O que são os bootcamps

'Bootcamps', una formación exprés para impulsar tu carrera profesional

Treinamento Competências profissionais Talento digital Carreira profissional

Transformar tu horizonte profesional puede ser rápido y sencillo gracias a los bootcamps. Hablamos de una modalidad de formación especializada —abarca diferentes ramas del sector digital—, intensiva —son de corta duración, alrededor de dos meses de media— y focalizada en la práctica —buscan cubrir la demanda laboral de las empresas—. Además, no requieren de una titulación previa.

Os 'bootcamps' permitem adquirir de forma intensiva conhecimentos sobre alguma especialidade tecnológica.
Os 'bootcamps' permitem adquirir de forma intensiva conhecimentos sobre alguma especialidade tecnológica.

A crescente procura por perfis digitais tornou os bootcamps uma tendência. Seu sucesso radica em proporcionar uma especialização rápida nos ramos mais procurados pelo setor tecnológico, aumentando assim as possibilidades de encontrar ou mudar de trabalho. Como tantas ideias e desenvolvimentos inovadoras, os bootcamps tecnológicos nasceram no Vale do Silício. Seu objetivo: atender à crescente procura por programadores das multinacionais.

Atualmente, a escassez de perfis digitais não se restringe unicamente ao Vale do Silício, pois devido à Quarta Revolução Industrial ganhou caráter global. Um relatório elaborado pela Comissão Europeia calculou a quantidade de postos de trabalho — entre 500.000 e 750.000 — relacionados às novas tecnologias que ficariam vagos devido à falta de perfis qualificados em 2020. Diante desses dados, a pergunta é: como treinar rápida e eficientemente milhares de pessoas para atender à procura do mercado? A resposta, agora mais do que nunca, está nos bootcamps.

O que é um 'bootcamp'. Tipos

Sua origem está em um método que as forças armadas norte-americanas utilizavam para treinar as tropas e que se baseava em um trabalho físico de alta intensidade para conseguir um melhor desempenho em um curto espaço de tempo. Retornando à vertente tecnológica, esse tipo de treinamento transmite de forma intensiva os conhecimentos necessários sobre alguma especialidade tecnológica amplamente exigida no mercado de trabalho. Como se consegue um treinamento adequado em tão pouco tempo? Os elementos-chave são aulas reduzidas, um conteúdo programático concentrado e uma imersão total baseada na prática.

Há vários tipos de bootcamps relação com o desenvolvimento de diferentes competências digitais. A seguir, elencamos algumas delas: UX/UI Design — design de experiência do usuário (UX) e de interfaces (UI) —, Full Stack Developer — programação em ambientes back end e front end —, Data Science — análise de dados para a tomada de decisões —, Mobile Development — programação para dispositivos móveis —, Product Management — gestão de produtos tecnológicos —, Digital Marketing — marketing no ecossistema digital —, etc.

Quais são os benefícios dos 'bootcamps'?
Quais são os benefícios dos 'bootcamps'?

Características e metodologia dos 'bootcamps'

As especificidades que caracterizam os bootcamps podem ser agrupadas em três pontos:

 Tempo

Embora não haja uma duração fixa ou um limite estabelecido, geralmente duram ao redor de doze semanas. Muitos deles costumam ser de período integral.

 Intensidade

Seja em formato online ou presencial, os bootcamps exigem uma elevada dedicação em horas e um alto nível de compromisso devido à potente carga de trabalho prático envolvido.

 Matérias

Salvo exceções, focam em competências digitais com uma alta procura profissional. Os mais procurados e ministrados são os relacionados à programação.

Em relação ao perfil dos estudantes, existem dois tipos: aqueles que já têm formação tecnológica, sejam recém-formados ou profissionais que querem potencializar suas habilidades no setor; e aqueles que não possuem grandes conhecimentos a respeito, mas desejam reciclar-se e dar uma guinada em sua carreira. Geralmente, participar de um bootcamp não exige ter um diploma anterior. No que se refere ao seu custo, depende do país e da escola, mas costuma variar entre 5.000 e 20.000 dólares ou euros. Embora a priori possa parecer um gasto elevado, as escolas sugerem que o investimento pode ser recuperado em alguns meses.

Os melhores 'bootcamps' do mundo

A programação se tornou imprescindível em qualquer âmbito, setor ou indústria nesta era digital, por isso é a grande estrela dos bootcamps. SwitchUp, a plataforma americana líder em programação informática e codificação online, publicou seu ranking Link externo, abra em uma nova aba. com as cinco melhores escolas e cursos de bootcamps de programação para 2021:

1. Skylab Coders Academy (Barcelona). Web Development Bootcamp with Javascript.

2. La Capsule (Lyon, Marsella, París). Full Stack JavaScript Web Developer.

3. Academy Code Lab (Portland). Developer 101: Intro to Web Developer Tools and Technologies, Professional Software Development in Advanced Full Stack JavaScript.

4. Tech Elevator (Cleveland, Columbus, Cincinnati, Pittsburgh, Philadelphia, Detroit, Charlotte, Chicago y online). Java Coding Bootcamp, .NET Coding Bootcamp.

5. Codeworks (Barcelona, Berlín, Londres, Toronto y online). Software Engineering Inmersive.