PROJETOS DE ILUMINAÇÃO NO BRASIL

Iluminamos o patrimônio artístico e cultural do Brasil

A Iberdrola executa vários projetos de iluminação no Brasil, visando promover o desenvolvimento local e o turismo sustentável. Desta forma, por meio do Instituto Neoenergia (a fundação de sua filial no Brasil), contribuiu para melhorar a iluminação de edificações históricas nos estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte e na cidade de Recife (Pernambuco), com um investimento total de cerca de 1,5 milhão de reais.

Memorial Câmara Cascudo (Natal, Rio Grande do Norte)

Em fevereiro de 2020, o Instituto Neoenergia entregou a nova iluminação cultural do Memorial Câmara Cascudo no centro histórico de Natal (Rio Grande do Norte). Consta de 53 refletores que utilizam lâmpadas de LED para iluminar a estátua de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores folcloristas brasileiros, e a fachada do edifício. O sistema é todo automatizado e, por meio de sensores, as lâmpadas são acesas e apagadas de acordo com a iluminação natural na região. A estimativa é que as lâmpadas de LED permitam reduzir o consumo de energia do edifício em 65 %, se comparadas com o sistema tradicional.

A iniciativa, realizada em colaboração com a Fundação José Augusto, faz parte de um programa para melhorar o patrimônio histórico, artístico e cultural das edificações históricas localizadas nos estados onde a Neoenergia* (filial da Iberdrola no Brasil) está presente.

Fortaleza de Santo Amaro de Barra Grande (Guarujá, estado de São Paulo)

Em abril de 2019, o Instituto Neoenergia inaugurou a nova iluminação da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Patrimônio Histórico Nacional situado na localidade de Guarujá (São Paulo). É única fortificação espanhola no Brasil, erigida em 1584 durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola. A fortificação também abriga o primeiro museu histórico da cidade. É candidata ao título de Patrimônio Histórico da UNESCO.

A intervenção substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo modelo 25 % mais eficiente. Todo o interior foi revitalizado graças à iluminação de espaços e o fornecimento de energia em áreas onde antes não havia luz. A iluminação exterior ganhou novos pontos de iluminação que destacam as muralhas da fortificação.

Calcula-se que o novo equipamento durará 20 vezes mais do que a iluminação convencional.

Forte de São Tiago das Cinco Pontas (Recife, Pernambuco)

O Forte de São Tiago das Cinco Pontas é um dos monumentos mais importantes do patrimônio colonial brasileiro. Construído em 1630 durante a ocupação holandesa das atuais cidades de Recife e Olinda, abriga o Museu da Cidade de Recife (com fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos que representam a história da evolução urbana de Recife desde o século XVII) e concorre com outras 18 fortalezas brasileiras ao título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Instituto Neoenergia, em colaboração com a prefeitura de Recife, instalou em 2018 um novo sistema de iluminação LED no muro da fortificação, palco de batalhas entre holandeses e portugueses. Economiza mais de 30 % de energia com relação ao sistema anterior. A fachada é iluminada agora com 66 projetores de luz, cujas mudanças de cores podem ser usadas em datas comemorativas e sociais.

Cruz de Cabrália (Santa Cruz de Cabrália, Bahia)

Em 2016, iluminou-se a ostentosa Cruz de Cabrália, símbolo nacional localizado no Ilhéu de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz de Cabrália (Bahia). Neste lugar foi celebrada no dia 26 de abril de 1500 a primeira missa do Brasil, rezada por frei Henrique Soares de Coimbra.


 

* A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.