Notícia
25.04.2024Iberdrola e Norges Bank Investment Management selam seu acordo de exclusividade e alcançam 2.500 MW
- As empresas acrescentam mais 644 MW em negociação exclusiva, elevando seu portfólio para 2.500 MW.
- Essa aliança representa um investimento conjunto de mais de 2.000 milhões de euros.
A Iberdrola e o fundo soberano norueguês, administrado pelo Norges Bank Investment Management, anunciaram a adição de 644 MW de capacidade de energia renovável ao acordo existente entre as duas empresas, elevando o total para 2.500 MW.
Em janeiro, as duas empresas anunciaram que estavam negociando em uma base exclusiva para adicionar quase 1.300 MW - 674 MW foram assinados naquele mesmo mês. Agora elas estão acrescentando os 644 MW restantes de renováveis, que serão inteiramente projetos fotovoltaicos na Espanha, concentrados em Extremadura, com 328 MW - já em operação - e em Castilla y León, com 316 MW. Parte da produção dessas fazendas é vendida por meio de PPAs - contratos de longo prazo -.
Ambas as empresas estão aumentando seu compromisso de acelerar a descarbonização na Espanha, um projeto que poderia ser estendido a outros países no futuro. A Iberdrola terá uma participação majoritária de 51% nos ativos.
Esse portfólio renovável terá a capacidade de fornecer energia para mais de 400.000 residências por ano, o que significará mais de 350.000 toneladas de CO2 evitadas por ano.
O parceiro de co-investimento perfeito
O Norges Bank Investment Management, que administra o fundo soberano da Noruega, tem ativos sob gestão de cerca de 1,4 trilhão de euros e participações em mais de 9.000 empresas. Ele detém, em média, 1,4% de todas as empresas listadas no mundo e 2,5% de todas as empresas listadas na Europa.
O Norges Bank Investment Management também é um dos principais acionistas da Iberdrola, com uma participação de mais de 3% há mais de sete anos. Como resultado desse relacionamento, o Norges Bank Investment Management decidiu fazer seu primeiro investimento direto em ativos renováveis na Espanha com a Iberdrola, a maior empresa de eletricidade da Europa por capitalização de mercado e a segunda maior do mundo.
A Iberdrola e o Norges Bank Investment Management criam, assim, uma forte aliança entre dois parceiros preferenciais cujo compromisso pode ser estendido a outras oportunidades renováveis em outras regiões.
Alianças para o crescimento
Nos últimos meses, o grupo de energia firmou várias parcerias de longo prazo para impulsionar a descarbonização da economia:
-
Como mencionado anteriormente, a aliança com a Norges foi ampliada em janeiro passado em quase 700 MW, com a inclusão na aliança de ativos em Portugal.
-
Em dezembro, a Iberdrola fechou um acordo com a Masdar para co-investir 15 bilhões em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, após o bem-sucedido acordo de investimento anunciado em julho para co-investir no parque eólico offshore Baltic Eagle.
-
Em setembro passado, a empresa se uniu à GIC para a expansão de redes de transmissão no Brasil por 430 milhões de euros.
-
A empresa vendeu mais de 8.400 MW de usinas de gás de ciclo combinado no México por US$ 6,2 bilhões.
-
A Iberdrola e a BP também assinaram uma aliança estratégica em março para implantar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e em Portugal, e lançaram sua joint venture em 1º de dezembro.
-
A Iberdrola e a MAPFRE continuaram avançando em sua aliança estratégica, acrescentando 150 novos MW por meio de uma joint venture, que já conta com 450 MW.
-
Em janeiro de 2023, a companhia elétrica assinou uma aliança com o Norges Bank Investment Management para 1.265 MW de energia renovável na Espanha.
-
Além disso, há alguns meses, a Iberdrola assinou uma aliança com a Energy Infrastructure Partners para co-investir no parque eólico offshore de Wikinger e aumentar seu portfólio eólico offshore.