START-UP CHALLENGE: MAMÍFEROS MARINHOS

Três empresas foram selecionadas para o Offshore Wind Challenge: proteja os mamíferos marinhos

SICdrone, Night Vision Technology Solutions e Open Ocean Robotics foram as empresas selecionadas para realizarem seus projetos-piloto Start-up Challenge lançado em abril — da mão da Vineyard Wind, empresa na qual o grupo Iberdrola tem participação — em busca de tecnologias que minimizem o impacto da instalação de parques eólicos marinhos nos mamíferos da área circundante já terminou. O ganhador participará de um programa de aceleração para start-ups oferecido pela incubadora Greentown Labs.

Vineyard Wind — empresa na qual o grupo Iberdrola tem uma participação de 50 % através da Avangrid (filial nos Estados Unidos) e a Greentown Labs — se associaram para procurar start-ups que desenvolvam técnicas inovadoras de monitoramento dos mamíferos marinhos: rastreamento, recopilação de dados, transmissão dos mesmos em tempo real e análise. O objetivo é preservar a vida dos animais dos arredores do parque eólico marinho de Vineyard Wind, um projeto de 800 MW que a Iberdrola construirá na costa do estado de Massachusetts.

Nesse sentido, no passado mês de abril foi lançado o Offshore Wind Challenge, um programa acelerador de seis meses que visa promover soluções inovadoras que permitam o desenvolvimento sustentável da energia eólica marinha.

Cada projeto-piloto focará em compilar e analisar dados ambientais em alto-mar. O objetivo desse desafio é melhorar as capacidades de monitoramento em tempo real dos mamíferos marinhos e de outras espécies protegidas, um desafio crítico no desenvolvimento responsável da energia eólica offshore.

As empresas vencedoras são:

SICdrone  

Com sede em Massachusetts, SICdrone constrói sistemas de drones aéreos que funcionam em alto-mar e podem voar em condições climáticas adversas, o que elimina os atrasos climáticos para a inspeção e monitoramento críticos no mar.

Night Vision Technology Solutions  

Sediada em Rhode Island, Night Vision Technology Solutions é um fornecedor de alta tecnologia de sistemas de câmeras térmicas e visíveis concebidos para energia eólica offshore, busca e resgate, detecção de ameaças e conhecimento da situação.

Open Ocean Robotic  

Com sede na Columbia Britânica, Open Ocean Robotics torna mais barato, mais fácil e mais seguro compreender nossos oceanos mediante a utilização de barcos autônomos que viajam pelos mares durante meses enquanto compilam dados oceânicos usando energia solar.

Durante os testes, a Greentown Labs oferecerá às três start-ups selecionadas seus recursos internos e dirigirá suas sessões de workshop, que abrangerão uma ampla gama de conhecimentos comerciais práticos junto a sessões focadas nas necessidades de simulação proporcionadas pela nossa equipe e por outros especialistas do setor, conforme seja necessário.
 

 Conheça os vencedores do Offshore Wind Challenge

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA INICIATIVA?

Com este reto nós procuramos propostas que sejam capazes de detectar em tempo real os mamíferos que rondam as imediações dos parques eólicos em um ambiente tão remoto e exigente como é o caso do oceano.

A iniciativa tem os seguintes objetivos:

  • Reduzir o impacto ambiental, melhorando a proteção e a segurança da fauna autóctone.
  • Melhorar a eficiência da linha de trabalho com o uso de novas tecnologias que permitam reduzir o tempo para cumprir a regulamentação ambiental.

QUAIS EMPRESAS PUDERAM SE APRESENTAR?

Start-ups que estivessem desenvolvendo tecnologias inovadoras para melhorar a recolha e a análise de dados em tempo real. As soluções propostas deviam cumprir os seguintes requisitos:

  • Os dados devem fornecer informações exatas e verídicas da monitorização de mamíferos marinhos.
  • O procedimento deve ser eficiente, seguro e ecológico.
  • As tecnologias devem se adequar tanto às melhores práticas existentes em termos de gestão de dados como às políticas públicas.

O PRÊMIO

O Offhore Wind Challenge dará às start-ups selecionadas a oportunidade de participar do programa de aceleração de seis meses da Greentown Labs, a maior incubadora de tecnologias limpas da América do Norte. Isto trará consigo:

 Acesso exclusivo às redes da Greentown Labs e da Vineyard Wind, bem como a possibilidade de aumentar sua rede de contatos ao ter acesso a diferentes organizações e fornecedores de energia marinha.

 Aproveitar tutorias por parte dos principais engenheiros, cientistas e especialistas em autorizações de energia eólica marinha do mundo.

 Participar em workshops de treinamento e programação através de parcerias com a Greentown Launch.

 Explorar possíveis parcerias com a Vineyard Wind.

 Converter-se em membros da Greentown Labs durante toda a vigência do programa, com espaço de escritório incluído.