CONCERT TECHNOLOGIES VENCE O 'CHALLENGE' DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Conheça a Concert Technologies, a 'start-up' ganhadora do desafio de iluminação pública

#P+D+I #empreendimento

A empresa brasileira Concert Technologies foi a ganhadora do Start-up Challenge Detecção de iluminação pública e cabeamento graças à sua plataforma Imagery. O desafio buscava soluções para melhorar nossa infraestrutura de iluminação pública no Brasil — junto com a nossa subsidiária no país, Neoenergia. Saiba um pouco mais sobre o projeto vencedor.

A CONCERT Technologies é uma empresa brasileira com sede em São Paulo (Brasil) e mais de 15 anos de experiência no mercado de Tecnologia de Operação (TO) de Tempo Real e Sistemas Críticos nas áreas de Utilities, Aeroespacial e Defesa.

Está envolvida em 25 % do fornecimento de energia do Brasil e tem experiência em mais de 50 projetos de pesquisa e desenvolvimento no país. Também está presente no maior centro de controle da América Latina.

Entre seus membros somam mais de 38 anos de experiência nos setores elétricos e aeroespacial.

Esta start-up apresentou o projeto ganhador do Start-up Challenge Detecção de iluminação pública e cabeamento: a plataforma Imagery.

O objetivo da mesma é transformar digitalmente as atividades de inspeção visual da rede de distribuição e das linhas de transmissão de energia elétrica. Através de tecnologias de sensoriamento remoto como satélite, câmaras RGB, sensores LiDAR e técnicas de processamento digital de imagens como a inteligência artificial, a plataforma entrega de forma rápida dados para a tomada de decisões, aumentando assim a eficiência operacional das companhias de energia elétrica.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO VENCEDOR

Felipe Sant'Anna, líder de Vendas da Concert Technologies, nos deu uma entrevista em vídeo em que fala um pouco mais sobre a plataforma Imagery.

 Uma solução inovadora

"Começamos a desenvolver esta solução há oito anos e, desde então, começamos a perceber a potencialidade de utilização de imagens para a digitalização do processo de inspeção. Neste caminho validamos uma solução para gestão de vegetação e fizemos algumas provas de conceito para a identificação e localização de ativos de rede e iluminação pública".

 A proposta

Tudo foi feito "através de um mapeamento e utilizando tecnologias de sensoriamento remoto [por imagem]. Devido a essa maturidade no assunto, quando identificamos a demanda do Challenge da Iberdrola foi mais fácil elaborar nossa proposta de valor".

 Desafios e diferencial

"A maior dificuldade do desenvolvimento da plataforma da Imagery é a modelagem de algoritmos de inteligência artificial que permitissem reduzir consideravelmente o tempo da tomada de decisão".

 Benefícios do projeto

"Após o desenvolvimento desses modelos, não se faz mais necessária essa alta capacidade de processamento, o que permite que a solução rode em qualquer lugar e que seja escalável. Essa é um dos grandes benefícios da aplicação desses algoritmos".

 Prestígios e oportunidades do desafio

"É possível avaliar, junto com o time da Neoenergia, o valor percebido da solução e ajustar funcionalidades e, principalmente, o modelo do negócio. Nesse ponto, o apoio da equipe da Neoenergia foi muito importante com interações objetivas e ágeis. Competir com empresas tecnológicas do mundo todo e ser declarado vencedor é um orgulho muito grande".