A efectividade do hidrogênio verde

Hidrogênio: uma "solução verde" ou um recurso superestimado?

Hidrogenio verde Transição energética

O hidrogênio verde foi considerado o "combustível da liberdade" para a transição energética e uma "solução verde" para a descarbonização. Para enfrentar o desafio de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, este recurso energético surgiu como uma fonte promissora de energia limpa, adaptável a todos os tipos de transporte e armazenável por longos períodos. Mas até que ponto o hidrogênio realmente é a solução para nossos problemas ambientais?

Hidrógeno verde

Debate sobre a utilidade do hidrogênio verde para alcançar a descarbonização realizado em março de 2022 pela Intelligence Squared. Áudio em inglês.

O futuro do hidrogênio verde

Ícone de três pessoas.

O jornalista Khamal Ahmed modera esta reunião entre três importantes especialistas em energia: Barry Carruthers, diretor de hidrogênio da ScottishPower, subsidiária britânica da Iberdrola; Fiona Harvey, correspondente ambiental do The Guardian; e o professor Nigel Brandon, presidente de Desenvolvimento Sustentável em Energia do Imperial College de Londres.

Ícone de um termômetro.

Há um compromisso global dentro da agenda climática estabelecida no Acordo de Paris que afirma a necessidade de evitar que as temperaturas subam mais de 1,5 graus Celsius na próxima década para evitar danos irreversíveis. Neste ponto, o hidrogênio verde aparece como uma ferramenta fundamental no caminho rumo à descarbonização.

Ícone de um dólar em uma balança.

Os céticos apontam que seria necessário um grande investimento para garantir que o hidrogênio que usamos seja verdadeiramente verde. E advertem que o foco neste elemento pode desviar a atenção de outras questões importantes da transição energética, incluindo a eletrificação de nossas casas, dos transportes ou da indústria. Neste contexto, os especialistas apresentam um desafio importante: como reduzir a percepção de que se trata de um embuste? 

Ícone de uma turbina eólica.

O hidrogênio verdadeiramente livre de carbono só pode ser produzido com eletricidade renovável, e neste momento o hidrogênio verde representa apenas uma pequena fração da produção total de hidrogênio, já que é um elemento que não é encontrado de forma natural na terra, mas no sol, na água ou em alguns gases naturais. 

Ícone de duas mãos com estrela.

Acaba sendo essencial que o foco se amplie e se comece a considerar as possibilidades em áreas além da indústria do transporte, onde o hidrogênio verde tende a ter o maior desenvolvimento. 

Fonte: Intelligence Squared