MULHERES NO CINEMA

A presença de protagonistas femininas no cinema está intensificando-se

Os filmes protagonizados por mulheres abriram espaço para filmes sobre mulheres lutadoras, super-heroínas que param guerras, líderes rebeldes ou cientistas que mudam o rumo da história. Descubra as grandes personagens femininas!

Mulheres no cinema.

Embora ainda seja duas vezes mais provável que o público veja mais personagens masculinas do que femininas na telona, especialmente nos filmes de ação, o papel da mulher no cinema está intensificando-se. Em 2016, 29% das personagens protagonistas dos 100 filmes de maior bilheteria dos EUA eram mulheres, 7% a mais em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo [PDF] do Centro para o Estudo das Mulheres no Cinema e na Televisão da Universidade Estatal de San Diego, uma das principais referências da indústria cinematográfica e da imprensa especializada. Essa cifra é a mais alta desde que o relatório começou a ser elaborado em 2002.

Dos cem filmes de 2016 com maior sucesso de bilheteria, 34 contavam com uma personagem feminina como protagonista, de acordo com um relatório [PDF] da Universidade do Sul da Califórnia de julho de 2017. É o caso de filmes como Estrelas Além do Tempo, que conta a história de três brilhantes cientistas da NASA ou A chegada, protagonizado por uma especialista linguística que consegue comunicar-se com extraterrestres.

Personagens femininas do Star Wars

A franquia Star Wars, uma das principais sagas cinematográficas, colocou as mulheres no centro de ação em seus últimos filmes, Star Wars: Os Últimos Jedi Star Wars: O Despertar da Força e Rogue One: Uma história Star Wars.

Rogue One: Uma História Star Wars, o filme com maior bilheteria de 2016, conta não só com uma protagonista — a criminosa Jyn Erso, encarnada pela atriz Felicity Jones — como também, no melhor estilo do universo Star Wars, sua personagem alia forças, físicas e intelectuais, com a Aliança Rebelde para uma operação paramilitar. Um papel que quarenta anos atrás era interpretado por Harrison Ford com seu Han Solo.

Star Wars: Os Últimos Jedi, lançado em dezembro de 2017, conseguiu a segunda melhor estreia da história nos EUA arrecadando 186 milhões de dólares durante seus primeiros dias. A primeira melhor estreia também foi precisamente um filme da saga Star Wars: O Despertar da Força que alcançou 226 milhões de dólares em seus primeiros dias nas salas.

O último filme da franquia conta com um vasto leque de personagens femininas dentre as quais se destaca o papel da General Leia Organa, protagonizado novamente pela atriz Carrie Fisher e pela jovem Rey, encarnada por Daisy Ridley, que busca definir seu futuro e vocação.

Mulher-Maravilha, a super-heroína que arrasou a bilheteria

Sem dúvida alguma o filme que representa um ponto de inflexão em relação ao papel da mulher no cinema foi o grande sucesso de bilheteria do verão de 2017, Mulher-Maravilha, dirigido pela californiana Patty Jenkins. É o filme que mais arrecadou nas bilheterias dos cinemas em toda a história e um dos cinco filmes de super-heróis mais bem-sucedidos até hoje. Em apenas duas semanas em cartaz arrecadou 600 milhões de euros, quatro vezes mais do que custou.

Embora o filme Mulher-Maravilha não seja o primeiro a ter grandes personagens femininas no cinema, representa o começo da mudança de percepção em relação à mulher na telona, pois impulsionou a personagem até então ofuscada por Superman e Batman. Hollywood seguiu com atenção a evolução do Mulher-Maravilha na bilheteria, a fim de verificar se o público quer personagens femininas fortes também no gênero dos super-heróis.

A seguir, elencamos 10 filmes protagonizados por mulheres que estrearam durante os últimos cinco anos e onde se observa que o papel da mulher no cinema está mudando. A mulher já não aparece em cena apenas para representar os papéis de mãe, esposa ou os típicos clichês românticos. Hoje em dia, as mulheres também são aventureiras, heroínas em ação, astronautas, robôs, etc.

Novos papéis desempenhados pela mulher no cinema.#RRSSNovos papéis desempenhados pela mulher no cinema.

 VER INFOGRÁFICO: Novos papéis desempenhados pela mulher no cinema [PDF]

 Mulheres inventoras