário local de cada país. Portanto, a Hora do Planeta 2026 acontecerá no dia 28 de março.
Que atividades são realizadas?
Embora o evento principal consista em que empresas, instituições, monumentos ou lugares emblemáticos desliguem suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta quer ir mais longe. É por isso que todos os cidadãos são convidados a participar durante, antes e depois da hora em qualquer pequena atividade que tenha impacto no futuro:
Aprender mais sobre nosso planeta
Passar tempo em contato com a natureza
Participar de um esforço de restauração
Nos dedicar a inspirar os outros
Comprometidos com o planeta
Na Iberdrola, como grupo global, trabalhamos para construir uma economia descarbonizada e em harmonia com o planeta. Por meio do nosso Plano Estratégico 2025-2028, promovemos a eletrificação como solução fundamental para a redução das emissões de carbono, com investimentos de 58 bilhões de euros em redes elétricas e fontes renováveis de energia.
Além disso, assumimos o compromisso de sermos neutros em emissões de CO₂ nos segmentos de geração e redes até 2030 (atingindo zero emissões diretas) e de alcançar emissões líquidas zero em todas as nossas atividades até 2040.