MULTITASKING

O que é o 'multitasking' e quais são suas vantagens e inconvenientes?

#empresa #produtividade profissional #alto rendimento

A pessoa multitarefa ou multitasking pode agregar valor a um projeto. Por isso, várias empresas decidem escolher perfis que possam assumir diferentes funções, responsabilidades e papéis. No entanto, não é fácil realizar várias tarefas simultaneamente e de forma eficaz, da mesma maneira que uma única pessoa não pode dar conta do trabalho de várias. A seguir, enumeramos as vantagens e inconvenientes do multitasking.

O espetacular desenvolvimento da tecnologia nas últimas décadas modificou a forma de trabalhar em quase todos os setores profissionais. De fato, quase todas as pessoas sentem que em seu dia a dia realizam várias tarefas simultaneamente para satisfazer as exigências da rapidez e eficiência, elementos inerentes à era da digitalização.

O QUE SIGNIFICA MULTITAREFA

Uma pessoa multitarefa é aquela capaz de realizar duas ou mais tarefas de forma simultânea e com eficácia, ou seja, seria algo parecido ao que um computador faz. De fato, o conceito provém do âmbito tecnológico onde é usado para se referir aos sistemas operacionais capazes de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Contudo, a pergunta fundamental é: uma pessoa pode ser realmente multitarefa?

Para uma grande parte dos cientistas a resposta é negativa. Tanto é assim que o Dr. René Marois, especialista em neurociência e cujo trabalho foca em compreender a base neuronal da atenção nos humanos, afirma que "uma limitação crucial de nosso cérebro é a inabilidade de se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo multitasking. Quando duas tarefas precisam de nossa atenção, a produtividade cai". Essa opinião é compartilhada há vários anos por instituições como a Universidade de Stanford ou a American Psychological Association (APA).

René Marois, especialista em neurociência

Nossos cérebros não lidam bem com situações multitarefa. Quando duas tarefas precisam de nossa atenção, a produtividade cai

Isso é o que denominamos multitarefa, que na realidade é a capacidade de passar com maior ou menor rapidez de um assunto para outro e, para que isso aconteça, é imprescindível haver dois requisitos indispensáveis: que alguma das tarefas seja feita de forma automática, por exemplo andar ou comer, e que ambas exijam processamentos cerebrais diferentes, tal como atender o telefone e escrever ao mesmo tempo.

No entanto, do outro lado da moeda existem aqueles que defendem que é possível ser, ou pelo menos se sentir, multitasking. Um estudo publicado pela Association for Psychological Science (APS) concluiu que, independentemente de as pessoas realmente estarem envolvidas em várias tarefas, o mero fato de perceberem essa atividade como multitarefa é benéfico para seu desempenho.

COMO SER UMA PESSOA MULTITAREFA

A perspectiva empresarial oferece outra abordagem: o multitasking é entendido como a capacidade de se adaptar a todos os tipos de ambientes dentro de uma empresa e de realizar com eficácia diferentes ações em um determinado tempo. De fato, são muitas as empresas que buscam perfis multitarefa para melhorar sua produtividade.

Se considerarmos essa outra perspectiva, é possível ser multitasking, assim como essa habilidade também pode ser treinada — algo que é mais simples nas organizações líquidas, que fomentam a agilidade e a flexibilidade em sua forma de trabalhar —. A seguir, oferecemos algumas dicas nesse sentido:

Dicas para melhorar seu perfil multitarefa no trabalho.#RRSSDicas para melhorar seu perfil multitarefa no trabalho.

 VER INFOGRÁFICO: Dicas para melhorar seu perfil multitarefa no trabalho [PDF]

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MULTITASKING

Vantagens do multitasking

 Melhor gestão do tempo. Ao sermos mais rápidos e eficientes ao longo da jornada de trabalho, nosso desempenho e o número de tarefas realizadas aumentam.

 Aumento da produtividade. Se as tarefas a serem executadas durante o dia forem organizadas e realizadas adequadamente, o volume de trabalho que podemos assumir aumenta.

 Melhor reação diante de tarefas complexas. Quando uma pessoa desenvolve a capacidade de fazer várias tarefas simultaneamente com frequência, sua predisposição para enfrentar esse tipo de trabalho é maior.

 Aumento das responsabilidades. Desenvolver um perfil multitarefa oferece ao trabalhador uma visão mais ampla e lhe permite ser candidato nas promoções e posições de liderança.

Desvantagens do multitasking

 Menos eficácia. Como já foi comentado, diversos estudos científicos demonstram que o cérebro tem dificuldades para filtrar o que é urgente, importante ou necessário.

 A memória pode piorar. Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, pode reduzir a capacidade de se lembrar das tarefas realizadas.

 Maior risco de erros. Ao ter que prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo, a capacidade de concentração se reduz e isso pode se traduzir em mais descuidos.

 Aumento do estresse. Quando tentamos realizar um número excessivo de tarefas surge uma sensação de desassossego, de não poder dar conta de tudo, o que pode causar estresse.