COMO REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO

Reduza o seu consumo de plástico e atenue seu impacto no meio ambiente

A invasão dos plásticos no nosso planeta é uma realidade. Basta lembrarmos que a ilha de resíduos plásticos que flutua no oceano Pacífico já tem 1,6 milhões de km2. Se queremos preservar o planeta, chegou a hora de cada um nós agir.

O plástico se converteu numa presença constante nas nossas vidas. Está em todas as partes: embalagens de produtos, ingredientes de cosméticos, materiais têxteis, celulares, etc. Inclusive no chiclete que você pode estar mascando neste mesmo momento! A sua onipresença é tão grande que o mero fato de tentar deixar de usá-lo pode ser uma tarefa muito difícil para muitas pessoas. Portanto, para reduzir o consumo de plásticos é preciso mais do que uma mudança de hábitos, também é necessário mudar nossa mentalidade.

OS PLÁSTICOS, UM PROBLEMA GLOBAL

O fato de que cada vez mais governos propõem medidas para paliar seu impacto sobre o meio ambiente demonstra que os plásticos se tornaram um quebra-cabeça para o planeta. Para não ir mais longe, a Europa proibirá em 2021 a venda em seu território de plásticos de um só uso como canudinhos, talheres ou cotonetes. Para termos ideia da dimensão do problema, vejamos alguns dados objetivos:

  • Anualmente são produzidas 500 bilhões de garrafas de plástico no mundo.*
  • Em 2020 geraremos mais de 500 milhões de toneladas de plástico, 900% a mais do que em 1980.*
  • Já há mais de 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos.**
  • Em 2050, os oceanos poderiam conter mais plásticos do que peixes.***
  • Cada ano acabam nos mares e oceanos aproximadamente oito milhões de toneladas de plástico.*

Os plásticos de um só uso (que são a metade do plástico que utilizamos por ano) têm uma vida útil média de 12 a 15 minutos mas podem demorar até 500 anos para desaparecer, segundo a empresa Life Out Of Plastic (LOOP). O plástico sobreviverá a nós e nossos filhos. A boa notícia é que está nas nossas mãos, pois somos consumidores: podemos reverter esta situação. Temos o poder de conseguir que os fabricantes mudem sua forma de produzir. Como? Modificando a nossa forma de consumir.

Os plásticos de um só uso demoram quanto para se degradarem?#RRSSOs plásticos de um só uso demoram quanto para se degradarem?

 VER INFOGRÁFICO: Os plásticos de um só uso demoram quanto para se degradarem? [PDF]

 

Lute contra o plástico. Capture Lord Plastik! Participe.

CONSELHOS PARA REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICOS

Minimizar o consumo de plásticos é muito mais simples do que parece. A seguir, propomos vários conselhos que podem mudar sua vida e a do planeta:

 Evite os plásticos de uso único, tais como os canudinhos das bebidas

Os plásticos de um só uso, como pratos e talheres fabricados com esse material, tornam a nossa vida mais fácil, mas prejudicam gravemente o planeta. Este tipo de produto tem alternativas viáveis e é imperativo optar por elas.

 Se for fazer as compras de supermercado, não esqueça de levar uma sacola de tecido

Vamos ao supermercado pelo menos uma vez por semana para abastecer a geladeira. Se usarmos sacolas reutilizáveis cada vez que formos fazer compras (tecido, malha ou vime), a saúde do nosso planeta melhorará. A partir de agora não esqueça da sua antes de sair de casa.

 Recicle o chiclete porque... também são feitos de plástico!

A maioria dos chicletes comercializados atualmente inclui plástico na sua composição. Tente reduzir seu consumo e ponha-os no lixo adequado para serem reciclados. Você também pode optar por chicletes naturais e ecológicos.

 Compre mais alimentos a granel e menos produtos embalados

Os recipientes descartáveis inundam os supermercados (bandejas de poliestireno, garrafas PET, tetra paks, embalagens de plástico, etc.). Porém, há uma alternativa: cada vez mais estabelecimentos oferecem a possibilidade de comprar a granel.

 Substitua os tupperware de plástico por recipientes de vidro ou aço

Se você almoça no trabalho, o tupperware faz parte do seu dia. Propomos que mude sua rotina e prefira recipientes de vidro ou aço inoxidável. Além do planeta ficar agradecido, a sua saúde também o fará porque alguns destes objetos podem soltar substâncias nocivas.

 Ao estender a roupa utilize prendedores de madeira e não de plástico

Até as menores ações podem ter um grande impacto positivo no nosso planeta. Por exemplo, algo tão rotineiro como estender a roupa pode se tornar um ato extraordinário se trocarmos os prendedores de plástico pelos de madeira.

 Conscientize seus amigos e familiares sobre a importância de reduzir o consumo de plásticos

Se além de reduzir seu consumo de plásticos, você conseguir, com seu exemplo, que sua família, amigos e companheiros de trabalho também o façam, o impacto de suas ações pelo bem do planeta aumentará exponencialmente.

 Preste atenção e coloque os plásticos na lixeira de reciclagem correta

Às vezes, nosso ritmo de vida faz com que não prestemos atenção aos detalhes. Ao reciclar um resíduo plástico, este pode acabar na lixeira incorreta. Antes de colocar seus resíduos nas lixeiras, pare e pense qual é o lugar de cada um deles.

 Evite o uso de cosméticos que contenham microplásticos, compre uma escova biodegradável e vista-se com tecidos naturais

Atualmente o mercado oferece vários produtos alternativos sem plásticos e a oferta não para de crescer. Desde batons sem microplásticos ou escovas fabricadas com madeira até camisetas feitas com tecidos naturais.

 Aposte na reutilização e dê uma segunda oportunidade para certas embalagens

Se você não teve outra escolha que comprar uma garrafa de plástico ou um pack de plástico no supermercado, reutilize-os em vez de convertê-los em resíduos. A garrafa pode ser reutilizada tantas vezes como você quiser e o pack pode servir para guardar outros alimentos.
 

Seis acoes simples para reduzir o uso de plástico. Saiba mais. [PDF]

*Fonte: Greenpeace.

**Fonte: Parlamento Europeu.

***Fonte: Fórum Econômico Mundial.