Projetos de iluminação no México
Iluminamos o Museu Nacional de Arte e os monumentos mais importantes de Oaxaca
A Iberdrola México, por meio de sua Fundação, desenvolve duas importantes iniciativas de iluminação eficiente para aproveitar ao máximo o esplendor de algumas obras de arte e edifícios históricos de grande valor. Por um lado, através da doação de recursos ao Museu Nacional de Arte (MUNAL) e, por outro, com o projeto Oaxaca Brilla (Oaxaca Brilha).

Iluminação do interior do Museu Nacional de Arte do México (MUNAL), Cidade do México (vídeo em espanhol)

Comparação de como os quadros são vistos com a nova iluminação e a antiga.

Instalação da iluminação interior do Museu Nacional de Arte do México (MUNAL).
Iluminamos o MUNAL
Graças à participação da Fundação Iberdrola México, o Museu Nacional de Arte (MUNAL) possui um novo sistema de iluminação de baixo consumo energético que permite que se aprecie melhor as cores, os detalhes e a textura das obras em exposição, além de ajudar em sua preservação mediante o controle do nível de iluminância.
Este inovador sistema, que implicou um investimento de mais de um milhão de pesos por parte da empresa e foi implementado em julho de 2018, é composto por trilhos e lâmpadas de LED Link externo, abra em uma nova aba., que foram instaladas nos quase 1.000 m2 das salas que recebem as exposições temporárias.
A parceria com o MUNAL Link externo, abra em uma nova aba. é uma mostra do compromisso da empresa com a conservação do patrimônio artístico e cultural do país. Significará uma economia de 85 % em consumo energético anual e reduzirá as emissões de CO2.
Com mais de 15 óticas disponíveis, com o novo sistema é possível apreciar 95 % das cores de uma obra, um nível muito próximo a 100 %, que só se vê com a exposição de uma peça com luz natural, e muito superior a 80%, o nível que existia anteriormente.
Oaxaca Brilla
A Fundação Iberdrola México participa de uma parceria para instalar uma nova iluminação artística, vanguardista e sustentável em dez edifícios históricos do estado de Oaxaca. Por meio do programa Oaxaca Brilla (Oaxaca Brilha, em português), a iniciativa tem o propósito de promover o turismo local destacando o encanto e a beleza de alguns de seus edifícios emblemáticos, como a Catedral Metropolitana de Oaxaca, o Templo de Santo Domingo de Guzmán e o Palácio do Governo.
O objetivo do programa é fomentar a difusão cultural por meio do uso eficiente da energia. Os sistemas de iluminação instalados contam com uma tecnologia energeticamente eficiente que reduz o atual consumo de eletricidade do edifício em 50%, o que permite diminuir a pegada de carbono da capital de Oaxaca e contribuir para sua sustentabilidade.

A Catedral Metropolitana de Oaxaca, beneficiária do projeto Oaxaca Brilla (vídeo em espanhol).
Saltillo Brilha
A emblemática Catedral de Santiago, joia arquitetônica e espiritual de Saltillo, iniciou uma nova fase com a instalação de um sistema de iluminação artística e sustentável. Esta iniciativa faz parte do programa México Brilla, promovido pela Iberdrola México em colaboração com o Governo do Estado, o município de Saltillo, a Diocese de Saltillo e o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).
O projeto não apenas valoriza a majestade do templo, mas também reflete o firme compromisso com a conservação do patrimônio cultural e o cuidado com o meio ambiente. Graças à tecnologia LED de última geração, a nova iluminação permite admirar com maior clareza os detalhes arquitetônicos de estilo barroco e neoclássico, ao mesmo tempo em que reduz significativamente o consumo de energia e a pegada de carbono.
Construída entre 1745 e 1897, a Catedral de Santiago se destaca por sua imponente fachada de pedra com colunas salomônicas, seus retábulos internos ricamente decorados, um púlpito com motivos vegetais e um teto que guarda séculos de história. Sua torre, de 81 metros de altura e estilo neoclássico, é coroada por uma cruz de ferro que, segundo a lenda, foi colocada por um único homem em troca de sua liberdade.
