DIREITO PARA ENGENHEIROS
Uma iniciativa educacional pioneira
A publicação dessas obras alia o propósito educacional ao social: o lucro gerado se destina ao programa de acesso à energia da Fundação Engenheiros ICAI para o Desenvolvimento.
Desde 2008, a Iberdrola participa de uma iniciativa educacional pioneira com a coordenação, edição e publicação de várias obras relacionadas ao direito no setor da engenharia.
As publicações, produzidas em colaboração com a Associação/Ordem Nacional dos Engenheiros do ICAI, foram feitas para disseminar conhecimentos jurídicos básicos a engenheiros de qualquer especialidade e, assim, facilitar o desenvolvimento de sua atividade.
A primeira publicação, lançada em 2008, foi o Manual de direito para engenheiros, uma obra que se tornou referência, graças à sua visão geral das normas jurídicas, focando em aspectos mais úteis para os engenheiros.
Em 2009, depois do sucesso do Manual entre os profissionais do setor, foram publicados os primeiros quatro Cadernos de direito para engenheiros. As obras têm o objetivo de fornecer informações, aos engenheiros de qualquer especialidade, sobre aspectos legais relacionadas ao dia a dia do seu trabalho. Atualmente, os Cadernos de direito para engenheiros são compostos por cinquenta e um volumes com conteúdo que reúnem conhecimentos de direito e engenharia. Para cada um dos temas tratados, foram consultados prestigiados especialistas de universidades ou de escritórios de advocacia.
CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Os benefícios econômicos que essas obras geram ao longo dos anos são entregues à Fundação Engenheiros ICAI para o Desenvolvimento para serem reinvestidos em seu Programa de Acesso à Energia, que abrange diferentes projetos.
A publicação da obra mostra o compromisso de levar o mundo do Direito aos engenheiros. Por isso, a Iberdrola coloca à disposição dos interessados o e-mail manualingeniero@iberdrola.es para receber suas opiniões sobre a obra Manual de direito para engenheiros e Cadernos de direito para engenheiros e melhorar eventuais futuras edições.
PUBLICAÇÕES ESPECIALIZADAS PARA ENGENHEIROS
-
Cadernos de direito para engenheiros I-IV
Cadernos de direito para engenheiros (I)(*) Nota [PDF]: volumes 1, 2, 3 e 4.
Cadernos de direito para engenheiros (II)(*) Nota [PDF]: volumes 5, 6, 7 e 8.
Cadernos de direito para engenheiros (III)(*) Nota [PDF]: volumes 9, 10, 11, 12 e 13.
Cadernos de direito para engenheiros (IV)(*) Nota [PDF]: volumes 14, 15, 16, 17 e 18.
(*) Disponível na versão em espanhol.
-
Cadernos de direito para engenheiros V-XI
Cadernos de direito para engenheiros (V)(*) Nota [PDF]: volumes 19, 20, 21, 22 e 23.
Cadernos de direito para engenheiros (VI)(*) Nota [PDF]: volumes 24, 25, 26, 27 e 28.
Cadernos de direito para engenheiros (VII)(*) Nota [PDF]: volumes 29, 30, 31, 32 e 33.
Cadernos de direito para engenheiros (VIII)(*) Nota [PDF]: volumes 34, 35, 36, 37 e 38.
Cadernos de direito para engenheiros (IX)(*) Nota [PDF]: volumes 39, 40, 41 e 42.
Cadernos de direito para engenheiros (X)(*) Nota [PDF]: volumes 43, 44, 45, 46 e 47.
Cadernos de direito para engenheiros (XI)(*) Nota [PDF]: volumes 48, 49, 50 e 51.
(*) Disponível na versão em espanhol.
-
Manual de direito para engenheiros
A Iberdrola apresenta o Manual de direito para engenheiros. A obra, que foi editada em colaboração com a Associação/Ordem dos Engenheiros do ICAI e com a editora La Ley, surgiu com a ideia de ser um título de referência para que os profissionais do setor conheçam a fundo as regulamentações que afetam diretamente o seu trabalho.
O presidente da Iberdrola, Ignacio S. Galán, na apresentação do manual indicou:
"Em suas páginas, o leitor poderá encontrar, divididos em dez tópicos, os principais ramos do Direito — desde o Natural até o Constitucional, passando pelo da União Europeia, Processual, Civil, Comercial, Administrativo, Trabalhista, Fiscal e Penal — com os respectivos princípios e ferramentas jurídicas básicas. Também há uma interessante seção dedicada a um dos aspectos mais atuais e que mais ocupam e preocupam as empresas: a governança corporativa."
A obra conta com a participação de diversos especialistas para cada um dos temas abordados. O objetivo é oferecer informações, com o máximo de clareza possível, sobre diferentes assuntos tratados e ajudar a definir melhor as relações entre dois mundos: o do direito e o da engenharia, que têm muito mais conexões do que se imagina.
Para conhecer mais detalhes sobre o conteúdo da obra, colocamos à sua disposição o índice da mesma e a lista de autores:
(*) Disponível na versão em espanhol.