CENTRO DE OPERAÇÃO DE RENOVÁVEIS (CORE) DOS EUA

National Control Center: o mais avançado centro de controle de energia renovável dos Estados Unidos

O National Control Center (NCC) de Portland da Avangrid Renewables — filial do grupo Iberdrola nos Estados Unidos — controla e opera em tempo real o funcionamento de mais de 55 parques eólicos e usinas fotovoltaicas distribuídos por todo o país norte-americano. Kit Blair, diretor do centro, explica em que consiste a operação diária da instalação de energias renováveis mais avançada dos EUA.

O National Control Center de Portland surgiu em setembro de 2010 com o objetivo de otimizar a gestão e o rendimento econômico dos parques eólicos da Iberdrola nos Estados Unidos. Graças a este controle minucioso da energia eólica gerada pela companhia pretendia-se melhorar a gestão da energia fornecida e proporcionar mais estabilidade à rede elétrica do país.

O centro monitoriza e opera, de maneira centralizada e de forma remota, as instalações de geração renovável durante 24 horas/dia e 365 dias/ano, também armazenando dados procedentes das usinas para posterior análise. Para tal, utiliza a plataforma CORE da Iberdrola, o que lhe permite estar conectado aos demais centros de operação de energias renováveis do grupo e receber informação de todos os ativos deste tipo que a companhia tem no mundo.

No momento de sua implementação, o NCC gerenciava 41 parques eólicos com uma potência conjunta de 3.900 MW. Atualmente, após a inclusão das usinas fotovoltaicas, o centro opera mais de 55 instalações, supervisionando em tempo real mais de 1.500.000 dados e gerenciando quase 7 GW de potência ativa de energia renovável.

COMO FUNCIONA O NCC?

O controle e a operação das instalações feito pelo NCC é realizado da seguinte maneira:

 Informação das instalações
Cada parque eólico e cada usina fotovoltaica tem um sistema local de controle e informação que registra o funcionamento das máquinas e da subestação elétrica. Este sistema está conectado de forma remota com o centro de operação.

 Análise da informação
A plataforma CORE recebe a informação das instalações de geração e logo as mostra para os operadores de forma organizada e simplificada a fim de que possam detectar rapidamente avarias ou paradas e efetuar uma análise à distância.

 Solução da incidência
Os operadores — altamente qualificados em áreas como energias renováveis, informática e telecomunicações — tomam as decisões oportunas para solucionar os problemas, quer seja desde o próprio NCC ou através das equipes locais de operação ou manutenção da Avangrid Renewables em cada instalação. Desta forma, reduz-se o tempo de parada e aumenta-se a disponibilidade das instalações.

 Vigilância das instalações
O NCC supervisiona também a segurança das instalações com um sistema de videovigilância instalado nas mesmas.

A plataforma CORE implantada em Portland se adequa aos standards de segurança e confiabilidade requeridos nos Estados Unidos. Para a sua implantação, a Iberdrola se inspirou no CORE de Toledo (Espanha), em funcionamento desde 2003 e pioneiro em todo o mundo.
 

 Mais informações sobre o funcionamento dos CORE