Notícia

2023-04-17 09:12:00.0

Contamos com 700 funcionários com deficiência, 27% a mais do que há três anos

  • Seu quadro de funcionários de mais de 40.000 pessoas é composto por 89 nacionalidades de quatro gerações diferentes, com as mulheres ocupando um em cada quatro cargos de gerência.
  • A companhia promove, entre outros iniciativas, ações com foco em cultura, gênero, deficiência ou LGBTIQ+, contribuindo com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Há mais de dez anos que a Iberdrola inclui seu dividendo social em seus estatutos. Em outras palavras, este é o compromisso que tem com as sociedades onde está presente, que recebe a mês atenção que o dividendo financeiro. Este compromisso está estabelecido no Relatório de Diversidade e Inclusão, no qual a empresa informa sobre as iniciativas mais relevantes implementadas ao longo de 2022. Além disso, o documento destaca os principais resultados obtidos para a construção de um ambiente de trabalho e uma sociedade mais justos e igualitários.

Tais iniciativas cobrem diferentes aspectos da diversidade, incluindo questões de gênero, geracionais, culturais, deficiência e LGBTIQ+. Todos esses aspectos contribuem para a Agenda 2030 da ONU e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na área Social, os objetivos englobam temas como a representação de mulheres em posições relevantes, beneficiários em programas de ação social, soluções inclusivas para clientes ou compras de fornecedores sustentáveis. 

O grupo conta atualmente com mais de 40.000 pessoas de 89 nacionalidades diferentes. Este número representa um aumento de 24% em comparação com três anos atrás. Em nosso quadro de funcionários, estão presentes quatro gerações diferentes, sendo que as mulheres representam 24% do total e ocupam 26% dos cargos superiores (diretoras e chefes de departamento).

A Iberdrola emprega mais de 700 funcionários com deficiência (um aumento de 27% nos últimos três anos) e 767 trabalhadores localizados fora de seu país de origem (19% a mais do que no ano anterior).

O Conselho de Administração, o mais alto órgão administrativo e representativo da empresa, tem 43% de conselheiras, com até seis nacionalidades diferentes representadas.

A empresa apoiou a formação e o desenvolvimento de mais de 150.000 pessoas, sendo que dois terços delas receberam instruções nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Em seu compromisso com o empoderamento das mulheres, a empresa duplicou o número de federações patrocinadas (de 16 para 32), atingindo mais de 600.000 atletas –dois em cada três mulheres federadas–.

A Iberdrola estendeu sua política de sustentabilidade aos fornecedores, incluindo, entre outros aspectos, a diversidade e a inclusão. Em 2022, o volume concedido aos fornecedores sustentáveis representou 91,5% do montante total. A empresa também investiu mais de 9,3 milhões de euros em programas de formação e contribuição social promovidos pelas fundações, alcançando mais de 400.000 beneficiários diretos. 

Iniciativas para pessoas vulneráveis

Com relação aos clientes, a empresa implementou iniciativas para pessoas vulneráveis ou em situação de dificuldade econômica (tarifas reduzidas e modalidades de pagamento flexíveis e adaptadas, etc.). Além disso, promove a acessibilidade no atendimento ao cliente (canais destinados a pessoas com deficiências, adaptação dos pontos físicos de atendimento ao cliente para torná-los mais acessíveis, serviços disponíveis em diferentes idiomas, etc.).

A companhia, em sua busca de aumentar seu compromisso com a diversidade e a inclusão, estabeleceu alianças estratégicas com organizações que a defendem. Por exemplo, apoia a “ONU Mulheres”, uma agência especializada das Nações Unidas para a promoção da igualdade de gênero e que é uma das criadoras da plataforma Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês).

Toda essa atividade foi reconhecida de forma pública. A Iberdrola foi incluída pelo sexto ano no Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (Bloomberg GEI). A entidade reconhece a empresa como uma referência em termos de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e destaca sua transparência. A Iberdrola é a única companhia elétrica espanhola incluída em todas as edições deste índice.

Também foi reconhecida pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade como a única utility europeia a ser incluída em suas 23 edições. Na área social, vale destacar o aumento na pontuação para os seguintes aspectos: Remuneração por gênero e Distribuição do quadro de funcionários.