FOTOGRAFIA DA NATUREZA

Os melhores fotógrafos da natureza do mundo

Por meio de suas câmeras, eles nos convidam a proteger e cuidar do nosso planeta e de todos os seres vivos que vivem nele. Conheça o poder do trabalho de alguns dos expoentes mais importantes desse gênero fotográfico.

A chocante imagem de um rinoceronte preto morto por caçadores furtivos levou o artista sul-africano Brent Stirton a ser proclamado como vencedor absoluto do Wildlife Photographer of the Year 2017 (WPY), organizado pelo Museu de História Natural de Londres e considerado um dos concursos de fotografia de vida selvagem e natureza mais prestigiados do mundo.

SELEÇÃO DE FOTÓGRAFOS VENCEDORES DOS WPY 2017

Você ainda se questiona por que as fotografias de paisagens e fauna nos fascinam?

A NATUREZA FALA ATRAVÉS DE IMAGENS

Fotos como as anteriores nos emocionam, nos comovem. Marc Adamus, um dos fotógrafos mais renomados nessa área e vencedor do prêmio Art Wolfe Award pela Landscape Photography 2014, afirma que "em todos nós existe uma profunda conexão com a natureza que não pode ser comparada a nada neste mundo". Para captar e transmitir essa conexão, Isabel Díez San Vicente, menção de destaque no concurso European Wildlife Photographer of the Year 2008, trabalha sempre sozinha. Como ela própria reconhece, "descobrir imagens invisíveis exige ter a alma e a mente muito focadas naquilo que desejamos fotografar".

Ambos são herdeiros, assim como milhares de fotógrafos da natureza, de grandes mestres como Ansel Adams, artista que refletiu — em preto e branco — a grandeza e a imponência do Parque Nacional de Yosemite, ou John Saw, escolhido pela Nikon como Leyend behind the Lens em 2002 e famoso por ter conseguido imagens intensas com elementos mais simples. Outra referência, James Stanfield, escolhido por quatro anos consecutivos como o fotógrafo do ano pela The White House News Photographers Association, prefere retratar a força da natureza: "Que me deem nevoeiro, chuva, neve ou furacões! Os dias ensolarados entediam".

O importante é estar preparado e atento para aproveitar todas as oportunidades. Foi justamente isso que salvou a vida do afegão Atif Saeed, cujos trabalhos são publicados constantemente em todo o mundo. Um dia, ele saiu do carro durante um safári para fotografar um leão que rugia a alguns metros, e o felino o atacou. Atif saltou in extremis dentro do carro. Seu equipamento ficou totalmente destruído, mas conseguiu uma foto impactante.

MAIS FOTÓGRAFOS PREMIADOS EM 2017

O Wildlife Photographer of the Year 2017 (WPY) não é o único prêmio desse gênero. O IMS Photo Contest 2017, o National Geographic Nature Photographer of the Year 2017 ou o Nature Photographer of the Year (NPOTY) também nos presenteou com algumas das fotografias mais impressionantes de 2017.

Mas o objetivo de qualquer fotógrafo da natureza vai muito além de conseguir as melhores imagens ou de concorrer aos prêmios internacionais mais renomados. Na maioria das vezes, tem mais a ver com conscientizar sobre o meio ambiente e mostrar que é necessário cuidá-lo e protegê-lo.

 Comprometidos com os ODS: 7, 13 e 15 (*)

 A Iberdrola com a cultura

   

(*) Disponível na versão em espanhol.