COP23

Descubra os elementos-chave da nova Cúpula das Nações Unidas sobre mudanças climáticas

De 6 a 17 de novembro 2017 realiza-se em Bonn (Alemanha) a COP23, a Conferência mais importante das Nações Unidas sobre o combate às mudanças climáticas.

Sede da ONU em Bonn (Alemanha).Sede da ONU em Bonn (Alemanha).

O principal objetivo da COP23, que contará com a participação de mais de 20.000 pessoas de quase 200 países, consistirá em unir esforços para impulsionar a implementação do Acordo de París sobre a mudança climática e para adotar medidas que permitam que o aumento da temperatura no fim deste século se situe entre 2 e 1,5 graus relativamente aos níveis pré-industriais. Essa é a fronteira fixada pelos cientistas, para que as consequências do aquecimento global não sejam tão adversas. Para consegui-lo, os países signatários se comprometeram a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e em Bonn todos os esforços se concentrarão na elaboração de diretrizes para colocarem em funcionamento questões tão importantes quanto a transparência, o financiamento, a adaptação ou a tecnologia.

Acordo de París.#RRSSAcordo de París.

 VER INFOGRÁFICO: Acordo de París [PDF]

O Campus Climático de Bonn

A COP23 é organizada sob um conceito realmente inovador: uma conferência, duas zonas. Dessa forma, durante as duas semanas em que a Cúpula será realizada, a cidade se converterá em um Campus Climático organizado em duas grandes áreas: a Zona Bula e a Zona Bonn.

  • Zona Bula: faz referência à palavra de boas-vindas usada na cultura das Ilhas Fiji e será composta pelo Centro Mundial de Conferências de Bonn, o Campus das Nações Unidas e uma vasta área atrás do edifício Deutsche Welle na cidade alemã. Aqui será o local onde os diferentes Governos manterão suas conversas.
  • Zona Bonn: sficará localizada no coração verde da cidade (Rheinaue Park) e agrupará os principais eventos de ação climática, assim como as exposições organizadas pelo país anfitrião e pela ONU. Esse espaço será o alto-falante para a divulgação das medidas contra a mudança climática que estão sendo implementadas em todo o mundo. A zona Bonn também será um espaço para o intercâmbio de conhecimentos, o fomento da capacidade e o networking.

Mais de 800 pedidos de eventos

A COP23 despertou um enorme interesse, com base no grande número de pedidos apresentados pelas organizações que querem realizar eventos paralelos. O número de pedidos chegou a 830, muito mais do que os recebidos para a COP22 realizada em Marrakech.

Entre os solicitantes há representantes de empresas, grupos ambientais, associações de agricultores, grupos indígenas, governos locais, instituições de pesquisa e sindicatos, assim como diferentes organizações de mulheres e jovens.

Segundo Patricia Espinosa, secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, “este entusiasmo evidencia o importante apoio existente em relação ao Acordo de Paris e sua implementação”.

 O compromisso ambiental da Iberdrola

 A Iberdrola e a COP21(*) Nota

 A Iberdrola e a COP22(*) Nota

 A Iberdrola e a COP23(*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.