O QUE É A REALIDADE AUMENTADA?

Realidade Aumentada: o mundo real com outros olhos

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Cada vez mais demandada, essa tecnologia se converterá em um negócio que vai movimentar, em 2020, cerca de 120 bilhões de dólares no mundo.

Aplicação da Realidade Aumentada na área da saúde.#RRSSAplicação da Realidade Aumentada na área da saúde.

O termo foi criado em 1992 pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell durante o desenvolvimento de um dos aviões mais famosos do mundo: o Boeing 747. Caudell observou que os operários responsáveis pela montagem da nova aeronave perdiam muito tempo interpretando as instruções e pensou: o que aconteceria se eles tivessem acesso a um monitor que os guiasse durante a instalação? A invenção não foi bem-sucedida, mas foi nesse momento que nasceu o conceito de Realidade Aumentada (RA).

Foi em 1992, então, que surgiu o conceito de RA, e não, tal como muitos acreditam, no verão de 2016, quando fomos contagiados pela febre do Pokémon GO, um videogame que o jogador deve procurar e capturar diferentes personagens da saga japonesa. Em seu auge, o game atingiu a marca astronômica de 45 milhões de usuários diários ativos.

O Pokémon GO popularizou a RA. Ele aproximou essa tecnologia do grande publico — de todos os públicos —, mas, naquela época, já eram muitas as empresas de diversos setores (saúde, educação, arquitetura, serviços, varejo, etc.) que começavam a utilizá-la com o objetivo de criar experiências de valor para seus clientes.

DEZ APLICAÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA

Já imaginou saborear um coquetel com um toque de RA? Foi recentemente inaugurado, em Washington, o primeiro museu-bar com essa tecnologia nos Estados Unidos. EUA Em apenas seis meses, mais de 100 mil visitantes passaram por sua porta. Em 2018, as aplicações de RA são tão variadas e surpreendentes. Vão desde saber o estilo arquitetônico do edifício que está diante de nós a até dar vida a um quadro de Monet ou visualizar o relatório médico de uma pessoa no meio de uma cirugia. Se você já conhece esses exemplos, confira abaixo outros exemplos de aplicação da Realidade Aumentada:

Cirurgia minuciosa

Atravás de tablets ou óculos holográficos, os médicos podem visualizar órgãos em 3D ou consultar o histórico do paciente antes ou durante a intervenção cirúrgica.

Carros sob medida

São cada vez mais os fabricantes de automóveis que oferecem aos seus potenciais compradores a possibilidade de visualizarem seu futuro carro, assim como adaptá-lo aos seus gostos e necessidades.

Liçoes que adquirem vida

Muitos alunos já desfrutam de cadernos compostos por marcadores especiais que, em frente do monitor do computador ou do dispositivo móvel, reagem oferecendo imagens em 3D.

Atentos, esportistas

Os corredores, ciclistas, alpinistas ou amadores das caminhadas já podem explorar seus trajetos projetando-os em qualquer superfície em 3D para que possam planejar sua próxima aventura e compartilhar suas atividades.

Traduções Imediatas

Ideal para viajantes. Basta tirar uma fotografia de qualquer texto que tenha em frente (um relatório, um anúncio, uma receita, etc.), para obter uma tradução instantânea.

Scanners Faciais

Cheira a ficção científica, mas já há um serviço capaz de reconhecer a face de uma pessoa e, simultaneamente, mostrar as redes sociais onde está presente.

Arquitetura Inteligente

Muitas empresas utilizam a RA para que o cliente verifique em tempo real como sua casa ficará depois de concluídas as obras ou como a nova poltrona combinará com a decoração.

Ideal para a publicidade

Desde experimentar roupa virtualmente até ver uma campanha interativa sobre uma parede em plena rua. O potencial de venda e promoção que a RA oferece às marcas é incalculável.

O universo mais perto

Focalizando a cámara de seu dispositivo móvel no céu, poderá identificar estrelas, constelações, planetas e corpos celestes, além de receber informaçães adicionais sobre os mesmos.

'Apta' apenas para a Nasa

Continuamos nas alturas... Usando óculos inteligentes, agora os astronautas têm a tecnologia necessária para receber instruções visuais caso tenham que efetuar reparações durante suas expedições.

 

 VER INFOGRÁFICO: 10 aplicações da Realidade Aumentada [PDF]

A RA também não passou despercebida aos olhos dos grandes gigantes tecnológicos. Com óculos, smartphones e tablets —esses dois últimos se revelaram como seus dois grandes aliados—, empresas de tecnologia competem entre si para inventar plataformas, kits de ferramentas, wearables ou apps que prendam definitivamente a nossa atenção.

DIFERENÇAS ENTRE A REALIDADE AUMENTADA E A REALIDADE VIRTUAL

Apesar de estarem entrelaçadas, são revoluções diferentes. Enquanto a Realidade Virtual (RV) permite criar um mundo virtual do zero com tudo aquilo que quisermos (ou seja, um mundo fantástico), o que a Realidade Aumentada faz é adicionar elementos virtuais (informações adicionais em forma de gráficos ou imagens) em nosso ambiente real.

Para o diretor executivo da Apple, Tim Cook, a diferença entre RA e RV está muito clara: "A Realidade Aumentada abrange mais do que a Realidade Virtual. Essa tecnologia dá a possibilidade de estar presente, de se comunicar e, simultaneamente, de desfrutar de outras experiências visuais. Será a próxima revolução, como o smartphone em sua época".

Atualmente, as possibilidades da RA tanto no ambiente profissional quanto no pessoal são inquestionáveis. No entanto, a pergunta que fica é: chegará 'outro Pokémon GO' que garanta definitivamente o futuro dessa tecnologia?
 

 Na vanguarda da transformação digital(*) Nota

 Inteligência Artificial

 Programa internacional de 'start-ups'

   

(*) Disponível na versão em espanhol.