AUTORIZAÇÕES PARA FAZER DOWNLOAD DE 'APPS'

Aplicativos: fazer download de forma segura

Hoje em dia existem aplicativos para quase tudo (mensagens instantâneas, lojas 'online', bancos, notícias, redes sociais, etc.). É fato que a partir de qualquer um de nossos dispositivos podemos dispor do serviço desejado em apenas alguns segundos. Mas, estamos fazendo isso de forma segura?

Às vezes vamos com tanta pressa que, quando queremos um aplicativo, fazemos o download automaticamente e não percebemos que pedem mais informações do que as necessárias. Autorizações que podem ser básicas para seu funcionamento, mas que às vezes, se não forem, também poderão chegar a comprometer a segurança de nossos dispositivos.

Você sabia que há aplicativos que não são o que parecem? Sabia que alguns solicitam mais autorizações do que é necessário para acessar os dispositivos e obter informações ou inclusive assumir o controle dos mesmos?

Embora as lojas oficiais (Play Store, App Store...) disponham de controles que filtram a passagem de aplicativos “não tão confiáveis”, sempre pode escapar algum. Por isso, é muito importante dedicar alguns segundos para revisar determinados aspectos antes de fazer download, a fim de verificar se é um aplicativo seguro ou não.

CONSELHOS PARA DESCARREGAR 'APPS' DE FORMA SEGURA

1. Consulte as avaliações e opiniões de outros usuários. Utilize-as como guia antes de descarregar um app. Se houver comentários negativos, é importante revisar as razões e verificar suas causas, uma vez que isso poderá livrar-nos de alguns sustos.

2. Revise as autorizações e dados solicitados. Se pedir mais do que os necessários, é recomendável descartar o app e buscar outro, uma vez que poderia estar dando acesso a dados, como fotos ou contatos.

3. Faça download só a partir de sites oficiais e preste atenção ao logotipo do app. Muitos aplicativos costumam criar cópias para confundir os usuários e obter downloads, para logo realizarem fraudes.

4. Reforce a segurança mantendo seus dispositivos e aplicativos atualizados. Trata-se de algo essencial para proteger o telefone e seus dados pessoais.

AUTORIZAÇÕES EM 'APPS': MUITO CUIDADO!

A seguir, detalhamos alguns casos reais em que os usuários tiveram problemas ao fazer download de apps:

  • Flashlight Led Widget: este aplicativo permitia que os usuários instalassem em seus equipamentos uma potente lanterna. O que não sabiam era que, ao terem este app em seus dispositivos, um vírus registrava os dados do usuário, extraía fotos, roubava credenciais bancárias e, finalmente, bloqueava o aparelho.
  • Fortnite: os cibercriminosos aproveitaram a popularidade deste jogo para distribuir Trojans no dispositivo através de aplicativos falsos.
  • Avast: desenvolvedores norte-americanos filtraram um app de imitação de uma das maiores empresas de segurança informática do mundo, a Avast Software. Quando os usuários instalavam este app, o dispositivo era inundado por anúncios, fazendo com que as funções do equipamento ficassem lentas.

De acordo com o estudo 2017 Worldwide IOS and Google Play App Downloads, os cinco aplicativos com mais downloads em todo o mundo em 2017 foram Whatsapp, Facebook, Facebook Messenger, Instagram e Snapchat por isso estar atento às autorizações de downloads desse tipo de aplicativo é especialmente importante.

Se quiser saber mais, continue lendo e faça download dos aplicativos, mas de forma segura.

Aplicativos: fazer download de forma segura.#RRSSAplicativos: fazer download de forma segura.

 VER INFOGRÁFICO: Aplicativos: fazer download de forma segura. [PDF]

 Ransomware

 Fraudes online

Veja mais informações

Aplicativos: fazer download de forma segura

Todas os aplicativos solicitam autorizações mas... você já parou para revisá-los? Existem aplicativos de “espionagem” que podem chegar a acessar suas informações (câmera, fotos, contatos, SMS, etc.) conseguindo assumir o controle absoluto de seu dispositivo.

Não deixe que isso aconteça. Antes de fazer download de um aplicativo, preste atenção e:

  • Consulte as avaliações e opiniões de outros usuários.
  • Revise as autorizações solicitadas. Se pedir mais do que as necessárias, descarte o app e busque outro.
  • Faça download apenas a partir de sites oficiais.
  • Reforce a segurança mantendo seus dispositivos e aplicativos atualizados.

Ocultar informações