COMO PREPARAR UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Os melhores conselhos para antes, durante e depois de uma entrevista de trabalho

#alto rendimento #emprego #competências profissionais

A alta demanda de emprego e as novas técnicas de seleção de pessoal convertem a busca de trabalho em uma corrida de obstáculos. Nós daremos uma série de tips para você ter sucesso numa entrevista de trabalho. Pontos fundamentais: não cometer erros comuns e dar uma atenção especial à linguagem não verbal.

O mercado de trabalho atual é complexo e evolui com uma velocidade impressionante. Além disso, está repleto de concorrentes: para uma mesma vaga pode haver centenas, ou inclusive milhares, de candidados com as mesmas aptidões (o treinamento contínuo é imprescindível atualmente) e determinação (farão o melhor de si mesmos). Neste contexto, a entrevista de trabalho se converte num momento essencial para fazer a diferença e conseguir a almejada vaga. Saber como agir, o que dizer e como fazer as cosais são questões que podem ser decisivas na balança entre "a vaga é sua" e "nós entraremos em contato com você mais tarde".

O QUE AS EMPRESAS E AS NOVAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE PESSOAL ESTÃO PROCURANDO?

Especialistas em hacking ético para reforçar a cibersegurança até entendidos em Inteligência Artificial (IA), Big Data ou Internet of Things (IoT). Ou profissionais relacionados com os denominados empregos verdes (instalador de painéis fotovoltaicos, cientista ambiental, técnico de instalação de reciclagem, etc.) serão fundamentais no combate contra as mudanças climáticas. Estas profissões do futuro se unem às mais tradicionais como advogado, arquiteto ou jornalista. A entrevista é um filtro compartilhado por todas elas. Por essa razão, é conveniente ir superpreparado.

Não existem duas entrevistas de trabalho que sejam iguais. Porém, existem perguntas que quase nunca faltam. Por exemplo, aquelas relacionadas com a personalidade: fale de você; conte alguma situação onde tenha resolvido com sucesso algum problema; defina você mesmo com cinco adjetivos, etc. Ou as relacionadas com a formação: por que você decidiu estudar isto? O que você faria de outra forma se voltasse a começar? Irá continuar com sua formação? Etc. Também é habitual indagar sobre trabalhos anteriores com questões do tipo: descreva o melhor chefe que você já teve; Como você conseguiu seu trabalho anterior? O que você aprendeu durante esse tempo? Etc. E, é claro, sobre o próprio emprego ao qual você está se candidatando: O que você sabe sobre a nossa empresa? O que lhe atraiu do posto de trabalho? Por que você acha que terá sucesso? Etc. No último grupo de perguntas estão as pessoais e aqui o conselho é que as responda com naturalidade.

O maior desejo dos gestores de talento é detectar os candidatos que melhor se adéquam às necessidades da vaga e da companhia. Diante deste desafio, cada vez mais empresas utilizam tecnologias como o Big Data para analisar as habilidades e competências dos candidatos. Conforme o Relatório de Tendências do Talento em 2020 da empresa de RH Randstad, 81% dos gerentes de Recursos Humanos reconhecem o papel fundamental das mesmas na atração, captação e retenção do talento. Além disso, 49% delas investem em marketing de recrutamento, razão pela qual as redes sociais podem chegar a ser a melhor carta de apresentação dos candidatos. Os principais conselhos neste sentido são: cuide de sua identidade digital, adapte seu perfil a seus interesses e evite conteúdos ou comentários pouco apropriados.

CONSELHOS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Pontos-chave para ter sucesso em uma entrevista de trabalho.#RRSSPontos-chave para ter sucesso em uma entrevista de trabalho.
 

 VER INFOGRÁFICO: Pontos-chave para ter sucesso em uma entrevista de trabalho [PDF]
 

Conforme a Forbes, revista especializada no mundo econômico e empresarial, há várias premissas básicas para ter sucesso numa entrevista de trabalho. Poderíamos estruturá-las em termos dos conceitos de "antes", "durante" e "depois" da entrevista:

Antes da entrevista de trabalho

O antes é fundamental para demonstrar segurança durante a entrevista de trabalho. Quais aspectos devem ser trabalhados? A seguir os revisaremos:

 Informe-se sobre a empresa: história, core business, situação atual, etc.

 Atualize seu CV e revise-o para que esteja preparado para todo o tipo de perguntas.

 Faça uma lista com seus pontos fortes e fracos e prepare um conjunto de argumentos sobre ambos.

 Cuide de seu aspecto físico: a primeira impressão é importante!

 Prepare breves respostas para aquelas perguntas que poderia ter que responder.

 Elabore um elevator pitch para persuadir e ter um impacto positivo no entrevistador.

 Chegue pontual à entrevista, inclusive um pouco antes (cerca de 10 minuto).

Durante a entrevista de trabalho

Para o durante, a pergunta é: Como agir numa entrevista de trabalho? É fundamental passar uma boa impressão no sentido mais amplo da palavra. Para tal, é conveniente:

 Entre com segurança (evite transmitir arrogância), cumprimente de forma convencional e dirija-se ao entrevistador como ele se dirigiu a você (tu, você ou senhor/a) e não passe uma ideia de ser muito próximo.

 Seja natural e cuide da sua comunicação não verbal: não coloque os cotovelos na mesa, não fique com os braços cruzados, sente-se de forma reta. etc.

 Demonstre entusiasmo, interesse, escute atentamente, pense antes de responder as perguntas, olhe nos olhos, sem intimidar e não interrompa ao entrevistador.

 Não fale mal de pessoas ou empresas com as quais tenha trabalhado antes, tenha o foco no aprendido.

 Responda às perguntas com clareza, precisão e concisão. Ou seja, evite falar por falar, divagar ou titubear.

 Não minta. Se você não tiver uma experiência muito grande em algo, "venda" isso de forma positiva, comentando sua vontade de aprender.

 Não pergunte pelo salário ou férias e despeça-se agradecendo a oportunidade concedida.

Depois da entrevista de trabalho

Para o depois, analise os resultados, revise o que foi bem e o que foi mal, faça as correções necessárias para situações futuras e cruze os dedos!