RANKING MERCO TALENTO 2019
Iberdrola, empresa líder do setor energético em capacidade para atrair e manter talentos
#emprego #competências profissionais
Conforme o ranking Merco Talento 2020, a Iberdrola foi reconhecida como uma das quatro empresas com maior capacidade para atrair e manter talento na Espanha. Além disso, obteve o segundo lugar no setor de energia, gás e água, totalizando já 14 anos consecutivos nas primeiras posições. Para as pessoas, a atratividade da empresa é consequência de sua aposta na igualdade, conciliação e treinamento.





O objetivo da Merco Link externo, abra em uma nova aba. é incentivar a melhoria da gestão de recursos humanos nas empresas, por isso, desde o ano 2000 conta com um dos índices mais importantes em âmbito mundial. O ranking, baseado em uma metodologia multistakeholder com diversas métricas e elementos de avaliação, permite compreender melhor as aspirações dos trabalhadores, além de alinhar valores e objetivos pessoais e corporativos. Portanto, o ranking Merco Talento se converteu num termômetro de visibilidade e atração para as empresas uma vez que mede a opinião de diversos públicos-alvo.
De acordo com o ranking Link externo, abra em uma nova aba. Merco Talento 2020, a Iberdrola obteve o quarto lugar na lista das 100 empresas com maior capacidade para atrair e reter o talento na Espanha. Além disso, em termos setoriais, o grupo obteve o segundo lugar no setor de energia, gás e água, totalizando 14 anos consecutivos nas primeiras posições.
Sem dúvida alguma, a atração e retenção do talento é atualmente uma questão pendente em âmbito global para inúmeras empresas. Mas afinal, o que as diferencia? Por que é tão complicado e ao mesmo tempo tão importante atrair pessoas qualificadas que compartilhem determinados valores? O que inclina a balança dos candidatos? A resposta é uma boa gestão de talentos. Bill Gates, fundador da Microsoft, não exagerava quando disse que se 20 pessoas concretas deixassem sua empresa, a Microsoft quebraria.
A IBERDROLA APOSTA NA IGUALDADE, CONCILIAÇÃO E TREINAMENTO
A Iberdrola mantém um firme compromisso com seu capital humano como principal ativo e chave de seu sucesso, apostando em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida de nossos funcionários. "As empresas são as pessoas", afirmou Ignacio Galán, Presidente do grupo Iberdrola. Para a empresa todos os funcionários são um ativo estratégico que contribuem, com seu esforço e talento, para a criação de um valor sustentável.
A política corporativa do grupo Iberdrola foca na criação de um âmbito favorável para as relações de trabalho, baseando-se na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade. Nesse sentido, em 2018, o Conselho de Administração assinou la Política de igualdade, diversidade e inclução. A igualdade de gênero faz parte dos valores essenciais da organização, respeitando a legislação vigente de cada país, seguindo as melhores práticas internacionais e incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5) aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O grupo Iberdrola trabalha para que seus funcionários recebam o treinamento necessário, pois assim poderão responder às exigências atuais de seu cargo, assim como poderão enfrentar as futuras exigências derivadas da implantação de novas tecnologias, equipamentos, instrumentos, etc., ou inclusive à necessidade de assumir maiores responsabilidades em sua área de atuação. Também zela pela difusão do conhecimento existente na empresa, pela aprendizagem contínua e pelo intercâmbio cultural, visando aumentar a eficiência operacional graças ao uso apropriado do capital intelectual, tal como se verifica em sua Política de Gestão do Conhecimento.
Link externo, abra em uma nova aba.
OS DADOS DO RANKING MERCO TALENTO
Para elaborar o ranking, a Merco Talento contou com a opinião de 22.570 trabalhadores, 7.366 universitários dos dois últimos anos de curso, 1.041 alunos de escolas de negócio, 8.300 cidadãos, 173 responsáveis pelos RH, 71 representantes de sindicatos e 49 headhunters. A avaliação desses públicos-alvo se concentrou em três valores fundamentais que determinam a atratividade em termos profissionais:
1. Qualidade do Trabalho: salário coerente, desenvolvimento profissional, conciliação, etc.
2. Marca Empregador: setor atrativo, admirada por valores, gestão e resultados, etc.
3. Reputação Interna: valores éticos e profissionais, igualdade e diversidade, etc.