ALIADOS DE LOS ODS

Fazemos parte da iniciativa internacional mais importante para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

#empresa #sociedade #sustentabilidade ambiental

Coincidindo com o 4º aniversário de sua aprovação, o grupo Iberdrola associa-se à campanha #aliadosdelosODS (Aliados dos ODS) — promovida pela Rede Espanhola do Pacto Global — para favorecer o conhecimento e a difusão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Há quatro anos, em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Agenda 2030 com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por unanimidade dos 193 Estados participantes com uma mensagem comum: "Não deixar ninguém para trás".

A necessidade de que todos participassem para tornar realidade esta ambiciosa Agenda foi um acordo entre: governos, empresas, sociedade civil e, é claro, cidadãos de todo o mundo. A sua força provém do caráter universal do acordo e da ambição das suas 169 metas. Atingir ditas metas, indubitavelmente, requer um esforço sem precedentes por parte de todos os setores da sociedade; neste propósito, as empresas têm um papel muito importante que desempenhar.

A Organização das Nações Unidas reconhece as empresas como um agente fundamental para a consecução dos seus Objetivos pela primeira vez: "A atividade empresarial, o investimento e inovação privados são os grandes indutores da produtividade, do crescimento econômico inclusivo e da criação de emprego. Incentivamos todas as empresas a utilizarem a inovação e sua criatividade para resolver os problemas relacionados com o desenvolvimento sustentável", declarou o organismo internacional.

A CONTRIBUIÇÃO DA IBERDROLA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Iberdrola começou a fazer parte em 2002 do Pacto Global das Nações Unidas — UN Global Compact —, uma iniciativa cuja missão é gerar um movimento internacional de empresas sustentáveis para criar o mundo que queremos. Desde a aprovação da Agenda 2030 em 2015, além de sua aposta em promover os Dez Princípios, a companhia trabalhou para alinhar sua gestão corporativa com os ODS.

Com a sua abordagem de desenvolvimento sustentável baseada em princípios, compartilha a responsabilidade de criar um mundo melhor.

Os ODS fazem parte da estratégia de negócio e do Sistema de governança corporativa do grupo. Em consonância com a nossa atividade, situamos o nosso esforço no fornecimento de energia acessível e limpa (objetivo 7) e na ação pelo clima (objetivo 13). Além disso, a empresa contribui diretamente para garantir água limpa e saneamento (objetivo 6), aumentou seu investimento em atividades de P&D (objetivo 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para estabelecer parcerias para conseguir os objetivos (objetivo 17).

Comprometidos com os ODS. Saiba mais.

Neste sentido, a companhia definiu vários compromissos e boas práticas alinhadas com sua estratégia:

 'Capture o Lord Plastik'
Destaca-se o recente lançamento da iniciativa Capture o Lord Plastik, com a qual pretende conscientizar e sensibilizar sobre a problemática dos plásticos e seu impacto sobre o meio ambiente e, ao mesmo tempo, procurar formas de reduzir seu consumo. Esta iniciativa está em consonância, concretamente, com os ODS 13, 14 e 15.

 ODS 7
O programa Eletricidade para todos é a resposta da Iberdrola ao chamamento que a comunidade internacional fez para ampliar o acesso universal a formas modernas de energia, com modelos ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente inclusivos. O novo objetivo do programa é levar eletricidade para mais de 16.000.000 de pessoas em 2030.

 ODS 13
A Iberdrola está comprometida em reduzir sua intensidade de emissões no ano de 2030 em 50% abaixo do seu nível de 2007, e em ser neutra em carbono até 2050.

 ODS 6
A companhia também se destaca como uma das utilities com melhor produtividade de água (vendas/água utilizada).

 ODS 9
A Iberdrola foi reconhecida como a utility espanhola mais inovadora, a terceira da Europa e a quarta do mundo com maior volume de recursos destinados a P&D, o que reflete o compromisso do grupo com a inovação.

 ODS 15
A empresa tem programas de proteção da biodiversidade nos países onde está presente. Nos próximos anos, a companhia prevê adaptar 25.000 postes nas linhas de distribuição para evitar choques elétricos de aves, um trabalho que contribui diretamente para melhorar a vida dos ecossistemas terrestres.

 ODS 17
Finalmente, o grupo se uniu e participa de projetos e iniciativas para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.