ESCOLHER O MELHOR AR-CONDICIONADO

Qual é o ar-condicionado mais adequado para sua casa?

Escolher o aparelho e a instalação adequados permite manter o conforto térmico da casa com um consumo de energia mais econômico.

Na hora de escolher um ar-condicionado, é necessário considerar o objetivo de uso do aparelho.#RRSSNa hora de escolher um ar-condicionado, é necessário considerar o objetivo de uso do aparelho.

Há centenas de modelos no mercado, mas como escolher um bom aparelho de ar-condicionado? Acertar é muito simples: basta seguir estas recomendações:

TIPOS DE APARELHOS DE AR-CONDICIONADO

Há três modelos principais:

  • Climatizador por evaporação de água: é econômico e consome muito pouco — cerca de 150 watts —, mas mal refresca o ambiente (entre 4 e 6 graus).
  • Ar-condicionado portátil: pode ser levado a qualquer lugar, embora não seja muito potente. Tem um tubo que deve ficar do lado de fora saindo pela janela para expulsar o ar quente.
  • Ar-condicionado fixo (split): mais potente e eficiente, esse aparelho é composto por duas unidades: um compressor que deve ser instalado no exterior e uma caixa interior fixada na parede do cômodo.

VOCÊ QUER CLIMATIZAR UM CÔMODO OU TODA A CASA?

O ar-condicionado deve ser escolhido em função do objetivo de uso do aparelho: climatizar vários cômodos ou climatizar toda a casa.

  • Se a casa estiver equipada com tubulações para o ar, instale um sistema de tubulação.
  • Caso contrário, opte por vários splits ou um multi-split.

QUAL É A POTÊNCIA NECESSÁRIA?

O mais simples é ler a ficha técnica do aparelho, já que indicará os metros quadrados que é capaz de refrigerar.

Para calcular a potência necessária em frigorias — a unidade de medida do frio —, deve-se medir o comprimento, largura e altura do cômodo e multiplicar os três valores. Com isso, já temos os metros cúbicos de volume que deve ser refrigerado. Agora, multiplique por 50 para obter as frigorias. E, por fim, para calcular a potência necessária em watts, multiplique as frigorias por 1,163.

  • UM EXEMPLO SIMPLES
    • Cômodo de 6x4 metros, com 2,5 metros de altura:
    • 6 x 4 x 2,5 = 60 m3 / 60 x 50 = 3.000 frigorias
    • 3.000 x 1,163 = 3.489 W

DICAS PARA ESCOLHER UM BOM APARELHO DE AR-CONDICIONADO

- Escolha um aparelho com mais potência do que a necessária seguindo esses cálculos: todos agradecerão nos dias mais quentes ou nos dias em que a casa receba muitas visitas.

- Preste atenção na etiqueta energética e escolha os de categoria A, que são os mais eficientes. Seu custo é um pouco superior, mas compensa devido à economia no consumo de energia durante sua vida útil. Leve em consideração também que o ar-condicionado pode representar até 10% do consumo total da casa.

 Eficiencia energética(*) Nota

FAZEM MUITO RUÍDO?

Novamente, preste atenção na etiqueta energética. O nível de ruído aceitável é de 20 a 25 decibéis.

QUEM IRÁ INSTALÁ-LO?

Deve ser um técnico especializado. Leve em consideração que se trata de uma operação muito complexa. Não se esqueça de pedir o orçamento da instalação antes de comprar o aparelho.

DICAS BÁSICAS PARA MANTER SEU AR-CONDICIONADO EM BOM ESTADO

Dicas básicas para manter seu ar-condicionado em bom estado.#RRSSDicas básicas para manter seu ar-condicionado em bom estado.

Confira nossas dicas

Na unidade interior:

  • Você deve revisar e limpar os filtros uma vez por ano se o seu sistema de ar-condicionado é convencional e a cada seis meses se é um sistema de bomba de calor.
  • Além disso, deve revisar e limpar a tubulação para evitar maus cheiros e entupimentos

Na unidade exterior:

  • Limpar a área do trocador com ar sob pressão ou com escova de dentes.
  • Revisar e limpar o condensador ao final de cada estação, ou seja, quatro vezes por ano.

Ocultar informações

 

 VER INFOGRÁFICO: dicas básicas para manter seu ar-condicionado em bom estado [PDF]

   

(*) Disponível na versão em espanhol.