LAGOM

Lagom, a receita sueca para a felicidade

Sociedade Transformação social

O estilo de vida Lagom, que teve origem na Suécia, transcendeu o mundo através das mídias sociais. Longe de nos incitar a evitar problemas como se eles não existissem, esta tendência nos convida a abraçar um estilo de vida baseado na moderação, na sustentabilidade e na intenção de viver sendo mais consciente das nossas necessidades. O objetivo é claro: alcançar nosso equilíbrio. Você se atreve a adotar esse estilo de vida?

O estilo de vida do lagom está baseado na moderação, na sustentabilidade e na tentativa de viver mais consciente de nossas necessidades.
O estilo de vida do lagom está baseado na moderação, na sustentabilidade e na tentativa de viver mais consciente de nossas necessidades.

Nos últimos tempos, muitas pessoas se declararam fiéis seguidoras da filosofia lagom, um conceito de origem sueca amplamente aceito em todo o mundo e que, segundo seus defensores, poderia ser a solução para alcançar a felicidade. Uma pessoa com uma atitude Lagom procura ter uma vida mais equilibrada e responsável consigo mesma e com tudo ao seu redor. Isto não significa necessariamente rejeitar qualquer prazer, mas tomar decisões conscientes e racionais tanto para nós mesmos quanto para o meio ambiente.

O QUE É LAGOM?

"Nem muito e nem pouco: apenas a quantidade certa. Esse ditado sueco resume, em poucas palavras, o que é esta filosofia. Lagom, pronunciado 'logom', define a quantidade perfeita, no meio-termo, uma abordagem já proposta por Aristóteles no século IV a.C. e que agora recupera sua importância. Mas isso vai muito além e, mais do que um estado, é um modo de vida que defende o prazer de compartilhar e a moderação para alcançar o bem-estar e a felicidade. Ele te incentiva a aproveitar as oportunidades que a vida te dá, a desfrutar cada momento de acordo com suas possibilidades e a não se arrepender do que você não tem. 

A escritora e editora Linnea Dunne, que publicou em 2017 o livro Lagom, a arte sueca para uma vida equilibrada, observa: "Um tipo de felicidade lagom não é exaltada nem eufórica, e claramente não é arrogante, mas contida. E é precisamente esta qualidade de equilíbrio que parece ser o segredo da felicidade verdadeira e sustentável". Por sua vez, Lola A. Åkerström aponta em seu livro Lagom, o segredo sueco para viver bem (2017) que esta filosofia busca "garantir que compensemos nossas necessidades de uma forma que constitua um convite à paz e à realização, além do que desejamos na vida". Ela acrescenta: "O que lagom pede para mim é estar mais consciente das minhas emoções, do meu corpo e do meu bem-estar.

Há várias teorias sobre a origem da palavra lagom, que não tem tradução em outros idiomas. O dicionário da Academia Sueca de Letras determina a etimologia como uma antiga declinação da palavra lag (lei), mas não estava necessariamente associada à estrutura legal, mas ao senso comum. Outra origem possível se refere a um costume viking. A palavra lagom vem de "laget om", uma expressão que eles usavam para especificar que se devia beber apenas a quantidade certa do chifre de hidromel para que todos tivessem uma parte igual.
 

LAGOM NA VIDA COTIDIANA

A filosofia lagom atravessa todos os aspectos da vida. Portanto, se você quiser aplicar seus métodos ou costumes, você deve trabalhar em cada um deles. Aqui estão algumas propostas:

 

 Concilia, descansa
Lagom promove o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Se as circunstâncias do seu trabalho te impedem de alcançar essa conciliação, tenha claro que existem limites para seu horário de trabalho e dedique seu tempo livre a outras tarefas como praticar esportes.

Se você sofre de estresse, aprenda a ouvir seu corpo e descansar um pouco. Os suecos têm o fika paus, que consiste em fazer uma pequena pausa para tomar um café, conversar com os companheiros de trabalho e relaxar. Um estudo realizado pela Escola de Negócios Hankamer da Universidade Baylor (EUA) em 2015 concluiu que as pessoas que fazem intervalos no trabalho têm mais energia, concentração e motivação, além de sofrer menos com dores de cabeça e nas costas. 

 

 Adote uma dieta moderada
A perspectiva de lagom implica manter uma dieta equilibrada, mas vai além disso e defende o consumo sustentável, ético e local, com produtos frescos e sazonais. Além disso, é importante se alimentar somente até ficar satisfeito, porque passar fome é tão ruim quanto exagerar na comida: lembre-se, o primordial é encontrar um meio-termo. 

 

 Cultive relacionamentos saudáveis
Lagom busca o consenso e prioriza escutar o outro. As relações baseadas neste estilo de vida fomentam a lealdade, a autossuficiência e a capacidade de respeitar o espaço de cada indivíduo.

 

 Arrume sua casa e jogue coisas fora
Livre-se de tudo o que você não precisa. O estilo de vida lagom propõe que para cada coisa que entre na sua casa, outra saia. Dessa forma, você só manterá os seus pertences práticos, arrumados e organizados por espaço. Essa filosofia também incentiva a pintura das paredes em cores suaves como branco, cinza ou tons de terra para ganhar luz. O fator-chave é alcançar o minimalismo e a serenidade.

 

 Consumir de forma consciente
"Não é mais feliz aquele que mais tem, mas sim aquele que menos necessita". Esta é a base desta filosofia, que o levará a consumir menos, a respeitar mais os recursos e a economizar. As compras restritas te ajudarão a valorizar o que você tem em vez de dar prioridade ao que você quer. Além disso, é melhor gastar em algo bom e duradouro do que em algo mal feito. 

 

 Pratique a desintoxicação tecnológica
Aprenda a desconectar. De vez em quando, desligue seu celular e aproveite o momento. Você não precisa estar sempre disponível para os outros: dar prioridade à sua disponibilidade te ajudará a se reconectar com seu eu interior. Desintoxicar e ficar longe das redes sociais permitirá que você relaxe.

 

 Respeite o meio ambiente
Lagom promove uma relação íntima com a natureza e incentiva a ser consciente do papel humano na atuação por um planeta mais sustentável. Recicle, reutilize e dê uma nova vida a objetos usados. Evite o consumo de plásticos e materiais não recicláveis.

 

 Aplique a slow life
Tenha uma vida simples e sem pressa e dê a cada tarefa o tempo que ela merece para desfrutar dos pequenos prazeres da vida. Manter o equilíbrio entre seu corpo, mente e espírito ajuda a estabelecer seus limites e isso é alcançado ao cuidar de aspectos essenciais como alimentação, sono, exercício básico e vida social.

OS BENEFÍCIOS DO LAGOM

A longevidade humana depende em grande parte de como vivemos. Um grupo de pesquisadores da Califórnia (Estados Unidos) realizou um estudo, publicado em 2018 na revista Genetics, que concluiu que alguns aspectos como o estilo de vida têm uma influência de 93% no que se refere a viver por mais tempo, enquanto os genes desempenham um papel de apenas 7%

Vantagens de aplicar lagom no dia a dia.
Vantagens de aplicar lagom no dia a dia.

  VER INFOGRÁFICO: Vantagens de aplicar lagom no dia a dia [PDF]

Os maus hábitos têm um impacto negativo em nosso bem-estar. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde afirma que um estilo de vida sedentário duplica o risco de sofrer doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e obesidade, entre outras patologias. E aponta, juntamente com a Organização Internacional do Trabalho, que trabalhar mais de 55 horas por semana está associado a uma chance 35% maior de sofrer um acidente vascular cerebral e um risco 17% maior de morrer de doenças cardíacas. 

Os defensores da filosofia lagom argumentam que, com este estilo de vida, você pode viver uma vida mais saudável e feliz, visto que ele melhora o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, dedica tempo para hobbies e exercícios físicos, cuida das relações sociais e mantem una casa arrumada. Além disso, eles indicam que quando você aprende a se organizar de acordo com esta filosofia e não deixa sua mente fluir em um ritmo frenético, você pode levar sua vida de uma maneira mais autêntica, aceitando e lidando com as experiências boas e ruins, e vivendo no presente.