Projectos de iluminação no Brasil
Iluminamos o patrimônio artístico e cultural do Brasil
Na Iberdrola, realizamos diversos projetos de iluminação no Brasil, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local e o turismo sustentável. Assim, por meio do Instituto Neoenergia, a fundação de nossa subsidiária no Brasil, temos contribuído para melhorar a iluminação de edifícios históricos e emblemáticos do país.

A iluminação desses espaços vai além da valorização de sua arquitetura: se trata de uma ferramenta para aproximar o patrimônio da população, reforçar a identidade cultural das comunidades e gerar novos pontos de interesse para visitantes e turistas. Com esses projetos, a Iberdrola e o Instituto Neoenergia contribuem para preservar e dinamizar o patrimônio brasileiro, unindo cultura, inovação e sustentabilidade.
A iluminação como impulso à cultura brasileira
Por meio de nossos projetos de iluminação, o Grupo Iberdrola contribui para promover a cultura e o patrimônio brasileiro de diferentes formas:
Comemoramos nossos 125 anos de história com projetos de iluminação
No Grupo Iberdrola, celebramos nossos 125 anos de luz, um marco na longa trajetória que nos levou a nos tornarmos a primeira empresa de energia elétrica europeia em capitalização de mercado e uma das duas maiores do mundo. Como comemoração, contamos com um extenso programa de atividades que inclui diversas iniciativas de iluminação de edifícios e locais históricos e emblemáticos.
Projetos de iluminação da Iberdrola no Brasil
Estes são alguns dos principais projetos com os quais a Iberdrola, por meio do Instituto Neoenergia, contribui para valorizar o patrimônio e a cultura do Brasil através da iluminação:
Museu Histórico Lauro da Escóssia em Mossoró (Rio Grande do Norte)
Data do projeto: 2025
Em novembro de 2025, o Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia chegou ao Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró (Rio Grande do Norte), um espaço de referência para a preservação da memória da cidade. O edifício atual, inaugurado em 1880 como antiga Cadeia Pública e Câmara dos Vereadores, se tornou museu em 1981 e atualmente abriga um valioso acervo de objetos, documentos e fotografias ligados à pré-história, à paleontologia e à história local.
O projeto realizado pelo Instituto Neoenergia renovou a iluminação externa com a instalação de refletores com lâmpadas mais eficientes, capazes de realçar os elementos arquitetônicos da fachada e gerar uma economia de energia de até 70%. A ação foi acompanhada também de iniciativas de educação patrimonial e ambiental, das quais participaram mais de 300 alunos e professores de escolas municipais, reforçando o vínculo entre a preservação do patrimônio, a educação e a comunidade local.

Convento Nossa Senhora da Conceição em Itanhaém (São Paulo)
Data do projeto: 2024
No dia 10 de dezembro de 2024, o Instituto Neoenergia inaugurou a nova iluminação ecoeficiente do Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém. Construído há 492 anos, o convento está localizado no centro da cidade de Itanhaém, no estado de São Paulo, e tornou-se a sétima edificação histórica contemplada pelo Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia.
Com o novo projeto luminotécnico, o convento ganhou vida ao ser iluminado por projetores de LED de alta performance e baixo consumo de energia. Essa tecnologia não apenas destaca a beleza da arquitetura histórica, como também possibilita uma economia de até 60% no consumo de eletricidade.
A realização desse projeto foi possível graças às parcerias do Instituto Neoenergia com a Prefeitura de Itanhaém, a Diocese de Santos, a Brasilis Produções Culturais e a Neoluz, que contribuem para a melhoria da iluminação histórica do Brasil.
Iluminação do Convento de Nossa Senhora da Conceição em Itanhaém.
Igreja de Nossa Senhora Santana em Rio de Contas (Chapada Diamantina, Bahia)
Dara do projeto: 2023
Em 2023, o Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia chegou a Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina (Bahia), para colocar em destaque a Igreja de Senhora Santana, um dos símbolos da cidade. Construída em pedra e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja integra o conjunto arquitetônico da cidade e é considerada uma de suas principais referências patrimoniais.
O projeto incorporou novos refletores com tecnologia LED, uma solução mais eficiente que permite realçar os elementos arquitetônicos da fachada e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia em até 60 %. A iniciativa foi complementada por ações de educação patrimonial voltadas a estudantes das escolas do município e por um evento cultural de inauguração, reforçando assim o vínculo entre a preservação do patrimônio, a cultura e a participação da comunidade local.
Theatro Cinema Guarany (Pernambuco)
Data do projeto: 2022
O Theatro Cinema Guarany, localizado em Triunfo, Pernambuco, é uma das grandes referências das artes cênicas e audiovisuais do estado. Inaugurado em 1922, o edifício celebrou seu centenário com uma nova iluminação cultural promovida pelo Instituto Neoenergia.
A nova iluminação, inaugurada em dezembro de 2022, foi projetada para destacar a arquitetura do teatro e devolver o protagonismo a esse edifício emblemático da cidade. O projeto foi acompanhado de um programa de educação patrimonial do qual participaram cerca de 400 estudantes de 14 escolas públicas, além de atividades culturais abertas à comunidade, entre elas uma mostra de filmes produzidos pelos próprios alunos e apresentações de artistas locais. Dessa forma, a iniciativa uniu a recuperação do patrimônio à participação cidadã e à difusão da cultura local
Memorial Câmara Cascudo (Natal, Rio Grande do Norte)
Em fevereiro de 2020, o Instituto Neoenergia entregou a nova iluminação cultural do Memorial Câmara Cascudo no centro histórico de Natal (Rio Grande do Norte). Consta de 53 refletores que utilizam lâmpadas de LED para iluminar a estátua de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores folcloristas brasileiros, e a fachada do edifício. Foi utilizado um sistema todo automatizado que acende e apaga as lâmpadas por meio de sensores, de acordo com a iluminação natural na região. Esse sistema e as lâmpadas de LED permitiram reduzir o consumo de energia do edifício em 65 %, em comparação com o sistema tradicional.
A intervenção substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo modelo 25 % mais eficiente. Todo o interior foi revitalizado graças à iluminação de espaços e o fornecimento de energia em áreas onde antes não havia luz. A iluminação exterior ganhou novos pontos de iluminação que destacam as muralhas da fortificação.


Forte de São Tiago das Cinco Pontas (Recife, Pernambuco)
O Forte de São Tiago das Cinco Pontas é um dos monumentos mais importantes do patrimônio colonial brasileiro. Construído em 1630 durante a ocupação holandesa das atuais cidades de Recife e Olinda, abriga o Museu da Cidade de Recife (com fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos que representam a história da evolução urbana de Recife desde o século XVII) e concorre com outras 18 fortalezas brasileiras ao título de Patrimônio Mundial da UNESCO.
A intervenção substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo modelo 25 % mais eficiente. Todo o interior foi revitalizado graças à iluminação de espaços e o fornecimento de energia em áreas onde antes não havia luz. A iluminação exterior ganhou novos pontos de iluminação que destacam as muralhas da fortificação.
Calcula-se que o novo equipamento durará 20 vezes mais do que a iluminação convencional.


Forte de São Tiago das Cinco Pontas (Recife, Pernambuco)
Data do projeto: 2018
O Forte de São Tiago das Cinco Pontas é um dos monumentos mais importantes do patrimônio colonial brasileiro. Construído em 1630 durante a ocupação holandesa das atuais cidades de Recife e Olinda, abriga o Museu da Cidade de Recife (com fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos que representam a história da evolução urbana de Recife desde o século XVII) e concorre com outras 18 fortalezas brasileiras ao título de Patrimônio Mundial da UNESCO.
O Instituto Neoenergia, em colaboração com a prefeitura de Recife, instalou em 2018 um novo sistema de iluminação LED no muro da fortificação, palco de batalhas entre holandeses e portugueses. Economiza mais de 30 % de energia com relação ao sistema anterior. A fachada é iluminada agora com 66 projetores de luz, cujas mudanças de cores podem ser usadas em datas comemorativas e sociais.



Cruz de Cabrália (Santa Cruz de Cabrália, Bahia)
Data do projeto: 2016
Em 2016, iluminou-se a ostentosa Cruz de Cabrália, símbolo nacional localizado no Ilhéu de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz de Cabrália (Bahia). Neste lugar foi celebrada no dia 26 de abril de 1500 a primeira missa do Brasil, rezada por frei Henrique Soares de Coimbra.





