25 de Março: A Hora do Planeta

A Hora do Planeta, uma iniciativa para conscientizar sobre as mudanças climáticas

No último sábado de março ocorre a Hora do Planeta, uma iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF) com o propósito de conscientizar sobre as mudanças climáticas através de um apagão voluntário de uma hora. 

Por mais de uma década, centenas de cidades ao redor do mundo têm se unido para realizar um apagão de uma hora em seus lugares mais emblemáticos para conscientizar sobre a questão das mudanças climáticas e advertir que uma ação decisiva é necessária para detê-la. Este projeto, que foi criado pela organização de conservação ambiental World Wide Fund for Nature (WWF), é chamado de Hora do Planeta, e a cada ano mais lugares se juntam e inovam com propostas que sempre incluem um apagão de uma hora. 

Estamos vivendo uma década decisiva na qual devemos assumir firmemente o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, uma meta que também estamos tentando promover através da Hora do Planeta. Um compromisso internacional reafirmado após o ambicioso acordo global estabelecido na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15) para proteger e restaurar a natureza até 2030.   

Como surgiu a Hora do Planeta? 

Em março de 2007, Sydney (Austrália) teve a ideia de apagar as luzes dos edifícios e monumentos durante uma hora como gesto simbólico para chamar a atenção da importância dos problemas em relação às mudanças climáticas. No mesmo ano, São Francisco (EUA) também realizou uma proposta semelhante, que batizou de Lights Out (Apague as luzes, em português).  

Um ano depois, em 2008, 35 países e quatrocentas cidades aderiram à iniciativa australiana. Mais de uma década depois, a Hora do Planeta 2024 será comemorada no dia 23 de março como uma poderosa voz utilizada por empresas e instituições em mais de 200 países.    

Quando se comemora e qual é o horário da Hora do Planeta? 

Este apagão ocorre em cidades que queiram participar da iniciativa no último sábado de março, das 20h30 às 21h30, no horário local de cada país. Portanto, a Hora do Planeta 2024 acontecerá no dia 23 de março

Que actividades são realizadas?

Embora o evento principal consista em que empresas, instituições, monumentos ou lugares emblemáticos desliguem suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta quer ir mais longe. É por isso que todos os cidadãos são convidados a participar durante, antes e depois da hora em qualquer pequena atividade que tenha impacto no futuro:

 Aprender mais sobre nosso planeta

 Passar tempo em contato com a natureza

Participar de um esforço de restauração

Nos dedicar a inspirar os outros

Em 2024, a WWF também está propondo para o terceiro ano "Dar a volta ao planeta" com uma corrida que cobrirá os 40.000 quilômetros do perímetro da Terra, batizada por eles como #KMPorElPlaneta (#KMPeloPlaneta). Para participar é simples: você só precisa se registrar através do site oficial, escolher um esporte - o desafio pode ser feito correndo, andando, nadando, patinando ou em bicicleta - e a distância que você quer percorrer. A partir desse momento, você terá acesso a um número de identificação e já estará pronto para ir somando seus quilômetros.