EMPODERAMENTO DA MULHER

Comprometidos com o empoderamento da mulher

O grupo Iberdrola está comprometido com as melhores práticas internacionais em conciliação, igualdade e diversidade. Alinhados com nossas políticas, continuamos realizando diferentes iniciativas em todos os países onde operamos para aumentar a presença das mulheres no setor energético e na sociedade em geral.

A IGUALDADE, UMA REALIDADE NO GRUPO IBERDROLA

Na moderna gestão empresarial o capital humano é uma peça fundamental do sucesso corporativo. O grupo Iberdrola está comprometido com as melhores práticas internacionais neste âmbito. Só na Espanha, para exemplificar, dispomos de mais de 70 medidas para facilitar a conciliação da vida profissional e pessoal. Também reconhecemos como objetivo estratégico o desenvolvimento de relações de trabalho baseadas na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade. Particularmente, consideramos que a igualdade entre homens e mulheres faz parte dos valores essenciais da organização. Assim consta na nossa Política de igualdade, diversidade e inclução e assim foi internacionalmente reconhecido: pelo terceiro ano consecutivo, estamos no 2020 Bloomberg Gender-Equally Index.

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola

A igualdade de oportunidades é uma realidade na empresa. Devemos falar de capacidades e não de gênero

REFERÊNCIAS NO EMPODERAMENTO DA MULHER

Na última década, a porcentagem de mulheres que trabalham no grupo Iberdrola teve um crescimento de 50 %, representando atualmente (no encerramento do Exercício de 2020) 23 % do quadro de funcionários e 21,53% dos cargos executivos — 180 mulheres de 836 cargos executivos —. Da mesma forma, a companhia estabeleceu o objetivo de aumentar a presença de mulheres em postos de direção em 25 % até 2022 e 30 % até 2025.


 Representação de mulheres na Iberdrola [PDF]
 

Da mesma forma, é uma empresa de referência no Ibex 35 em presença de mulheres no Conselho de Administração, com cinco mulheres de um total de 14 conselheiros: Samantha Barber, María Helena Antolín Raybaud, Sara de la Rica Goiricelaya, Nicola Mary Brewer e Regina Helena Jorge Nunes.

Em consonância com a Política de igualdade, diversidade e inclução, as filiais do grupo realizam diferentes iniciativas nos países onde estão presentes.

 Reino Unido

Um exemplo disso podemos encontrar na ScottishPower, filial britânica do grupo Iberdrola, que realiza um programa de coaching para mulheres que vão estar de licença ou retornem ao trabalho após uma pausa por maternidade. A iniciativa tem como objetivo combinar o apoio prático com uma orientação pessoal, emocional e profissional — tanto para elas quanto para seus gerentes —, assim como realizar um treinamento para maximizar o potencial da participante em sua futura progressão profissional.

No que se refere a tal aspecto, a ScottishPower também possui o Returner Programme, que ajuda seus funcionários a desenvolverem suas carreiras no setor STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) após uma pausa de dois anos ou mais sem trabalhar, sendo especialmente atrativo para as candidatas, pois a maioria das vagas é ocupada por mulheres. Na presente edição houve um número recorde de inscrições e os participantes serão considerados no futuro como candidatos para cobrirem dez postos internos.

Programa para a Reincorporação de Mulheres.#RRSSAs funcionárias do 'Returner Programme' que se reincorporaram em 2018: Nicola Anderson, Alison Proud, Carol Croft, Ujala Mustafa, Eva García-Penuela Castro e Gail Hughes.

Em comparação com os homens, a carreira das mulheres costuma ser interrompida com mais frequência por decisões como a gravidez e o cuidado dos filhos. Uma prolongada interrupção da vida profissional pode causar insegurança no momento de se reincorporar ao trabalho, especialmente devido à contínua evolução das novas tecnologias. O objetivo desse programa é fazer com que as mulheres que se distanciaram de sua carreira possam atualizar suas aptidões e conhecimentos, recuperar a confiança em um ambiente de trabalho e voltar ao mundo profissional de forma permanente.

Além disso, o projeto da ScottishPower também atua contra a crescente escassez de mão de obra qualificada no setor STEM. Essas não são as únicas iniciativas em vigor da filial britânica a favor do empoderamento da mulher no setor energético. Entre outras, cabe destacar:

  • POWERful Women: lançada em março de 2018, o objetivo dessa iniciativa consiste em promover o crescimento profissional e o desenvolvimento da liderança das mulheres no setor energético britânico. Segundo Hamish Watson, chefe de Recursos Humanos para o Reino Unido da ScottishPower, na finalização de um evento colaborativo entre a PWC e a POWERful Women: "Estamos satisfeitos pelo fato de a POWERful Women nos permitir aprender com os projetos bem-sucedidos de outros lugares e aproveitar as melhores práticas."
  • Women's Engineering Society (WES): como empresa colaboradora da Women's Engineering Society, a ScottishPower faz um importante trabalho de apoio às mulheres engenheiras e de promoção da engenharia como opção profissional entre as jovens.
  • Dia Nacional da Mulher na Engenharia: é uma campanha internacional de sensibilização para aumentar a visibilidade das mulheres nesse setor. Por ocasião dessa comemoração, todos os anos é apresentada uma lista com as 50 mulheres que se destacaram na engenharia (Top 50 Women in Engineering), e que a ScottishPower tem orgulho de ser empresa patrocinadora. O evento visa impulsionar o papel da mulher no setor, reconhecendo as conquistas das engenheiras que se destacaram.
  • Colaboração com o rugby na Escócia e Gales para apoiar a mulher no esporte.

 Brasil

Por sua parte, a filial brasileira da Iberdrola, Neoenergia1 Nota , também possui desde 2019 a Escola de Eletricistas para Mulheres, uma segunda linha de sua Escola de Eletricistas genérica cujo foco é impulsionar a representatividade das mulheres em um setor historicamente dominado por homens. O programa foi reconhecido em 2020 pelo WeEmpower — programa das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero — como boa prática empresarial para o empoderamento da mulher através da educação e do desenvolvimento profissional.

Além disso, a companhia realiza conversações com colaboradores e convidados externos para falarem sobre o empoderamento feminino. Destaca-se o Empodere-se — no qual foram analisadas as lutas e conquistas das mulheres na atualidade — e o evento Estrelas para comemorar o Dia das Mulheres, onde as funcionárias da companhia, além de serem as protagonistas da campanha interna, também deram uma conferência sobre empoderamento feminino.

 Estados Unidos

O programa WomENERGY da AVANGRID2 Nota , filial da Iberdrola nos Estados Unidos, se concentra em descobrir e potencializar o talento das mulheres da AVANGRID através de um plano de ação para a formação das futuras líderes da empresa. No encerramento de 2020, mais de 40 % de seus postos de alto nível estavam ocupados por mulheres.

 México

A Iberdrola México oferece várias medidas que facilitam a conciliação por maternidade ou outros motivos familiares — dias de férias superiores àqueles determinados pela lei mexicana, possibilidade de redução ou flexibilização da jornada de trabalho, etc. — e organiza eventos como Mulheres com Energia, no qual participaram 40 trabalhadoras chefes de equipes e com um alto potencial de desenvolvimento com o objetivo de reafirmar o compromisso da empresa com a igualdade de oportunidades e propiciar a inclusão das mulheres em postos de liderança.

COM O ESPORTE FEMININO

A Iberdrola é a principal impulsionadora do esporte feminino na Espanha e foi a primeira a fazê-lo de forma global. Hoje em dia apoia um total de 16 federações femininas, todas elas selecionadas por seu extraordinário mérito: ginástica, triatlo, natação, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, atletismo, karatê, pugilismo, tênis de mesa, esportes de gelo e surfe.

Potencializar o sucesso do esporte feminino e sua prática, favorecer a igualdade de gênero e fomentar hábitos saudáveis desde idades precoces são os objetivos essenciais do Tour 'Mulher, Saúde e Esporte', uma iniciativa da Iberdrola que busca divulgar o sucesso das esportistas espanholas.

 A mulher no grupo Iberdrola

 A mulher nos conselhos de administração

 A Iberdrola e o ODS 5: Igualdade de gênero

   

1 A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neoenergia, S. A.

2 AVANGRID, Inc. está participada em 81,5 % por Iberdrola. S. A.