Pasar al contenido principal

Semana do clima de Nova York 2024

Soluções climáticas para uma transição verde

Eventos Estados Unidos Ação climática Foros

A cidade de Nova York sediou a XVI edição da Semana do Clima (22 a 29 de setembro) sob o tema “It's Time” (É hora). Assim como nas edições anteriores, o evento foi apresentado como uma plataforma de conexão e divulgação, com foco no cumprimento das metas climáticas e na necessidade de aumentar os compromissos assumidos por empresas, governos e organizações.

Semana del Clima de Nueva York 2024
A Semana do Clima de Nova York ocorreu de 22 a 29 de setembro de 2024.

Conclusões da Semana do Clima de Nova York 2024

A Semana do Clima de Nova York 2024 terminou com uma série de conclusões centradas na importância de acelerar os avanços para a ação climática e com um claro apelo para converter as promessas em ações tangíveis. Estas foram algumas das ideias extraídas deste encontro global:

Urgência climática

Embora seja verdade que se tenha constatado um maior alinhamento entre governos, empresas privadas e sociedade civil, a resposta global continua sendo insuficiente, o que exige ações mais rápidas. A implementação efetiva dos compromissos climáticos foi apresentada como o desafio mais urgente.

Financiamento climático

Destacou-se a necessidade de mobilizar recursos climático em grande escala. Para alcançar os objetivos de zero líquido até 2050, é necessário investir 450 bilhões de dólares em tecnologias de energia limpa até 2030. No entanto, foram debatidos os limites de confiar esses investimentos exclusivamente ao capital privado. Para isso, foram propostos modelos mistos de financiamento público-privado com o objetivo de apoiar especialmente as economias vulneráveis.

Tecnologia como oportunidade

Durante o evento, também foi debatido o potencial de tecnologias emergentes, como o hidrogênio verde, o armazenamento avançado e a IA aplicada para alcançar um modelo energético e econômico sustentável. Também foi destacada a necessidade de que a digitalização não agrave as desigualdades.

Mercados de carbono

Foi abordada a importância de reforçar o financiamento e o desenvolvimento dos mercados voluntários de carbono (VCM, na sigla em inglês). O objetivo é que esses mercados sejam complementados com reduções reais de emissões e que sua transparência e integridade sejam reforçadas.

Justiça social transversal

Alguns dos temas-chave da Semana do Clima de Nova York 2024 foram a proteção dos ecossistemas, o combate à desflorestação e a promoção da agroecologia como elementos fundamentais para preservar o desenvolvimento sustentável. Paralelamente, foi insistido que a transformação sustentável deve ser inclusiva e beneficiar as comunidades vulneráveis, indígenas e rurais.

Compromissos alcançados durante a Semana do Clima de Nova York 2024

Carta aberta dos prefeitos do C40

Prefeitos de cidades como Barcelona, Boston e Paris, entre outras, enviaram uma carta aos governos nacionais exigindo o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis e o redirecionamento desses fundos para energias renováveis.

Parcerias em saúde urbana diante de ondas de calor

O C40 e a Fundação Rockefeller anunciaram um novo fundo destinado a programas-piloto que protejam as populações urbanas do estresse térmico, reforçando a integração de ações climáticas e de saúde pública.

Projetos destacados em soluções naturais

Diversas plataformas e grupos climáticos lançaram iniciativas concretas. Um exemplo é o projeto focado em financiar o reflorestamento em biomas como o Cerrado ou a Amazônia, com compromissos globais que poderiam mobilizar até 500 milhões de dólares e catalisar mais 2,5 bilhões de dólares em capital comercial até 2030.

A Iberdrola na proteção do meio ambiente: referência em redes elétricas e energias limpas 

Na Iberdrola, investimos 120 bilhões de euros em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento energia nas últimas duas décadas. Uma aposta pioneira pela energia limpa que nos colocou em uma posição de liderança em matéria de ação climática, com emissões de CO2 já seis vezes inferiores às dos seus concorrentes europeus.

Mas o compromisso climático do Grupo não termina aqui: na Iberdrola, nos comprometemos a investir mais 150 bilhões de euros até 2030 para continuar liderando a mudança do modelo energético que a economia mundial enfrenta. Nosso objetivo é alcançar a neutralidade de carbono na Europa em 2030, 20 anos antes do horizonte estabelecido pelo Velho Continente, e ser uma empresa neutra em carbono a nível global em 2040.

Com o nosso apoio a iniciativas como a Semana do Clima de Nova Iorque, na Iberdrola reafirmamos o nosso compromisso com a proteção do meio ambiente, impulsionando a implantação de energias limpas e redes elétricas essenciais e promovendo a eletrificação dos usos energéticos para impulsionar uma mudança de modelo rumo à descarbonização. Um propósito que só será possível unindo esforços de todos os agentes de todas as geografias e setores para multiplicar a eficácia dos compromissos individuais e encontrar novas soluções.