PEGADA AMBIENTAL CORPORATIVA (HAC)

Nossa Pegada Ambiental foi certificada, pela primeira vez, pela AENOR

Essa verificação externa e independente certifica que o grupo Iberdrola calculou e identificou todos os impactos ambientais derivados de suas atividades, tanto na Espanha quanto no resto dos países onde está presente, com o objetivo de melhorá-los e reduzi-los.

Parque eólico de Twin Buttes (Colorado, Estados Unidos).#RRSSParque eólico de Twin Buttes (Colorado, Estados Unidos).

Fiéis ao nosso compromisso com a transparência publicamos anualmente nossa Pegada Ecológica, um resumo do comportamento ambiental do grupo a partir de uma perspectiva de ciclo de vida, ou seja, considerando não só as afetações diretas, mas também as indiretas sobre as quais temos influência, por exemplo, através de nossos fornecedores.

OBJETIVOS DA PEGADA AMBIENTAL CORPORATIVA

Objetivos da Pegada Ambiental Corporativa do grupo Iberdrola.#RRSSObjetivos da Pegada Ambiental Corporativa do grupo Iberdrola. [PDF]

Ver mais conteúdo

Os principais objetivos da Pegada Ambiental Corporativa do grupo Iberdrola são:

A curto prazo:

  • Quantificar e unificar o desempenho em um indicador ambiental único, através da metodologia ReCiPe.
  • Conhecer e comparar de forma objetiva a afetação da atividade do grupo Iberdrola de acordo com as diferentes categorias de impacto ambiental, estabelecer suas causas, identificando os aspectos ambientais e instalações/tecnologias/regiões responsáveis, a fim de ser utilizada como um elemento de informação adicional no âmbito do sistema de gestão da empresa.
  • Identificar e avaliar os aspectos ambientais de maior relevância na atividade do grupo Iberdrola.
  • Observar eventuais alterações ou falhas nas usinas onde o grupo opera.

Médio e longo prazo:

  • Medir para melhorar, impulsionar as usinas do grupo para melhorar os resultados de cada uma delas. Focar especialmente no impacto ambiental onde o grupo tem um maior controle de gestão e, portanto, maior poder de melhoria.
  • Usar as informações como instrumento de benchmarking, a fim de reforçar a melhoria contínua.
  • Dispor de um indicador ambiental único que permita melhorar a competitividade e a ciência, mitigar os riscos ambientais e a redução do impacto ambiental global.
  • Garantir o cumprimento dos acordos internacionais da empresa para a proteção ambiental.
  • Analisar a sensibilidade da pegada ambiental nos dados econômicos da empresa.

Ocultar conteúdo

NOSSO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Visando dar resposta à expansão internacional e à diversidade das atividades com impacto ambiental que desenvolvemos, em 2008 aprovamos o Sistema de Gestão Ambiental do grupo Iberdrola, concebido para criar um âmbito comum em matéria ambiental que possibilite a coordenação dos diferentes planos e medidas, respeitando a autonomia e as particularidades de cada região.

Esse modelo estabelece uma linha comum em relação às políticas e linhas estratégicas, define os critérios e padrões dos relatórios de cumprimento, assim como o conjunto dos indicadores de monitoramento.

O resumo de nosso comportamento durante o ano de 2016 acaba de ser publicado e contou, pela primeira vez, com a certificação da AENOR, em conformidade com a especificação técnica internacional ISO/TS 14072 sobre Gestão Ambiental — Avaliação do Ciclo de Vida — Requisitos e Diretrizes para a Avaliação do Ciclo de Vida Organizacional.

A referida verificação certifica que nossa empresa calculou e identificou todos os impactos ambientais derivados de todas as atividades desenvolvidas — tanto na Espanha quanto nas filiais e empresas onde temos participações no resto do mundo — com o objetivo de melhorá-los e reduzi-los. A obtenção desse certificado também está enquadrada no âmbito do compromisso do grupo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o número 7 — energia acessível e não poluente — e o número 13 — ação pelo clima —.

O objetivo dessa verificação por uma terceira parte independente e reconhecida visa garantir, de forma objetiva, a precisão e integridade das informações publicadas. Para a concessão de tal certificado, a AENOR observou um total de 18 impactos ambientais durante o exercício de 2016, assim como nosso comportamento em relação às mudanças climáticas, o esgotamento dos combustíveis fósseis ou o impacto derivado do consumo da água, entre outros aspectos.

PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS OBSERVADOS

Principais impactos ambientais observados.#RRSSPrincipais impactos ambientais observados.

 VER INFOGRÁFICO: Principais impactos ambientais observados [PDF]

 Respeitamos e protegemos o meio ambiente

 Nossa política ambiental(*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.