Desenvolvimento sustentável nas cidades

Ecobairros: uma aposta no futuro das cidades sustentáveis

Turismo Transporte

Cidadãos, urbanistas e arquitetos com consciência ecológica depositam suas esperanças nos ecobairros. Eficientes e altamente respeitosos com o meio ambiente, já estão emergindo nas grandes cidades.

desarrollo
Hammarby Sjostad, un ecobarrio situado en Estocolmo.

O que é um ecobairro?

É um projeto urbano que pretende diminuir o impacto no meio ambiente e mudar a educação e os hábitos de vida dos cidadãos das grandes cidades para torná-los mais responsáveis com seu ambiente.

Esse exemplo de urbanismo sustentável em pequena escala se sustenta na eficiência e na autossuficiência energética através da integração da agricultura ecológica, das energias renováveis e do aproveitamento sustentável dos recursos naturais. E tudo isso mantendo uma boa interligação com o resto da cidade.

Entre seus principais benefícios estão:

  • Melhoria da qualidade de vida
  • Regeneração de zonas verdes, zonas de tráfego e espaços públicos
  • Fomento da educação e conscientização ambiental

Rumo a um novo modelo de urbanismo sustentável

O ecobairro é o modelo de desenvolvimento urbano sustentável que melhor responde às necessidades atuais da sociedade e do meio ambiente. Por isso, se mostra como a solução mais eficaz diante dos problemas do bairro tradicional: não inclusivo, com tráfego excessivo e alta poluição. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), embora as cidades ocupem apenas 3% da superfície terrestre, consomem 60% dos recursos, são responsáveis por 70% das emissões de carbono e, além disso, reúnem mais de 50% da população mundial.

Desenvolvimento sustentável

Bairros ecológicos nas cidades do futuro

ecobarrio movil
icon icon icon icon icon icon

 VER INFOGRÁFICO: Desenvolvimento sustentável: ecobairros nas cidades do futuro. [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Para reconduzir a situação, a ONU estabelece no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 11 "conseguir que as cidades e os assentamentos humanos sejam inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. A meta para 2030 é reduzir os impactos ambientais negativos e, ao mesmo tempo, apoiar o acesso a espaços verdes e favorecer o uso de sistemas de transporte seguros, econômicos, acessíveis e sustentáveis.

Ecobairros que impulsionam a sustenabilidade

Hammarby Sjöstad (Estocolmo, Suécia): um bairro industrial abandonado por sua poluição antes dos anos 90 conseguiu para sua cidade o título de Capital Verde de Europa en 2010. Uma das estratégias para sua transformação consistiu em criar um circuito fechado de metabolismo urbano com sistemas sustentáveis de água, resíduos e energia. O bonde, o principal meio de transporte, convive com uma rede para pedestres e bicicletas, um sistema de carros compartilhados e um ferry. A altura das edificações permite, igualmente, ter quintais interiores que facilitam o cultivo em lotes com microestufas.

Saiba mais bairros ecológicos flecha
lago
Hammarby Sjostad, um ecobairro situado em Estocolmo.

 Eficiência energética(*) Nota

 Uso da água(*) Nota

   

 

 

 

(*) Disponível na versão em espanhol.