Fernando de Noronha

Fernando de Noronha: compromisso com a sustentabilidade

Projetos Iberdrola Neoenergia

Essa ilha, localizada a aproximadamente 545 km de Recife, capital do estado de Pernambuco, fica na área de concessão da CELPE, distribuidora do grupo Neoenergia* — a filial do grupo Iberdrola no Brasil —. Diante dos desafios de gerar e distribuir energia em um ecossistema tão belo quanto delicado, a Neoenergia desenvolve soluções energéticas sustentáveis e inteligentes.

Clique para ver o video.

Fernando de Noronha (Brasil). Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

Fernando de Noronha, um santuário natural

O arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha está localizado na região Nordeste do Brasil, nas águas do Oceano Atlântico. A única ilha habitada e a maior de todas, com uma superfície aproximada de 17 km2, é um santuário ecológico reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural desde 2001.

Devido às suas águas ricas em nutrientes, o arquipélago de Fernando de Noronha é uma localização de grande importância para a alimentação e reprodução de espécies como o atum, o tubarão, a tartaruga marinha e de diferentes mamíferos marinhos. Da mesma forma, essas ilhas atlânticas brasileiras abrigam a maior concentração de aves marinhas tropicais do Atlântico Ocidental.

No meio desse ecossistema tão rico e delicado, a filial brasileira do grupo realiza diferentes projetos de P&D e eficiência energética, todos eles completamente alinhados à Política de gestão sustentável e ao compromisso com um modelo de negócio energético sustentável da Iberdrola.

A aposta na sustentabilidade situou o grupo Iberdrola como referência em índices como o Dow Jones Sustainability Index,FTSE4Good ou o Climate Disclosure Leadership Index. Igualmente, e em consonância com sua atividade, o grupo foca seu esforço no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13: ação pelo clima.

 Índices de sustentabilidade(**) Nota

Usinas fotovoltaicas para ser mais sustentável

10% da energia consumida no arquipélago provém das usinas solares Noronha I e Noronha II:

  • Noronha I foi inaugurada em julho de 2017 com um total de 1.644 painéis fotovoltaicos. Situada no Comando da Aeronáutica e com uma extensão aproximada de 5.000 m2, essa instalação renovável atinge uma potência instalada de 400 kW e gera aproximadamente 600 MWh/ano.
  • Noronha II, por sua vez, foi inaugurada em 2018 no estado de Pernambuco. Os 1.836 módulos de silício policristalino foram instalados em uma área de concreto de 8.000 m2 construída em 1958 para a captação de águas pluviais. O sistema que converte a radiação solar em energia elétrica tem uma potência instalada de 550 kW e gera aproximadamente 800 MWh/ano.

 

Para que os habitantes e turistas da ilha compreendam a importância das usinas solares fotovoltaicas, a Neoenergia criou um ambiente de realidade virtual: o espaço Sala de Aula de Energia favorece um conhecimento mais didático, inovador e acessível.

Assim, e de uma forma totalmente virtual, é possível fazer um tour de 360º pelas usinas de Noronha I e Noronha II, sendo possível receber treinamento sobre eficiência e segurança.

Noronha
Localização das usinas fotovoltaicas e das placas solares em Fernando de Noronha.

Além de bela e sustentável, inteligente

Fernando de Noronha foi o lugar escolhido pela Neoenergia para a instalação de uma infraestrutura de redes inteligentes com operações nas áreas de medição e telecomunicação, assim como da tecnologia da informação e automatização.

Graças à empresa energética de Pernambuco — CELPE —, os imóveis e a rede de distribuição da ilha dispõem de modernos equipamentos que possibilitam a coleta de uma imensa quantidade de dados para seu posterior estudo, análise e avaliação graças à instalação de 816 medidores de energia bidirecionais. Na prática, essa rede inteligente (REI) permite que os clientes tenham um maior controle do consumo de energia e que a Neoenergia possa acessar o sistema à distância, identificando e resolvendo qualquer tipo de incidente que ocorra nos processos operacionais do arquipélago.

Do ponto de vista ambiental, esse projeto de redes inteligentes estimula o uso da microgeração distribuída e contribui para a diversificação da matriz energética do arquipélago.

Com a mobilidade elétrica

Visando diminuir a emissão de gases poluentes no arquipélago, a CELPE adquiriu um carro elétrico que é abastecido em uma ecoestação com placas fotovoltaicas. Só com esse veículo já será possível evitar a emissão de 1,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

noronha
Carro elétrico da CELPE (grupo Neoenergia).

 Plano de Mobilidade Sustentável da Iberdrola

 Comprometidos com os ODS

   

 

 

* Neoenergia, S.A. está participada indirectamente en un 50% + 1 acción por Iberdrola, S.A.

** Disponível na versão em espanhol.