TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA 2020

As tendências em inovação em 2020: está preparado para o 'grande salto tecnológico'?

#empresa #sociedade #P+D+I

Os progressos em termos de tecnologia acontecem numa velocidade vertiginosa. Espera-se que 2020 seja o ano do denominado grande salto tecnológico. As indústrias se preparam com rapidez para entrar em uma nova era onde os robôs, a Internet das Coisas (IoT) e outras tendências em inovação serão os protagonistas dos nossos dias.

Há apenas cinco anos a multinacional Cisco, uma das grandes empresas norte-americanas de telecomunicações, vaticinou que em 2020 haveria mais pessoas no mundo com celular do que com acesso à eletricidade e água potável. Atualmente 67% da população mundial utiliza estes dispositivos, segundo dados da GSMA Intelligence, entidade organizadora do Mobile World Congress (MWC), e a tecnologia do futuro via estes objetos nos espera na volta da esquina.

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (TIC) EM 2020

O calendário tecnológico do século XXI terá um ano-chave: 2020. A empresa de consultoria Gartner, especializada em tecnologias da informação e da comunicação (TIC), previu para os próximos meses a chegada de alguns dos progressos em inovação mais esperados da última década, conforme seu relatório Top 10 Strategic Technology Trends for 2020.

A seguir, apresentamos as dez tendências da tecnologia mais destacáveis a nível estratégico em 2020:

 Hiperautomatização

Esta parte da robótica tenta automatizar ao máximo os processos empresariais para torná-los mais precisos, eficazes e até dez vezes mais rápidos, combinando tecnologias emergentes como a RPA (Robotic Process Automation), a Inteligência Artificial (IA) e a aprendizagem automática (machine learning), entre outras.

 Multiexperiência

A realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a realidade mista (MR) estão transformando a nossa forma de perceber o mundo digital e interagir com ele. Esta mudança nos aproxima de um futuro com aplicações que oferecerão ao usuário experiências múltiplas.

 Democratização da prática tecnológica

O acesso das pessoas à experiência técnica e empresarial será feito sem requisitos custosos e estará baseado em quatro grandes áreas: dados e análise, desenvolvimento, design e conhecimento.

 Aperfeiçoamento humano

As tendências da tecnologia também contemplam o uso da inovação para melhorar as nossas capacidades físicas e cognitivas, desde os implantes subcutâneos até um maior acesso à informação.

 Transparência e rastreabilidade

Os consumidores exigem um maior controle de seus dados pessoais. A transparência e a rastreabilidade são fundamentais neste sentido, pois tratam dos requisitos regulamentares, preservam a ética no uso da tecnologia e freiam o aumento da desconfiança nas empresas.

Os termos TIC que você deve conhecer em 2020.#RRSSOs termos TIC que você deve conhecer em 2020.

 VER INFOGRÁFICO: Os termos TIC que você deve conhecer em 2020 [PDF]

 Edge computing

Este ramo da computação terá um grande impacto na Internet das Coisas (IoT) ao possibilitar que os dados gerados pelos dispositivos sejam processados de forma local, sem a necessidade de transferi-los à nuvem ou enviá-los a um centro de dados externo.

 Nuvens híbridas

Veremos a descentralização da maioria dos serviços cloud. Porém, o provedor de nuvem pública em origem manterá a responsabilidade do funcionamento, controle, atualizações e evolução dos serviços.

 A autonomia dos objetos

À medida que aumente a aceitação social e que tanto a regulação como os progressos tecnológicos o permitam, veremos cada vez mais veículos, drones, robôs e outros objetos autônomos nas ruas.

 Blockchain

A cadeia de blocos se destaca por sua capacidade para realizar operações seguras e sem intermediários na Internet, como os contratos inteligentes (smart contracts) que podem ser utilizados para governar as cidades.

 Inteligência Artificial (IA) e cibersegurança 

A popularização da IA e a aprendizagem automática trarão novos desafios para a segurança informática, pois aumentarão consideravelmente as vulnerabilidades dos sistemas. Portanto, é normal que se torne imprescindível o desenvolvimento de novas tecnologias e perfis para reforçar a cibersegurança.

OUTRAS CHAVES TECNOLÓGICAS EM 2020

Além das previsões de Gartner, existem outras tecnologias e chaves que terão uma importância capital em 2020. Por exemplo:

  • Rede 5G: a quinta geração de telefonia celular entrou em funcionamento em 2019 e prevê-se que seu uso comercial se alastre de forma exponencial a partir de 2020.
  • Wifi 6: este novo standard para as conexões sem fios está em fase de verificação e proporcionará mais cobertura, segurança, velocidade e densidade de tráfego.
  • Análise de dados e tomada de decisões: as análises aumentadas serão determinantes para a inteligência do negócio, para as plataformas de dados e para a machine learning.
  • IoT (Internet das Coisas) para indústria, transporte e urbanismo: a estandardização da IoT transformará a indústria para modelos as a service e melhorará a condução autônoma e a conectividade dos veículos, ajudando no desenvolvimento das cidades inteligentes.
  • Pesquisa por voz: cada vez há mais pessoas que preferem perguntar ao através seu dispositivo que escrever suas dúvidas no buscador.
  • Chatbot: estes aplicativos, graças à evolução da IA, melhorarão suas funcionalidades ao manter conversações personalizadas em tempo real com os usuários.
  • Vídeo em streaming: o conteúdo audiovisual em streaming seguirá reinando sobre o resto de formatos durante 2020.