Nômade digital | chaves para trabalhar nesta modalidade

NÔMADE DIGITAL

Nômades digitais, a liberdade de trabalhar desde qualquer lugar do mundo graças às novas tecnologias

Os nômades digitais são uma tendência em ascensão. As novas tecnologias e o trabalho remoto abriram um mundo de possibilidades para este tipo de perfis. São pessoas que conseguem adaptar suas profissões a seu estilo de vida e circunstâncias pessoais, usufruindo de uma maior flexibilidade para exercê-las desde qualquer lugar do mundo. A seguir, conheceremos um pouco melhor quem são e revisaremos alguns de seus melhores destinos.

Nômades digitais.
Os nômades digitais só precisam de um computador e uma conexão à Internet para trabalhar desde qualquer lugar do mundo.

O ser humano busca continuamente a forma de melhorar sua qualidade de vida sem abdicar de novos desafios profissionais. Nesta árdua tarefa, as novas tecnologias e as múltiplas possibilidades que existem atualmente têm muito peso. Uma delas é a de trabalhar desde qualquer lugar do mundo, um fato que os conhecidos como nômades digitais exploram perfeitamente.

O QUE É UM NÔMADE DIGITAL

Caso definíssemos a palavra nômade, seria algo como: indivíduo que não possui um lugar estável para viver e dedicado à caça e ao pastoreio. Esta definição, em plena transformação digital, ficou obsoleta, mais ainda após o surgimento de sua versão 2.0. Um nômade digital é uma pessoa que aproveita as novas tecnologias para realizar seu trabalho de forma remota viajando pelo mundo. Ou seja, é alguém que trabalha à distância e muda regularmente sua localização.

Em função da duração de suas viagens, podemos distinguir dois tipos de nômades digitais:

  • Nômade digital por tempo integral. São pessoas que não possuem uma residência fixa e se movem entre diferentes países desempenhando seu trabalho profissional. Investem seus salários em manter esse estilo de vida.
  • Nômade digital sazonal. Em lugar de viajar durante todo o ano, são pessoas que se deslocam de seus lugares de residência somente durante alguns meses. Quando eles não estão viajando, poupam o máximo possível.

OS TRABALHOS DE UM NÔMADE DIGITAL

Majoritariamente, os nômades digitais têm perfis digitais e são freelancers. A seguir, revisamos alguns dos trabalhos que costumam fazer:

  • Community Manager
  • Youtuber/Influencer
  • Redator
  • Operador de câmera/Fotógrafo
  • Tradutor
  • Programador/Webdesigner
  • Especialista SEO/SEM
  • Consultor/Assessor/Coach
  • Investidor em Bolsas de Valores
  • Professor

A pandemia da COVID-19 impulsionou a implementação do trabalho remoto em várias empresas, o que abrirá a porta para milhares de pessoas dispostas a darem esse passo e se tornarem nômades digitais. Com um laptop bem equipado, ou seja, com programas para o gerenciamento como Asana ou Trello e para a realização de videochamadas como Skype, e uma adequada conexão à Internet, o mundo inteiro pode se converter em seu escritório. Porém, antes seria conveniente saber quais são alguns dos destinos mais valorizados.

Os melhores destinos para um nômade digital.
Os melhores destinos para um nômade digital.

 VER INFOGRÁFICO: Os melhores destinos para um nômade digital [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

CONSELHOS PARA SER UM NÔMADE DIGITAL

O nomadismo digital não serve para todas as pessoas Será o seu caso se você gosta de viver experiências diferentes, se adapta bem às mudanças, se não aprecia a rotina ou se for uma pessoa independente. A revista norte-americana Entrepreneur, especializada em negócios e gestão empresarial, oferece alguns conselhos para tirar o máximo proveito desta experiência:

 Explore as vantagens da economia compartilhada 
Atualmente, existem vários aplicativos móveis para compartilhar, desde apartamentos até transportes.

 Venda sua experiência na Internet 
A pegada digital na Internet e nas redes sociais é fundamental, pois através dessa via você divulgará seu trabalho e poderá ser contatado.

 Aproveite os cursos digitais para continuar sua formação 
Plataformas como Udemy, Domestika ou Teachable têm um catálogo muito grande relacionado com competências digitais.

 Mude sua cultura de trabalho 
Não é a mesma coisa trabalhar permanentemente em um escritório que fazê-lo de forma itinerante. Para isso, é importante aprender a gerenciar a mudança.

 Mantenha a mente aberta 
Ser um nômade digital permite conhecer diferentes países, idiomas e culturas. A melhor maneira de acessar todo esse conhecimento é tendo a mente aberta.

 Liberte seu espírito aventureiro 
Converter-se em um nômade digital pode implicar renunciar a certas comodidades e estabilidade, mas a recompensa pode ser enorme.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER UM NÔMADE DIGITAL

A forma de trabalhar do nômade digital oferece uma série de vantagens com relação ao trabalho de escritório. Nas seguintes linhas, expomos as principais:

  • Mais liberdade. Escolher desde onde trabalhar é um sonho para muitas pessoas e os nômades digitais o tornam realidade. Além disso, muitas vezes exercem como seus próprios chefes, o que lhes dá mais autonomia.
  • Mais experiências. Viajar permite aos nômades digitais conhecer outros países e culturas, enfrentar novas situações e serem pessoas mais abertas e flexíveis.
  • Mais qualidade de vida. Os nômades digitais, em linhas gerais, têm jornadas de trabalho e horários mais flexíveis, o que repercute em uma maior qualidade de vida em seu dia a dia.
  • Mais criatividade. A vida do nômade digital é enriquecedora, o que lhe permite adquirir novos pontos de vista e desenvolver uma maior criatividade no âmbito profissional.

Mas a vida do nômade digital também tem algumas desvantagens: a distância dos familiares e amigos pode gerar sentimentos de solidão, em determinados lugares pode haver problemas técnicos para trabalhar, construir uma boa reputação não é fácil e exige paciência e constância, dificuldades para se manter produtivo e desconectar do trabalho, etc.