DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2020

Desenvolvemos mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade em todo o mundo desde 2018

#natureza #sustentabilidade ambiental

Coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente — que, com o lema A hora da natureza, se concentra neste ano na proteção da biodiversidade —, o grupo Iberdrola publicou seu Relatório de Biodiversidade 2018-2019, onde reflete seu compromisso com a preservação de ecossistemas saudáveis como elemento essencial para o crescimento sustentável. Neste sentido, a companhia realizou mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade nos últimos dois anos: 650 em 2018 e mais de 800 em 2019.

 Todas as informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

PERDAS LÍQUIDAS NULAS EM TERMOS DE BIODIVERSIDADE ATÉ 2030

O grupo Iberdrola, referência internacional no combate contra as mudanças climáticas e líder mundial em energias renováveis, materializa seu compromisso com a biodiversidade em sua Política de biodiversidade, cujo objetivo último é a conservação da biodiversidade no planejamento e posterior desenvolvimento de todas as atuações da companhia. Neste sentido, a Iberdrola assumiu o compromisso de alcançar perdas líquidas nulas em termos de biodiversidade até 2030.

Para tal, o grupo continuará aplicando os melhores padrões de proteção baseados na hierarquia de mitigação e trabalhará guiado pela comunidade científica, administração e organizações não governamentais no desenvolvimento e implementação de metodologias de quantificação do impacto à biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos. Além disso, seguirá promovendo a preservação da biodiversidade, colaborando com seus Stakeholders em projetos de conservação.

PRINCIPAIS PROJETOS DE PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO GRUPO IBERDROLA

 Adaptação de linhas elétricas

Na Espanha, adaptamos dezenas de milhares de postes em áreas declaradas de proteção da avifauna para evitar eletrocussões e desenvolvemos mais de 2.700 atuações de manutenção e renovação de linhas elétricas para reduzir qualquer tipo de riscos.

 Proteção da vegetação

Destinamos 40 milhões de euros nos dois últimos anos para proteger a vegetação na Espanha, através de iniciativas como Flash, que permitiu revisar cerca de 30.000 quilômetros de linhas elétricas só em 2019.

 Plano ambiental da usina de Núñez de Balboa

Graças ao plano de proteção ambiental da usina fotovoltaica de Núñez de Balboa (Espanha), evitou-se o impacto em espécies de orquídeas de interesse especial, excluiu-se da zona do projeto uma área de observação de aves, desenvolveu-se um Plano de Conservação ao redor de dois banhados pecuários e colocaram-se caixas-ninho em todos os postes da linha, entre outras ações.

 Proteção dos marsuínos no Mar do Norte

Durante a construção do parque eólico offshore East Anglia ONE, em águas britânicas do Mar do Norte, aplicou-se um Protocolo específico de mitigação de mamíferos marinhos (MMMP) para evitar o reduzir ao mínimo o risco de lesões ou perturbações nos mamíferos marinhos.

 Monitoramento do condor californiano

No parque eólico de Manzana na Califórnia (Estados Unidos), colocou-se, na maioria dos condores do estado, tecnologias de radiofrequência e GPS para rastrear seus movimentos.

 Conservação do Cânion de Fernández

A Iberdrola desenvolve um projeto para conservar e proteger o Cânion de Fernández, uma das reservas naturais mais importantes do norte do México.

 Corredor de biodiversidade em Iguaçu

La usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu (Brasil), criou-se um corredor de biodiversidade que conectará áreas de floresta e de conservação permanente da usina com os espaços protegidos do Parque Nacional do Iguaçu.

 Plano ambiental da gigabateria do Tâmega

A companhia possui 1.000 estações de amostragem e oito técnicos de meio ambiente na obra e 20 biólogos que fazem monitoramentos contínuos da fauna e flora na área do complexo hidrelétrico do Tâmega (Portugal). Além disso, neste projeto foram transferidos mais de 68.000 exemplares de anfíbios, moluscos, peixes, répteis, aves, mamíferos e flora protegida.


 Como protegemos a biodiversidade em alguns de nossos projetos mais emblemáticos?
 

ATIVIDADES DO GRUPO IBERDROLA NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

  • sub COMPLEXO EÓLICO CAVAR Complexo eólico Cavar.

    Implementamos Cavar, o primeiro grande complexo eólico da Espanha após a emergência sanitária

    A Iberdrola colocou em funcionamento em Navarra o complexo eólico Cavar, a primeira grande instalação desse tipo na Espanha após a crise sanitária. Com 111 megawatts (MW) de potência instalada, também é a maior usina eólica construída pela empresa no país desde o ano 2012. Dessa forma, e coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Iberdrola continua avançando para uma recuperação verde.

    Download
  • sub 'RACE TO ZERO' Race to zero.

    Apoiamos a 'Race to Zero', uma aliança global visando unir forças em prol de uma economia neutra em carbono em 2050

    A Iberdrola, em apoio à agenda climática global, se somou à aliança global Race to Zero, promovida pela ONU, pela presidência da COP26 e pelos climate champions da referida COP e da COP25 realizada em Madri, Nigel Topping e Gonzalo Muñoz, respectivamente. Seu lançamento coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Download
  • sub NOVO RELATÓRIO DE BIODIVERSIDADE Relatório de Biodiversidade.

    Publicamos o Relatório de Biodiversidade 2018-2019

    Coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, o grupo Iberdrola lançou seu Relatório de Biodiversidade 2018-2019, no qual expõe os diferentes programas e iniciativas que desenvolveu em todo o mundo durante os últimos dois anos para proteger os ecossistemas e a biodiversidade.

    Download
  • sub COMPROMISSO AMBIENTAL DA AVANGRID World Environment Day.

    Protegemos os habitats, geramos energia limpa e preservamos nosso patrimônio cultural

    Coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Avangrid Renewables — filial do grupo Iberdrola nos Estados Unidos — criou um espaço dentro de seu site para informar sobre as ações que está desenvolvendo, juntamente com sua fundação, para melhorar o meio ambiente.

    Download
  • sub IBERDROLA MÉXICO, COM A BIODIVERSIDADE Biodiversidade.

    A antecipação, chave de nosso compromisso ambiental

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Iberdrola México destaca os compromissos assumidos e as ações desenvolvidas para que sua atividade de geração de energia também contribua para cuidar do meio ambiente.

    Download
  • sub NEOENERGIA E A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Parque eólico.

    Promovemos iniciativas que atendam às necessidades do presente sem comprometer o futuro

    A Neoenergia, filial brasileira da Iberdrola, comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente com a publicação de uma página dentro de seu site onde reafirma seu compromisso e respeito com a preservação dos ecossistemas e recursos naturais em suas diferentes áreas de atuação.

    Download
  • sub APOIO DO ESPORTE FEMININO

    Nossas atletas com o Dia Mundial do Meio Ambiente

    A jogadora de futebol feminino Amanda Sampedro, a karateca Sandra Sánchez, a jogadora de badminton Carolina Marín e a atleta María Vicente — integrantes do programa Universo Mulher, do qual a Iberdrola é a principal promotora — também se uniram à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, fazendo um chamamento para que todos "façam sua parte" para cuidar do meio ambiente: ainda estamos a tempo de "curar o mundo".

    Download

COMPROMETIDOS COM O MEIO AMBIENTE E A BIODIVERSIDADE

Green Recovery.

Impulsionamos uma recuperação verde

O grupo defende a Green Recovery como caminho para uma recuperação verde após a COVID-19, o que resultará na proteção dos ecossistemas e da biodiversidade.
Avifauna.

Proteção da avifauna nas redes elétricas

A companhia lançou um novo Start-up Challenge para buscar soluções inovadoras que melhorem a convivência das redes elétricas com a fauna e a flora.
Respeitamos o meio ambiente.

Respeitamos o meio ambiente

A Iberdrola apoia seu modelo de negócio sustentável na economia circular, baseada na redução de emissões, na eficiência energética e na otimização de recursos.
Ecossistemas naturais.

Protegemos os ecossistemas naturais

A companhia incluiu em sua estratégia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles o 14 e o 15, focados em preservar a vida submarina e terrestre.
Compromiso climático.

Nosso compromisso climático

O grupo Iberdrola tem como objetivo reduzir a intensidade de suas emissões de CO2 em 50 % até 2030 e ser neutra em carbono em 2050.
Transição energética.

A Iberdrola antecipou-se em 20 anos à atual transição energética

A Iberdrola aposta em um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente que substitua a geração de energia com fontes poluentes por energias limpas.

TAMBÉM PODE LHE INTERESSAR...

Folhas.

Biodiversidade e saúde

A ONU alerta sobre a importância de valorizar o papel protetor da biodiversidade diante do risco de doenças infecciosas como a COVID-19.
Mudanças climáticas.

As mudanças climáticas aceleram a sexta extinção

Mais de 25.000 espécies, quase um terço das conhecidas, estão em perigo de extinção. As mudanças climáticas serão responsáveis por 8 % delas.
Chuva ácida.

A chuva ácida, um perigo real para os seres vivos

A chuva ácida provoca a acidificação do solo e das águas superficiais, o que tem efeitos devastadores nos ecossistemas e seres vivos.
Recursos naturais.

Exploração excessiva dos recursos naturais

Os recursos naturais são imprescindíveis para a subsistência, mas se forem consumidos a uma velocidade maior do que a de sua regeneração natural, podem esgotar-se.
Desmatamento.

As florestas, em perigo por causa do desmatamento

O desmatamento coloca em perigo determinados ecossistemas dos quais dependem a riqueza natural do planeta e sua capacidade para enfrentar as mudanças climáticas.
Polinizadores.

Os polinizadores naturais estão desaparecendo

A grande maioria dos cultivos de alimentos do mundo depende dessas espécies, ameaçadas pela agricultura intensiva, agrotóxicos, poluição e mudanças climáticas.
Recifes de corais.

As mudanças climáticas ameaçam os recifes de corais

Os cientistas calculam que quase 90 % desses superecossistemas poderiam se extinguir até 2050.
Países megadiversos.

Proteger os países megadiversos

10 % da superfície mundial abrange 70 % da diversidade biológica terrestre do planeta. É vital proteger esses países megadiversos.
Espécies exóticas.

Espécies exóticas invasoras

Estas espécies, que se introduzem em um meio que não é o seu até acabar colonizando-o, significam a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo.
Animais salvos da extinção.

Animais salvos da extinção

99 % dos animais que alguma vez habitaram o planeta já não existem. Porém, o conservacionismo ambiental conseguiu que algumas espécies sobrevivam.
Futuro de nosso planeta.

Como será a Terra em 2030?

As mudanças climáticas ameaçam o futuro de nosso planeta, mas ainda há tempo para nos adaptar a elas e mitigar seus efeitos.

 

Todas as informaçoes sobre

O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente e por que se comemora?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a data mais importante do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização e a ação ambiental em âmbito mundial. Consiste em uma plataforma global de divulgação pública que reúne governos, empresas, especialistas e cidadãos de mais de 150 países em torno de um assunto ambiental urgente e relevante.

A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente: Qual é seu objetivo?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma poderosa para acelerar a ação ambiental. Seu objetivo é impulsionar os governos a adotarem medidas para preservar os espaços silvestres, conscientizar as empresas sobre a necessidade de desenvolver modelos mais ecológicos, exigir dos agricultores e fabricantes uma produção mais sustentável e fazer uma chamada à sociedade em geral para que reflita sobre a forma de consumo e como se pode avançar rumo a um futuro verde.

Em que data se comemora e quando aconteceu o primeiro?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho desde 1974. A data coincide com o início da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH) — também conhecida como Conferência de Estocolmo — realizada de 5 a 16 de junho de 1972. Foi a primeira grande conferência sobre assuntos ambientais e significou um ponto de inflexão para o desenvolvimento das políticas internacionais de meio ambiente.

Quem criou o Dia Mundial do Meio Ambiente?

A ONU proclamou a data de 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, meses após a Conferência de Estocolmo de 1972.

Qual é o tema deste ano?

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020 é a biodiversidade. A biodiversidade é a base que sustenta toda a vida do planeta e, consequentemente, afeta diretamente a saúde humana. Proporciona água e ar limpos, alimentos, medicamentos, etc. e nos permite resistir às doenças naturais e mitigar as mudanças climáticas.

O desmatamento, a agricultura intensiva, a invasão de habitats silvestres e as mudanças climáticas estão alterando o equilíbrio da natureza. De acordo com a ONU, seriam necessários 1,6 planetas Terra para satisfazer a demanda anual do ser humano. Por isso, se continuarmos nesse ritmo, a exploração excessiva dos recursos naturais e a perda da biodiversidade trarão graves consequências para a humanidade.

Consequências que, de fato, já ficaram evidentes após a recente pandemia da COVID-19, os incêndios florestais no Brasil, Califórnia e Austrália e a praga de gafanhotos no Chifre da África e que levaram a ONU a colocar o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020 na necessidade "urgente e existencial" de proteger a biodiversidade para evitar outras crises que poderiam acontecer num futuro não muito longínquo.

2020 também é um ano determinante para a preservação e restauração da biodiversidade. Foi concluído neste ano o Plano Estratégico para a Diversidade Biológica 2011-2020, aprovado em 2010 pelas Partes na Convenção da Diversidade Biológica (CDB), pelo qual os líderes mundiais se reunirão para renovar seus compromissos. Será na XV reunião da Conferência das Partes (COP15) da CDB, na qual fixarão os objetivos globais de proteção e restauração dos ecossistemas de todo o mundo até 2030 e onde se assinará um novo âmbito global.

Além disso, 2020 precede à Década das Nações Unidas sobre a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa através da qual a ONU pretende aumentar de forma considerável a recuperação de ecossistemas degradados e destruídos para lutar contra as mudanças climáticas e proteger a segurança alimentar, o fornecimento de água e a diversidade biológica.

Onde e como se comemora? Atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em todo o mundo. Por ocasião da emergência sanitária provocada pela COVID-19, este ano será comemorado de forma digital nas redes sociais. Você também pode participar, seguindo e utilizando as hashtags #PelaNatureza e #DiaMundialMeioAmbiente.

A cada ano há um país anfitrião?

Em 2020, o país anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente é a Colômbia, apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Governo da Alemanha.