GREEN FILM FEST

É possível conscientizar sobre temas ambientais por meio do cinema?

A nona edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental foi realizada de 30 de agosto a 5 de setembro em Buenos Aires. O Green Film Fest surgiu para conscientizar sobre temas ambientais por meio da sétima arte. O evento também tem seu espaço próprio em São Francisco: ele retorna pelo oitavo ano de 6 a 13 de setembro.

Em 2007, o filme protagonizado e dirigido por Al Gore, Uma verdade inconveniente, foi sucesso de bilheteria e ganhou o Óscar de melhor documentário. A produção representou o ponto de partida para um fenômeno, o dos filmes de denúncia ambiental. Eles chegaram nas grandes salas e, portanto, já não podem ser considerados como um gênero minoritário. E o Green Film Fest é mais uma prova disso.

O Green Film Fest é o festival internacional de cinema ambiental mais importante do mundo, tanto pela qualidade dos filmes projetados quanto pelas atividades que desenvolvem. Graças ao apoio de mais de 60 organizações sociais e governamentais, todas elas comprometidas com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, é realizada anualmente uma seleção de filmes e/ou documentários que enfatizam a necessidade de haver uma mudança de consciência social para termos um planeta melhor para todos.

Em São Francisco, o festival está alinhado com diferentes organizações para a realização da Cúpula de Ação Climática Global, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de setembro, e reunirá líderes de todo o mundo para que apoiem o histórico Acordo de Paris.

QUE TIPO DE FILME É EXIBIDO NO GREEN FILM FEST?

O festival internacional de cinema exibe filmes e documentários que abordam todos os tipos de problemas ambientais, dando prioridade às seguintes temáticas:

  • Construções sustentáveis
  • Preservação de animais
  • Cultivos ecológicos
  • Energias limpas
  • Grandes migrações

 Programação da nona edição do Green Film Fest Buenos Aires 2018 [PDF]

 Programação da oitava edição do Green Film Fest São Francisco 2018 (versão em inglês) [PDF]


Vencedores do Green Film Fest São Francisco.#RRSSVencedores do Green Film Fest São Francisco.

 VER INFOGRÁFICO: Vencedores do Green Film Fest São Francisco [PDF]
 

Conoce a los ganadores del Green Film Fest San Francisco
 

A partir da edição de 2012, o Green Film Fest de São Francisco começou a escolher um filme ganhador entre todos os exibidos durante o festival. Confira o histórico completo

  • 2018: Anote's Ark, de Matthieu Rytz
  • 2017: Standing Rock, de Michelle Latimer
  • 2016: Catching the Sun, de Shalini Kantayya
  • 2015: Bikes Vs Cars, de Fredrik Gertten
  • 2014: DamNation, de Matt Stoeker, Travis Rummel e Ben Knight
  • 2013: More than Honey, de Markus Imhoof
  • 2012: You've been Trumped, de Anthony Baxter

Ocultar informação
 

PRINCIPAIS ATIVIDADES RELACIONADAS

O Green Film Fest oferece muito mais do que cinema. Em suas sedes também podem ser desenvolvidas diferentes atividades totalmente alinhadas aos filmes, como palestras relacionadas à ecologia, exposições fotográficas, oficinas práticas e debates com os diretores.

Desde 2011, também acontece o Viveiro Green Film Fest, um concurso nacional de curta-metragem de temática ambiental. O principal objetivo é fomentar a criatividade e apoiar a execução nacional independente de obras audiovisuais cujo conteúdo esteja relacionado ao tema ambiental.

Vale destacar que o Green Film Fest mede sua “pegada” de carbono e promove diferentes ações de mitigação e compensação do impacto ambiental por meio da iniciativa Compensa. Qual é o objetivo? Realizar o festival sem deixar nenhum vestígio visível no meio ambiente.

OUTROS FESTIVAIS INTERNACIONAIS

O Green Film Fest não é uma iniciativa isolada. Outros encontros de exibição, formação e divulgação audiovisual relacionados ao meio ambiente também vão ganhando notoriedade no circuito internacional. Abaixo, listamos as iniciativas que mais se destacam:

  • FICMA: o Festival Internacional de Cinema do Meio Ambiente de Barcelona é um dos mais antigos da Espanha. Começou a ser realizado em 2009 e já chegou ao México.
  • FICA: o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental do Brasil começou em 1999 e realizou sua 20.ª edição de 05 a 10 de junho de 2018 no estado de Goiás.
  • Environmental Film Festival: Festival de Cinema Ambiental de Washington DC (EUA) que apresenta, anualmente, mais de 100 filmes. A edição de 2019 acontecerá de 14 a 24 de março.

 Vigilantes do planeta: o documentário (*)

 A Iberdrola, líder na luta contra as mudanças climáticas

   

(*) Disponível na versão em espanhol.