5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Avançamos rumo à transição energética e à neutralidade climática, essenciais para a restauração dos ecossistemas
Natureza Eventos Energias renováveis
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2025, celebrado no dia 5 de junho, faz parte da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, uma iniciativa global para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. Plenamente alinhado com esse objetivo, o Grupo Iberdrola trabalha para ajudar a preservar ecossistemas saudáveis nas regiões onde desenvolve sua atividade.

Mais de 20 anos trabalhando com uma missão: deixar para nossas crianças um lugar melhor para viver (vídeo em espanhol)

No Dia Mundial do Meio Ambiente, reafirmamos nossos compromissos ambientais.
A transição energética, no centro de nossa ação climática
O compromisso da Iberdrola com a proteção e conservação das áreas naturais é desenvolvido de acordo com os princípios estabelecidos em sua primeira política de biodiversidade, criada em 2007 e renovada em 2024, e se baseia em anos de trabalho para integrar a consideração da biodiversidade na gestão e tomada de decisões do Grupo.
Neste sentido, há anos a Iberdrola tem implementado um plano de ação de biodiversidade baseado em quatro princípios de ação prioritários definidos na Política de Biodiversidade:
Proteger a biodiversidade e fazer um uso sustentável do capital natural, adotando uma hierarquia de conservação.
Promover o conhecimento dos ecossistemas para identificar, quantificar e valorizar os impactos das atividades do Grupo.
Colaborar com os Stakeholders, considerando suas necessidades de biodiversidade e participar em projetos de melhoria da biodiversidade.
Destacar e conscientizar sobre a importância da proteção e conservação da biodiversidade através de atividades de treinamento.
Energías renováveis para preservar os ecossistemas
A Iberdrola integra a conservação e promoção da biodiversidade em sua estratégia e promove as energias limpas responsáveis com a natureza como fonte de desenvolvimento sustentável. Um compromisso que se materializa em sua Política de biodiversidade e que a levou a estabelecer um ambicioso objetivo: alcançar zero perda líquida de biodiversidade em 2030, apostando, sempre que possível, no impacto líquido positivo nos novos desenvolvimentos de infraestruturas.
Entre 2022 e 2023, a empresa realizou mais de 1.600 ações de proteção da biodiversidade em todo o mundo, de acordo com o último Relatório de Biodiversidade 2024 [PDF] (versão em espanhol), combinando a instalação de projetos de energias renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidados da flora, da fauna e do patrimônio natural. A visão do Grupo é construir um modelo energético em harmonia com a natureza e a humanidade.



Instalação de colmeias nos arredores das usinas fotovoltaicas.


Todas as informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente e por que se comemora?
O Dia Mundial do Meio Ambiente é a data mais importante do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização e a ação ambiental em âmbito mundial. Consiste em uma plataforma global de divulgação pública que reúne governos, empresas, especialistas e cidadãos de mais de 150 países em torno de um assunto ambiental urgente e relevante.
A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente: Qual é seu objetivo?
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma poderosa para acelerar a ação ambiental. Seu objetivo é impulsionar os governos a adotarem medidas para preservar os espaços silvestres, conscientizar as empresas sobre a necessidade de desenvolver modelos mais ecológicos, exigir dos agricultores e fabricantes uma produção mais sustentável e fazer uma chamada à sociedade em geral para que reflita sobre a forma de consumo e como se pode avançar rumo a um futuro verde.
Em que data se comemora e quando aconteceu o primeiro?
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho desde 1974. A data coincide com o início da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH) — também conhecida como Conferência de Estocolmo —, realizada de 5 a 16 de junho de 1972. A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente 2025 ocorre 53 anos após esta reunião, que foi a primeira grande cúpula sobre questões ambientais e um ponto de inflexão no desenvolvimento de políticas internacionais de meio ambiente.
Quem criou o Dia Mundial do Meio Ambiente?
A ONU proclamou a data de 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, meses após a Conferência de Estocolmo de 1972.
Qual é o tema deste ano?
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2025 traz como tema central o combate à poluição plástica e a promoção de ações coletivas que contribuam para enfrentar esse desafio global.
Onde e como se comemora? Atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente 2025
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em todo o mundo com diversos eventos e atividades. Você poderá participar por meio das redes sociais seguindo e usando a hashtag #GeraçãoRestauração.
A cada ano há um país anfitrião?
Neste ano, a Coreia do Sul será o país anfitrião do evento, que acontecerá na Província Autônoma de Jeju, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Os 'Start-up Challenge' para solucionar desafios
A Iberdrola promove regularmente desafios conhecidos como 'Start-up Challenges' com o objetivo de proteger o meio ambiente. Consulte os últimos projetos neste link
Nosso objetivo de reflorestamento: 20 milhões de árvores em 2030

A Iberdrola conta com seu Programa Árvores, através do qual promove o plantio de 20 milhões de árvores durante esta década, o que permitirá capturar aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos. Até o momento, já plantamos 3,4 milhões de árvores, e esperamos chegar a 8 milhões de plantios até 2025.
O programa de Árvores tem três vertentes:
Conservação do patrimônio natural, visando mitigar e compensar os habitats afetados pela implantação de novas infraestruturas.
Regeneração e criação de valor natural, com a finalidade de reverter a perda de massa florestal mediante a promoção de iniciativas que permitirão plantar em terrenos próprios ou de terceiros.
Pesquisa e conscientização, através do Programa de Voluntariado da companhia e do apoio a projetos de P&D.
VER INFOGRÁFICO: Programa de Árvores da Iberdrola [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Comprometidos com o meio ambiente e os ecossistemas

Liderando a transição energética
Compromisso com um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente.

Referência em ação climática
A luta contra as mudanças climáticas tem estado no centro de nossa estratégia.

Respeitamos o meio ambiente
Apoiamos nosso modelo de negócio sustentável na economia circular.

Protegemos os ecossistemas naturais
Integramos o ODS 14 e o ODS 15, dedicados à preservação da vida terrestre e marinha.
TAMBÉM PODE LHE INTERESSAR...

Biodiversidade e saúde
A ONU alerta sobre a importância de valorizar o papel protetor da biodiversidade diante do risco de doenças infecciosas como a COVID-19.

As mudanças climáticas aceleram a sexta extinção
Mais de 25.000 espécies, quase um terço das conhecidas, estão em perigo de extinção. As mudanças climáticas serão responsáveis por 8 % delas.

A chuva ácida, um perigo real para os seres vivos
A chuva ácida provoca a acidificação do solo e das águas superficiais, o que tem efeitos devastadores nos ecossistemas e seres vivos.

Exploração excessiva dos recursos naturais
Os recursos naturais são imprescindíveis para a subsistência, mas se forem consumidos a uma velocidade maior do que a de sua regeneração natural, podem esgotar-se.

As florestas, em perigo por causa do desmatamento
O desmatamento coloca em perigo determinados ecossistemas dos quais dependem a riqueza natural do planeta e sua capacidade para enfrentar as mudanças climáticas.

Os polinizadores naturais estão desaparecendo
A grande maioria dos cultivos de alimentos do mundo depende dessas espécies, ameaçadas pela agricultura intensiva, agrotóxicos, poluição e mudanças climáticas.

As mudanças climáticas ameaçam os recifes de corais
Os cientistas calculam que quase 90 % desses superecossistemas poderiam se extinguir até 2050.

Proteger os países megadiversos
10 % da superfície mundial abrange 70 % da diversidade biológica terrestre do planeta. É vital proteger esses países megadiversos.

Espécies exóticas invasoras
Estas espécies, que se introduzem em um meio que não é o seu até acabar colonizando-o, significam a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo.

Animais salvos da extinção
99 % dos animais que alguma vez habitaram o planeta já não existem. Porém, o conservacionismo ambiental conseguiu que algumas espécies sobrevivam.

Como será a Terra em 2030?
As mudanças climáticas ameaçam o futuro de nosso planeta, mas ainda há tempo para nos adaptar a elas e mitigar seus efeitos.