O QUE SIGNIFICA 'KNOWMAD'?

'Knowmads', o perfil empresarial do futuro já está aqui

#alto rendimento #competências profissionais #produtividade profissional

Em um ambiente profissional em permanente evolução, existe um perfil que, segundo os especialistas, é o que melhor se adapta a esse novo contexto. São os knowmads, do inglês knowledge nomads ou nômades do conhecimento. São trabalhadores que se destacam pela sua flexibilidade, criatividade e espírito colaborativo. Além disso, eles são apaixonados por seus trabalhos e para os quais não existem fronteiras.

John Moravec, professor e pesquisador da Universidade de Minnesota, criou esse termo numa palestra TED em 2013; mas o que é knowmad? O que este perfil tem para dar às empresas? O surgimento deste profissional, cada vez mais demandado, está ligado à evolução do mercado de trabalho. Num ambiente em rápida mudança, marcado pelas inovações tecnológicas, pelas operações a nível global e pelo acesso quase imediato a uma quantidade incrível de dados, as empresas demandam perfis cada vez mais flexíveis, criativos e com uma alta capacidade de adaptação.

UM TIPO DE PERFIS PROFISSIONAIS NA ERA TECNOLÓGICA

Os desenvolvimentos em IT supuseram uma espécie de quarta revolução industrial, e Quarta Revolução Industrial, e as empresas e o mercado de trabalho tentam se adaptar a essas inovações. Os perfis que tradicionalmente eram mais demandados agora já não são tanto; agora os especialistas em tecnologia dominam os rankings de profissionais mais perseguidos ano após ano.

Tendências do mercado de trabalho.#RRSSTendências do mercado de trabalho.

 VER INFOGRÁFICO: Tendências do mercado de trabalho [PDF]

O rápido e fácil acceso a dados faz que as empresas de todos os setores voltem a solicitar os serviços de profissionais que sirvam de apoio na análise desses dados para seus departamentos mais técnicos. Perfis que durante décadas tinham estado, de certo modo, relegados ao âmbito acadêmico, como matemáticos ou estatísticos, agora têm um espaço no mercado de trabalho.

O surgimento de novas tipologias de negócio também fez com que a venda consultiva seja —em oposição ao impessoal do mundo online— um trunfo importante para muitas empresas. Portanto perfis de cunho comercial e consultoria voltam a ter seu valor no mercado de trabalho, adaptando-se sempre às novas ferramentas tecnológicas e de marketing.

GESTÃO DO CONHECIMENTO E O TRABALHADOR DO FUTURO

Os knowmads são profissionais que cresceram profissionalmente na época digital, com características associadas o conhecimento que, independem de sua idade, setor ou do fato de se são freelances ou trabalhadores de uma empresa, permitem-lhes deslocar-se entre áreas ou projetos sem dificuldade.

Para os especialistas, o knowmad se faz, mas também nasce: é curioso por natureza, criativo, aberto e sociável e entende qualquer experiência — inclusive erros — como uma fonte de aprendizagem. Knowledge + Nomad: a matéria-prima sobre a qual o knowmad baseia a sua atividade é o conhecimento sempre atualizado, sobre uma disciplina determinada, e que se destaca por valorizar o serviço de qualquer equipe, projeto ou empresa com a qual interaja.

Hoje, diante a rapidez do mundo globalizado e hipertecnológico, as empresas devem reagir de forma ágil com relação às demandas do mercado e, por isso, a porcentagem de serviços que terceirizam é cada vez maior. Do mesmo modo, cada vez é mais frequente que as empresas optem por incluir nas equipes especialistas externos que estão atualizados com as últimas tendências. Destacam-se perfis com características propias do knowmads.

CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES DE UM AUTÊNTICO 'KNOWMAD'

O knowmad, independentemente de seu setor ou idade, tem uma série de habilidades muito valorizadas pelas empresas:

 Domina a informação, compartilha e sabe extrair o mais relevante para cada projeto.

 Pode trabalhar em diferentes ambientes e países porque para eles não existem as fronteiras físicas.

 É um nativo digital: usa a tecnologia ao fazer seu trabalho e conhece as últimas tendências.

 É criativo e inovador, fornece soluções que significam um plus para a empresa com a qual colabora.

 Está apaixonado pelo seu trabalho, gosta do que faz e o demonstra.

 É curioso e inquieto. Está em permanente formação e aproveita para atualizar entre projeto e projeto.

 A flexibilidade é resiliência a sua maior arma, adaptando-se a qualquer situação. Também tolera o fracasso e aprende dele.

 Trabalha em equipe, dá grande importância aos contatos e tem uma grande capacidade para criar redes (networking).

Conectar e interpretar, comunicar ou tirar aquilo que é bom de um erro, trabalhar com qualquer equipe e em qualquer lugar. Um knowmad é capaz disso e muito mais, é por isso que esses nômades do conhecimento chegaram para ficar.