MONUMENTOS DO MUNDO

Conheça os melhores monumentos naturais e históricos do mundo

A natureza e o homem criaram lugares maravilhosos, capazes de tirar o fôlego de qualquer um. Conheça alguns dos mais visitados do mundo. Que tal nos acompanhar?

OS MONUMENTOS MAIS VISITADOS DO MUNDO

Existem mais de 7.000 parques nacionais no mundo e 1.073 lugares listados como Patrimônio Mundial da UNESCO. A lista de destinos que podemos viajar é praticamente interminável, e o turismo é uma atividade cada vez mais concorrida: 1,3 bilhão de pessoas visitaram outro país durante o ano de 2017, de acordo com a Organização Mundial do Turismo.

Chegadas de turistas internacionais em 2017.#RRSSChegadas de turistas internacionais em 2017.

 VER INFOGRÁFICO: Chegadas de turistas internacionais em 2017 [PDF]

O turismo de natureza e aventura — também conhecido como ecoturismo — registra um crescimento notável nos últimos anos. Em 2017, já representava 15% do total, enquanto em 2010 essa taxa era de 5%. Esse crescimento também se deve à declaração de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável pela Organização das Nações Unidas, visando que o setor se comprometesse com a sustentabilidade nas áreas econômica, social e ambiental.

O viajante que busca o contato com a natureza e se surpreender com as maravilhas esculpidas pelo mundo tem muitos destinos para visitar. Destacam-se:

  • Ayers Rock: um monólito rochoso localizado no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Austrália), um lugar sagrado para os aborígenes.
  • Pamukkale: cestas cascatas petrificadas, conhecidas como 'castelos de algodão', estão localizadas em Denizli (Turquia) e formam um dos mais impressionantes conjuntos de piscinas termais do mundo.
  • Geleira Perito Moreno: a maior reserva de água doce do planeta Terra fica na Argentina e faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, uma extensão gelada rodeada de montanhas e florestas.
  • Calçada dos Gigantes: uma das paisagens mais impressionantes da Irlanda, formada por um total de 40.000 colunas de basalto solidificadas após o resfriamento da lava vulcânica.
  • Gruta de Jeita: duas cavernas de pedra calcária ligadas por um túnel de nove quilômetros de comprimento. A cavidade inferior está alagada por um rio subterrâneo que abastece mais de um milhão de libaneses.

OS MONUMENTOS NATURAIS MAIS BONITOS DO MUNDO

Por outro lado, o turismo cultural representa 37% do setor (dados de 2016). Os 20 museus mais visitados do mundo receberam, durante o ano de 2018, um total de 107,8 milhões de visitas, de acordo com o último relatório TEA/AECOM Theme Index and Museum Index [PDF].

O viajante que quiser se surpreender com as obras de arte esculpidas pelo homem também tem muitos lugares para conhecer. Os destaques são:

  • Grande Muralha da China: considerada a maior obra de engenharia do mundo, essa antiga fortificação chinesa alcança 7.000 km de comprimento, desde a fronteira com a Coreia até o deserto de Gobi.
  • O Coliseu: anfiteatro construído durante o século I d.C. no centro da cidade de Roma como palco das lutas de gladiadores e espetáculos públicos.
  • A Alambra: a construção árabe mais espetacular e famosa do mundo abriga um conjunto de palácios, jardins e até uma fortaleza que servia de alojamento para a corte do Reino nasrida de Granada (Espanha).
  • Taj Mahal: mausoléu construído durante a primeira metade do século XVII nas margens do rio Yamuna (Índia) com uma extensão aproximada de 17 hectares. Inclui uma grande mesquita, uma casa de convidados e extensos jardins.
  • Torre Eiffel: estrutura de ferro feita para a Exposição Universal de 1889 em Paris, às margens do rio Sena. É o símbolo da França e de sua capital e é o monumento que cobra para entrar mais visitado do mundo.

AS CONSTRUÇÕES MAIS IMPRESSIONANTES FEITAS PELO HOMEM

 Turismo sustentável: pisar sem deixar pegadas (*)

   

(*) Disponível na versão em espanhol.