PROJETOS DE ILUMINAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Renovamos a iluminação de diferentes museus nos Estados Unidos

O grupo Iberdrola, através da Fundação Avangrid, desenvolve diferentes projetos para melhorar a iluminação de museus e edifícios singulares nos Estados Unidos. Mais concretamente, o trabalho dessa instituição permitiu, até agora, renovar a iluminação do Museu Barnum (Bridgeport, Connecticut) e do Museu de Arte Wadsworth Atheneum (Hartford, Connecticut).

Museu Barnum

O Museu Barnum mostra a vida e o trabalho do empresário, político e artista circense Phineas Taylor Barnum (1810-1891) e possui mais de 60.000 objetos relacionados à sua pessoa, Bridgeport e aos Estados Unidos do século XIX.

De estilo eclético e datado em 1893, o edifício que o acolhe no centro de Bridgeport é o último atribuído a este visionário e integra a lista de Lugares Históricos Nacionais. Entre 2010 e 2012, a estrutura sofreu danos como consequência de vários desastres naturais, por isso em 2019 o Museu implementou um projeto para restaurar sua emblemática fachada de terracota e arenito.

A Fundação Avangrid, juntamente com a United Illuminating e a Southern Connecticut Gas, colaborou com a instituição nesse projeto de restauração, implantando um vanguardista sistema de iluminação para destacar os extraordinários detalhes arquitetônicos do edifício e melhorar sua eficiência energética. Além de valorizar a importância histórica do museu, o projeto também pretende reconhecer o caráter urbano e moderno da principal rua de Bridgeport.

Museu de Arte Wadsworth Atheneum

A Fundação Avangrid também colabora com o Museu de Arte Wadsworth Atheneum, fundado em 1842 é um dos mais antigos do país e possui uma importante coleção de pintores como Caravaggio, Francisco Zurbarán, Giovanni Paolo Pannini, Frederic Edwin Church, Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Paul Gauguin e Andy Warhol.

Em 2018, a Fundação renovou a iluminação de várias salas do museu, substituindo 2.000 lâmpadas halógenas por novas de LED. Tudo isso serviu para melhorar a apresentação das obras de arte e reduzir significativamente os custos de energia.