EMPODERAMENTO DA MULHER

Comprometidos com o empoderamento da mulher

O grupo Iberdrola está comprometido com as melhores práticas internacionais em conciliação, igualdade e diversidade. Alinhados com nossas políticas, continuamos realizando diferentes iniciativas em todos os países onde operamos para aumentar a presença das mulheres no setor energético e na sociedade em geral.

A IGUALDADE, UMA REALIDADE NO GRUPO IBERDROLA

Na moderna gestão empresarial o capital humano é uma peça fundamental do sucesso corporativo. O grupo Iberdrola está comprometido com as melhores práticas internacionais neste âmbito. Só na Espanha, para exemplificar, dispomos de mais de 70 medidas para facilitar a conciliação da vida profissional e pessoal. Também reconhecemos como objetivo estratégico o desenvolvimento de relações de trabalho baseadas na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade. Particularmente, consideramos que a igualdade entre homens e mulheres faz parte dos valores essenciais da organização. Assim consta na nossa Política de Igualdade de Oportunidades e Conciliação e assim foi internacionalmente reconhecido: pelo terceiro ano consecutivo, estamos no 2020 Bloomberg Gender-Equally Index.

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola

A igualdade de oportunidades é uma realidade na empresa. Devemos falar de capacidades e não de gênero

REFERÊNCIAS NO EMPODERAMENTO DA MULHER

Na última década, a porcentagem de mulheres que trabalham no grupo Iberdrola teve um crescimento de 50 %, representando atualmente (no encerramento do Exercício de 2019) 23 % do quadro de funcionários e 20,1 % dos cargos executivos — 160 mulheres de 796 cargos executivos —.

 Representação das mulheres na Iberdrola [PDF]

Da mesma forma, a presença de mulheres no Conselho de Administração chega a 43 %, o que converte-a a primeira empresa do IBEX 35 em presença de mulheres em o Conselho de Administração, com seis mulheres de um total de 14 conselheiros: Samantha Barber, María Helena Antolín Raybaud, Georgina Kessel Martínez, Sara de la Rica Goiricelaya, Nicola Mary Brewer e Regina Helena Jorge Nunes.

Em consonância com a Política de Igualdade de Oportunidades e Conciliação, as filiais do grupo realizam diferentes iniciativas nos países onde estão presentes. Um exemplo claro é o da ScottishPower, que, em colaboração com a Equate Scotland, organização especializada em igualdade de gênero na Escócia, deu as boas-vindas em setembro de 2018 a seis empregadas como parte do Programa para a Reincorporação de Mulheres, (Returner Programme), uma iniciativa que ajuda as mulheres a desenvolverem sua carreira no setor STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) depois de uma pausa de dois anos ou mais sem trabalhar.

Programa para a Reincorporação de Mulheres.#RRSSAs empregadas do Programa para a Reincorporação de Mulheres: Nicola Anderson, Alison Proud, Carol Croft, Ujala Mustafa, Eva García-Penuela Castro e Gail Hughes.

Em comparação com os homens, a carreira das mulheres costuma ser interrompida com mais frequência por decisões como a gravidez e o cuidado dos filhos. Uma prolongada interrupção da vida profissional pode causar insegurança no momento de se reincorporar ao trabalho, especialmente devido à contínua evolução das novas tecnologias. O objetivo desse programa é fazer com que as mulheres que se distanciaram de sua carreira possam atualizar suas aptidões e conhecimentos, recuperar a confiança em um ambiente de trabalho e voltar ao mundo profissional de forma permanente.

Além disso, o projeto da ScottishPower também atua contra a crescente escassez de mão de obra qualificada no setor STEM. Essa não é a única iniciativa em vigor da filial britânica a favor do empoderamento da mulher no setor energético. Entre outras, cabe destacar:

  • POWERful Women: lançada em março de 2018, o objetivo dessa iniciativa consiste em promover o crescimento profissional e o desenvolvimento da liderança das mulheres no setor energético britânico. Segundo Hamish Watson, chefe de Recursos Humanos para o Reino Unido da ScottishPower, na finalização de um evento colaborativo entre a PWC e a POWERful Women: "Estamos satisfeitos pelo fato de a POWERful Women nos permitir aprender com os projetos bem-sucedidos de outros lugares e aproveitar as melhores práticas."
  • Women's Engineering Society (WES): como empresa colaboradora da Women's Engineering Society, a ScottishPower faz um importante trabalho de apoio às mulheres engenheiras e de promoção da engenharia como opção profissional entre as jovens.
  • Dia Nacional da Mulher na Engenharia: é uma campanha internacional de sensibilização para aumentar a visibilidade das mulheres nesse setor. Por ocasião dessa comemoração, todos os anos é apresentada uma lista com as 50 mulheres que se destacaram na engenharia (Top 50 Women in Engineering), e que a ScottishPower tem orgulho de ser empresa patrocinadora. O evento visa impulsionar o papel da mulher no setor, reconhecendo as conquistas das engenheiras que se destacaram.
  • Colaboração com o rugby na Escócia e Gales para apoiar a mulher no esporte.

Por sua parte, a filial brasileira da Iberdrola, Neoenergia1 Nota , realiza conversações com colaboradores e convidados externos para falarem sobre o empoderamento feminino. Destaca-se o Empodere-se — no qual foram analisadas as lutas e conquistas das mulheres na atualidade — e o evento Estrelas para comemorar o Dia das Mulheres, onde as funcionárias da companhia, além de serem as protagonistas da campanha interna, também deram uma conferência sobre empoderamento feminino.

O programa WomENERGY da Avangrid2 Nota , filial da Iberdrola nos Estados Unidos, se concentra em descobrir e potencializar o talento das mulheres da Avangrid através de um plano de ação para a formação das futuras líderes da empresa.

 

COM O ESPORTE FEMININO

A Iberdrola é a principal impulsionadora do esporte feminino na Espanha e foi a primeira a fazê-lo de forma global. Hoje em dia apoia um total de 16 federações femininas, todas elas selecionadas por seu extraordinário mérito: ginástica, triatlo, natação, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, atletismo, karatê, pugilismo, tênis de mesa, esportes de gelo e surfe.

Potencializar o sucesso do esporte feminino e sua prática, favorecer a igualdade de gênero e fomentar hábitos saudáveis desde idades precoces são os objetivos essenciais do Tour 'Mulher, Saúde e Esporte', uma iniciativa da Iberdrola que busca divulgar o sucesso das esportistas espanholas.

 A mulher no grupo Iberdrola

 A mulher nos conselhos de administração

 A Iberdrola e o ODS 5: Igualdade de gênero

   

1 A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neoenergia, S. A.

2 Avangrid, Inc. está participada em 81,5 % por Iberdrola. S. A.