DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO TRABALHO

Somos a soma de culturas e talentos

O grupo Iberdrola possui diversas políticas globais para evitar a discriminação e garantir o respeito à diversidade étnica, cultural, orientação sexual e crenças dos colaboradores como elemento enriquecedor. A companhia também promove a igualdade efetiva entre homens e mulheres no acesso ao emprego, treinamento, promoção, remuneração e condições de trabalho. Além disso, apoia os trabalhadores com capacidades diferentes e promove sua inclusão no trabalho.

COMO PROMOVER A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NO TRABALHO?

O grande fator diferenciador para o sucesso das empresas no século XXI é o talento. Hoje, mais do que nunca, são as pessoas que fazem as empresas. Por isso, é vital para qualquer empresa gerenciar a diversidade e a inclusão no trabalho, um aspecto que origina compromisso, satisfação e aumento do talento e qualidade da liderança. Uma empresa onde a diversidade está presente, atrai e retém o melhor talento disponível, além de ser mais inovadora, o que lhe permite ser mais produtiva e aberta à sociedade.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

Trabalhamos para ser uma empresa inclusiva e diversa, que reflita com a maior fidelidade possível a diversidade do mundo que nos rodeia

A Iberdrola está presente em mais de 35 países, tendo cerca de 40.000 funcionários diretos e 400.000 de forma indireta ou induzida. Operar nesta escala envolve um elevado nível de responsabilidade em tudo aquilo que fazemos e reforça nosso compromisso de criar ambientes diversos onde todas as pessoas se sintam livres para oferecer pontos de vista diferentes, conhecimentos e experiências, independentemente de suas origens, valores ou cultura.

Nosso compromisso com a diversidade e inclusão está integrado no Sistema de governança e sustentabilidade, no ordenamento interno que, do ponto de vista normativo, garante a concretização de nossos propósitos e valores corporativos e a consecução de nossas metas e objetivos empresariais. Em termos de diversidade e inclusão, nosso objetivo de longo prazo é fortalecer uma cultura inclusiva através da abordagem de iniciativas específicas em matérias como gênero, gerações, cultura e diversidade, assim como o reconhecimento do valor da inclusão de outros grupos, como LGTBIQ+ e veteranos, no âmbito profissional.

UMA EQUIPE DE TRABALHO MULTICULTURAL E DIVERSA

A Iberdrola tem um firme compromisso com seu capital humano como principal ativo e chave para seu sucesso, apostando em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida. Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam representadas.

Para tal, dispomos de procedimentos para evitar qualquer discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social, status social, pertencimento a algum povo indígena, deficiência, saúde, estado civil, gravidez, orientação sexual ou outra condição da pessoa que não esteja relacionada aos requisitos para desempenhar seu trabalho.

Em cumprimento de nossa Política de igualdade, diversidade e inclusão, a Iberdrola conta atualmente com uma equipe de trabalho multicultural e diversa, um reflexo fiel da sociedade em que vivemos. Essa política, aplicável a todos os países onde o grupo está presente, está estruturada em torno de quatro grandes eixos:

 Qualidade no emprego e comunicação da proposta de valor individual ao funcionário (iEVP), que consiste em oferecer uma remuneração competitiva, um ambiente de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, um projeto empresarial, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a conciliação.

 Respeito pela diversidade: idade, gênero, cultura, deficiências, estilos de pensamento ou experiências.

 Igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, promoção e desenvolvimento profissional, remuneração, treinamento e avaliação de desempenho.

 Promoção da igualdade de gênero: compromisso com a sociedade, conscientização interna e externa, medidas positivas para corrigir desigualdades, representação em órgãos e níveis de tomada de decisão, conciliação, etc.

A companhia também definiu uma Política de diversidade na composição do Conselho de Administração e de seleção de seus membros, o que garante que em seu Conselho exista diversidade de capacidades, conhecimentos, experiências, origens, nacionalidades, idade e gênero.

 

MELHORES PRÁTICAS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO TRABALHO

O compromisso da Iberdrola com a diversidade e a inclusão se concretiza em nosso Relatório de Diversidade e Inclusão [PDF], que compila as iniciativas implementadas para gerar um ambiente plural, justo e igualitário tanto dentro da empresa quanto no relacionamento com todos os nossos Stakeholders.

Em relação aos nossos colaboradores, o grupo conta com diversas iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão em suas diferentes dimensões: diversidade de gênero, diversidade geracional, diversidade funcional e diversidade cultural no trabalho. Eis alguns exemplos de nossas melhores práticas:

 Em âmbito global

  • Mais de 900 jovens estagiários ingressaram na Iberdrola em 2020.
  • Também se destaca o programa de bolsas e ajudas para pessoas com poucos recursos promovido pelas fundações.
  • O grupo implementou o primeiro programa global de Mentoring Digital com o objetivo de incentivar os progressos relacionados às habilidades digitais destinado a pessoas de todas as gerações, especialmente daquelas que não nasceram na era tecnológica.
  • Do mesmo modo, oferece programas de mobilidade como o Early Career, que permite que funcionários de outros países trabalhem durante dois ou três anos em projetos de transformação em inovação, para depois dar continuidade à sua carreira em seu país de origem.
  • A Escola de Liderança ministra o programa Leading in the Age of Disruption, que inclui conteúdos específicos sobre os vieses inconscientes.

 Espanha

  • Em 2007, a Iberdrola España foi a primeira grande empresa do índice IBEX 35 em estabelecer a jornada contínua como horário geral durante todo o ano, convertendo-se em uma referência em conciliação e corresponsabilidade. Nas últimas convenções coletivas essa medida foi inclusive aprimorada, pois a flexibilidade de entrada e saída foi ampliada, assim como foi implantando um horário mais flexível para os cargos que, devido às suas características, era mais adequado.
  • Após o nascimento de um filho, a companhia, através de sua política familiar, concede uma licença-maternidade remunerada de 30 dias de calendário e contínuos para desfrutar até a criança tenha um ano.
  • As licenças de redução de jornada por guarda legal foram ampliadas até os 14 anos de idade do menor, enquanto as licenças de afastamento para cuidar de familiares doentes chegam a quatro anos.
  • Diante do importante desafio vivido pelos pais e mães durante a pandemia, foram oferecidas diversas opções para os colaboradores, tais como programas online destinados a promover a vocação científica das crianças, adaptação a um formato online da Escola de Pais Iberdrola ou a realização de conferências e oficinas específicas
  • A iniciativa EU POSSO foi promovida em colaboração com o programa #EmpleoParaTodos (#EmpregoParaTodos) da Fundação Adecco, que prepara pessoas com deficiências intelectuais e doenças mentais para que tenham acesso a um posto de trabalho e possam mantê-lo. Além disso, foram realizadas campanhas para o encaminhamento de pessoas com deficiência para as vagas internas.
  • A Iberdrola España deu início ao Plano de aproveitamento do talento sênior, permitindo que os trabalhadores aposentados ou pré-aposentados coloquem seu conhecimento e expertise à disposição da sociedade, dos grupos vulneráveis e das entidades sociais, por meio do Programa Voluntários Iberdrola.
  • A companhia colabora com o Charter de diversidade (Carta para diversidade) — do qual é signatária desde 2009 — e em 2020 fez parte do grupo de trabalho do projeto Diversity@Work no âmbito do Programa Direitos, Igualdade e Cidadania da Comissão Europeia.

 Reino Unido

  • Nossa filial ScottishPower promove a conciliação através de várias medidas, tais como licença-adotante, pausa para cuidar dos filhos, licença para cuidar de familiar doente dependente, licença-maternidade e paternidade, licença parental compartilhada, etc. Além disso, conta com uma iniciativa que oferece coaching de maternidade/paternidade aos seus funcionários e criou o SPACE, uma rede que lhes proporciona acesso e orientação sobre qualquer aspecto relacionado com o fato de ser pai ou cuidador.
  • Também desenvolve o programa Breaking Barriers, em colaboração com a Enable Scotland e Strathclyde Business School, que oferece qualificação reconhecida e experiência profissional para jovens com dificuldades de aprendizagem; assim como o programa RETURN, que proporciona bolsas a pessoas que fizeram uma pausa de dois anos ou mais em sua carreira profissional no setor STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e desejam retornar à atividade profissional.
  • A ScottishPower lançou o programa Mentor Connect, cujo objetivo é estabelecer o relacionamento entre funcionários de alto potencial ou graduados com tutores para compartilhar experiências e se desenvolver em termos pessoais e os demais.
  • A companhia patrocina a conferência National Diversity Conference of Scotland que reúne anualmente representantes do mundo empresarial, educativo e do terceiro setor para compartilhar ideias e experiências em diversidade e incentivar as organizações a criarem um ambiente mais inclusivo e diverso.
  • A ScottishPower colabora com organizações de reconhecido prestígio, tais como o Business Disability Forum, Employers Network for Equality & Inclusion, Equate, Working Families, ENABLE, POWERful Women ou Stonewall and Careers UK.
  • Nossa filial britânica conta com cinco redes principais de funcionários: SP Connected Women, In-Fuse, Future Connections, SP Careers e a rede multiétnica VIBE.
  • Em 2020, foi realizado um treinamento obrigatório sobre vieses inconscientes, que abrangeu 334 líderes com responsabilidade em processos de seleção e equipes de RH, assim como foram implantados cursos de contratação inclusiva para um grupo de 130 responsáveis.

 Estados Unidos

  • Nossa filial AVANGRID* também oferece programas para apoiar as famílias trabalhadoras, tal como licença parental remunerada, recursos para cuidar de idosos e crianças e ajudas para tratamentos de fertilidade, adoção e gestação de substituição.
  • Foram definidos objetivos para garantir que a maior parte do quadro de pessoal participe dos programas de treinamento para prevenir vieses inconscientes.
  • Ela expandiu seus Business Resource (affinity) Groups, contando no total com cinco grupos diferentes: WomENergy, AVAN-Veterans — que visa fortalecer as relações desse grupo em toda a empresa —, o Conselho Afroamericano de Excelência AVANGRID, Pride @ AVANGRID e ¡Hola! Os Business Resource Groups têm como objetivo atrair candidatos de alto nível para a empresa, proporcionar oportunidades de networking e gerar visibilidade dentro da comunidade AVANGRID para promover o senso de inclusão e pertencimento.
  • A empresa é membro do EEI (Edison Electric Institute) Diversity & Inclusion Commitment. As empresas que fazem parte dessa instituição se comprometeram a desenvolver um plano de diversidade e inclusão de três anos com iniciativas e métricas que visam melhorar os resultados gerais em tal área.
  • Em 2020, houve um aumento da representatividade de mulheres e outras etnias em etapas iniciais da carreira e, da mesma forma, conseguiu-se que 29,1 % dos postos de alto nível estejam ocupados por mulheres.

 Brasil

  • A Neoenergia**, nossa filial no Brasil, organiza a Escola de Eletricistas para mulheres, cujo objetivo é aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho no setor elétrico e promover a igualdade de gênero através de seu empoderamento. O objetivo é capacitá-las com treinamento específico através de programas de aprendizagem em disciplinas teóricas e práticas de até sete meses de duração e uma carga horária de 596 horas. Em 2020, a iniciativa foi reconhecida pelo WeEmpower (programa das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero) como boa prática empresarial para o empoderamento da mulher através da educação e do desenvolvimento profissional.
  • No contexto da inserção de profissionais com deficiências no mercado de trabalho, a Neoenergia continua com o programa Novo Olhar, que promove um sistema de tutoria para jovens com Síndrome de Down.
  • Também foram criados grupos de colaboradores específicos com foco em gênero, raça, pessoas com deficiências e comunidades LGTBIQ+ com o objetivo de apresentar projetos e ajudar a construir boas práticas.

 México

  • As medidas de conciliação da Iberdrola México incluem dias de férias superiores aos estabelecidos pela lei mexicana, possibilidade de redução ou flexibilização da jornada de trabalho, licença-maternidade antes e depois do parto uma vez finalizada a licença legal e o direito de afastamento temporário das trabalhadoras com reserva do posto de trabalho.
  • A nossa filial mexicana desenvolve o programa Impulso STEM, junto com a Universidad Tecnológica de los Valles Centrales de Oaxaca (UTVCO), o Instituto de Energías Renovables de la UNAM e STEM for kids. O objetivo é fomentar o estudo das várias especialidades da engenharia na juventude de Oaxaca, mas especialmente entre as mulheres jovens, com o propósito de reduzir a diferença salarial que ainda existe no México e captar mais talento diverso para a empresa.
  • Também participa do fórum Mexicanas 4.0, cujo foco é abrir oportunidades para as mulheres nos campos da tecnologia, ciências e engenharia e implementou novamente o Fórum de Mulheres, iniciativa onde são abordados assuntos relacionados à diversidade e, especialmente, a representatividade da mulher em posições de direção.

 

 

* Nota A Iberdrola S. A. tem uma participação de 81,5 % na AVANGRID, Inc.

** Nota A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.