-
Para Rafael Lozano-Hemmer, a relação entre arte e tecnologia no século XXI é uma coisa natural. Suas criações, próximas das artes cênicas e da performance, e para as quais utiliza projeções, sensores e redes de comunicação, abordam esta dicotomia e apelam diretamente ao espectador em busca de resposta a uma pergunta: quanto diz a tecnologia sobre nós mesmos?
Até agora, as rigorosas condições de conservação exigidas por suas coleções tinham impedido que os museus pudessem se adequar às necessidades do desenvolvimento sustentável. No entanto, nos últimos anos, a Academia de Ciências da Califórnia, o Museu da Amanhã do Rio de Janeiro e o Museu do Prado de Madri mostraram que é possível conciliar as elevadas demandas energéticas de um museu com o respeito ao meio ambiente.
-
'A Memória Recuperada' reúne mais de 200 obras de arte, documentos e objetos que mostram a presença espanhola nos Estados Unidos, com especial atenção para a contribuição dos navegantes e comerciantes bascos.
O Museu do Prado exibe novamente 'O Triunfo da Morte', de Pieter Brueghel, após uma importante restauração feita com a colaboração da Iberdrola, membro Protetor do Programa de Restauração do Museu do Prado. Conversamos com os verdadeiros protagonistas desse projeto de restauração.
-
A comissária Lola Durán Úcar recria na exposição La Gran Bóveda de Aldeadávila (A Grande Abóbada de Aldeadávila) a monumental obra do escultor Pablo Serrano que soube harmonizar natureza e tecnologia. Com a COVID-19 causando estragos, Durán sente que a criação artística, agora mais do que nunca, é necessária porque a arte pode acalmar o desânimo generalizado. É com este afã que ela enfrenta a mostra para que o visitante contemple o compromisso do autor com o homem, com sua existência e suas circunstâncias.
A Espanha e o mundo hispânico desempenharam um papel decisivo na independência dos Estados Unidos da América. Porém, este fato é muito pouco conhecido e, historicamente, essa contribuição quase não foi reivindicada. Por isso, a Iberdrola promoveu o Revelando Memórias (Unveiling Memories), um projeto dirigido pelo historiador e especialista nessa matéria José Manuel Guerrero Acosta. Conversamos com ele sobre a importância de resgatar essa história compartilhada entre hispânicos e americanos.
-
Facebook 'Revelando Memorias' procura ser uma referência para o conhecimento e divulgação nos dois lados do Atlântico
-
Twitter 'Revelando Memorias' procura ser uma referência para o conhecimento e divulgação nos dois lados do Atlântico
-
Linkedin 'Revelando Memorias' procura ser uma referência para o conhecimento e divulgação nos dois lados do Atlântico
-
Whatsapp
-








