RANKING MERCO TALENTO 2020

Iberdrola, empresa líder do setor energético em capacidade para atrair e manter talentos

#emprego #liderança #competências profissionais

Conforme o ranking Merco Talento 2020, a Iberdrola foi reconhecida como uma das quatro empresas com maior capacidade para atrair e manter talento na Espanha. Além disso, obteve o segundo lugar no setor de energia, gás e água, totalizando já 14 anos consecutivos nas primeiras posições. Para as pessoas, a atratividade da empresa é consequência de sua aposta na igualdade, conciliação e treinamento.

O objetivo da Merco é incentivar a melhoria da gestão de recursos humanos nas empresas, por isso, desde o ano 2000 conta com um dos índices mais importantes em âmbito mundial. O ranking, baseado em uma metodologia multistakeholder com diversas métricas e elementos de avaliação, permite compreender melhor as aspirações dos trabalhadores, além de alinhar valores e objetivos pessoais e corporativos. Portanto, o ranking Merco Talento se converteu num termômetro de visibilidade e atração para as empresas uma vez que mede a opinião de diversos públicos-alvo.

De acordo com o ranking Merco Talento 2020, a Iberdrola obteve o quarto lugar na lista das 100 empresas com maior capacidade para atrair e reter o talento na Espanha. Além disso, em termos setoriais, o grupo obteve o segundo lugar no setor de energia, gás e água, totalizando 14 anos consecutivos nas primeiras posições.

Sem dúvida alguma, a atração e retenção do talento é atualmente uma questão pendente em âmbito global para inúmeras empresas. Mas afinal, o que as diferencia? Por que é tão complicado e ao mesmo tempo tão importante atrair pessoas qualificadas que compartilhem determinados valores? O que inclina a balança dos candidatos? A resposta é uma boa gestão de talentos. Bill Gates, fundador da Microsoft, não exagerava quando disse que se 20 pessoas concretas deixassem sua empresa, a Microsoft quebraria.

A IBERDROLA APOSTA NA IGUALDADE, CONCILIAÇÃO E TREINAMENTO

A Iberdrola mantém um firme compromisso com seu capital humano como principal ativo e chave de seu sucesso, apostando em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida de nossos funcionários. "As empresas são as pessoas", afirmou Ignacio Galán, Presidente do grupo Iberdrola. Para a empresa todos os funcionários são um ativo estratégico que contribuem, com seu esforço e talento, para a criação de um valor sustentável.

A política corporativa do grupo Iberdrola foca na criação de um âmbito favorável para as relações de trabalho, baseando-se na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade. Nesse sentido, em 2018, o Conselho de Administração assinou la Política de igualdade, diversidade e inclução. A igualdade de gênero faz parte dos valores essenciais da organização, respeitando a legislação vigente de cada país, seguindo as melhores práticas internacionais e incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5) aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O grupo Iberdrola trabalha para que seus funcionários recebam o treinamento necessário, pois assim poderão responder às exigências atuais de seu cargo, assim como poderão enfrentar as futuras exigências derivadas da implantação de novas tecnologias, equipamentos, instrumentos, etc., ou inclusive à necessidade de assumir maiores responsabilidades em sua área de atuação. Também zela pela difusão do conhecimento existente na empresa, pela aprendizagem contínua e pelo intercâmbio cultural, visando aumentar a eficiência operacional graças ao uso apropriado do capital intelectual, tal como se verifica em sua Política de Gestão do Conhecimento.
 

Voçe quer trabalhar na Iberdrola? Conheça o canal de emprego.

OS DADOS DO RANKING MERCO TALENTO

Para elaborar o ranking, a Merco Talento contou com a opinião de 22.570 trabalhadores, 7.366 universitários dos dois últimos anos de curso, 1.041 alunos de escolas de negócio, 8.300 cidadãos, 173 responsáveis pelos RH, 71 representantes de sindicatos e 49 headhunters. A avaliação desses públicos-alvo se concentrou em três valores fundamentais que determinam a atratividade em termos profissionais:

1. Qualidade do Trabalho: salário coerente, desenvolvimento profissional, conciliação, etc.

2. Marca Empregador: setor atrativo, admirada por valores, gestão e resultados, etc.

3. Reputação Interna: valores éticos e profissionais, igualdade e diversidade, etc.