COMO CONCILIAR O TRABALHO E A FAMÍLIA

Na vanguarda em termos de conciliação

#produtividade profissional #emprego #carreira profissional

Como funcionário do grupo Iberdrola, Javier Vázquez se beneficiou de várias vantagens, entre elas: treinamento contínuo, mobilidade geográfica e conciliação familiar.

PONTOS-CHAVE PARA CONCILIAR VIDA FAMILIAR E PROFISSIONAL

A conciliação profissional com a vida pessoal é mais do que uma realidade no Grupo Iberdrola, mas continua sendo um assunto pendente para a maioria das empresas. Mesmo que no local de trabalho não existam as facilidades necessárias, é sempre possível seguir uma série de conselhos para tentar alcançar um equilíbrio entre a vida familiar e a profissional:

 A importância das pausas para descanso

A pressão e o alto ritmo de trabalho podem coexistir com as pausas no trabalho. É importante respeitar os descansos do trabalhador; são fundamentais para seu rendimento e para que não saia da empresa sobrecarregado.

 Saber qual é a situação particular de cada colaborador

Nem todos os trabalhadores têm as mesmas obrigações fora do trabalho nem precisam dos mesmos horários. Uma flexibilidade nas entradas e saídas favorecerá a motivação do trabalhador e, por conseguinte, seu rendimento.

 Duas partes da vida que são diferentes

O trabalhador deve saber mudar sua mentalidade ao sair do trabalho. Deve poder “desligar-se” ao sair do escritório. Por exemplo, desligando o celular do trabalho; se houvesse alguma emergência real poderiam ligar para o celular pessoal.

 Organizar bem o tempo fora do trabalho

Ser realista. Por exemplo, não querer fazer mil coisas depois de sair do escritório. Deve aproveitar o tempo livre para si mesmo e voltar ao trabalho com força e vontade.

EXEMPLO DE CONCILIAÇÃO FAMILIAR

Javier Vázquez é engenheiro industrial e trabalha há 19 anos na Iberdrola, período em que a empresa cresceu tremendamente, e ele também. Depois de um tempo, teve a oportunidade de ir trabalhar no Brasil. Ele foi com sua família e todos viveram uma experiência incrível. Foram muito bem recebidos e ele pôde continuar aprendendo e melhorando em sua profissão. "Todos os dias você encontra novas situações. Todos os dias estamos aprendendo alguma coisa".

Na sua volta, Javier pôde conciliar sua profissão com um velho hobby que tinha desde menino e que queria passar a seus filhos: os cavalos. Junto com sua família passa agradáveis e relaxadas horas andando a cavalo. Javier concilia perfeitamente sua vida profissional com a pessoal graças às facilidades oferecidas pela Companhia.

CONCILIAÇÃO E IGUALDADE

O Grupo Iberdrola está na vanguarda em termos de conciliação graças às suas políticas de racionalização de horários, maternidade e igualdade. A Iberdrola foi a primeira empresa do índice de bolsa Ibex-35 em implantar a jornada de trabalho contínua na Espanha. Os horários, de 7h15 às 16h36, com flexibilidade de 1 hora e 45 minutos no tocante à hora de entrada e saída, favorecem que o trabalhador possa desfrutar de sua família, amigos e hobbies no dia a dia.

A empresa tem um Manual de Políticas de Conciliação onde existem mais de 70 práticas. Entre elas, achamos as seguintes: 

  • A redução flexível da jornada por maternidade/paternidade e a cinco horas diárias até que a criança faça um ano, sem diminuição do salário.
  • O pagamento de 100% do salário nas licenças de maternidade/paternidade. 
  • A licença remunerada de 15 dias de calendário antes da data prevista do parto. 
  • O aumento da reserva do posto de trabalho até três anos no caso de afastamento tanto para o cuidado dos filhos como de um familiar até segundo grau de parentesco, podendo acessar formação profissional. 
  • A constituição de um comitê empresarial de vigilância do cumprimento das medidas de conciliação e igualdade de oportunidades.

A mobilidade interna promovida pelo grupo: fundamental para a motivação dos nossos funcionarios.