CENTROS DE OPERAÇÃO DE RENOVÁVEIS (CORE)

Centros de operação de energias renováveis da Iberdrola: 15 anos na vanguarda da tecnologia

Os Centros de Operação de Energias Renováveis (CORE) são a plataforma onde o grupo Iberdrola opera e controla suas instalações de geração renovável de maneira centralizada e homogênea nos diferentes países onde está presente. Conheça o sistema com Vicente Bielza, líder de equipe de Sistemas de Controle da Iberdrola.

A plataforma CORE é uma solução inovadora desenvolvida internamente e propriedade da Iberdrola. Surgiu há 15 anos da necessidade de dar respostas aos desafios da operação e manutenção nas instalações renováveis. O sistema é capaz de otimizar estes processos, mas também de aumentar a disponibilidade das instalações, facilitar a integração na rede de novos ativos e permitir a gestão da informação de maneira centralizada e homogênea.

Uma equipe interna de especialistas se encarrega do crescimento e da adaptação da plataforma CORE nos diferentes países onde a companhia está presente. Suas missões são:

  • Prestar serviço e desenvolver as novas necessidades do negócio.
  • Manter e aplicar os padrões técnicos e operacionais globais.
  • Vigiar o estado do mercado e da tecnologia para desenvolver as melhores práticas.

O QUE É O CORE?

O que é o CORE?#RRSSO que é o CORE?

 VER INFOGRÁFICO: O que é o CORE? [PDF]

Veja mais informações

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO CORE

O CORE foi concebido como um sistema aberto com características técnicas adequadas à operação, à análise e à manutenção centralizada das instalações de geração de energia renovável.

 Grande quantidade de informação

Processamento de uma grande quantidade de dados em tempo real de maneira eficiente e homogênea.

 Gerenciamento de alertas

Operação direta sobre a informação de alarmes no caso de um evento.

 Configuração flexível e centralizada

Capacidade de crescimento por agregação — e não por substituição — de novos equipamentos e aplicativos.

 Rápida inclusão de instalações ao sistema

A base de dados centralizada, os gráficos avançados e a tecnologia orientada para objetos otimizam a configuração e a instalação de novos parques.

 Uso otimizado dos canais de comunicação

Devido à aquisição de dados em tempo real por mudança de valor.

 Integração de aplicativos

Plena capacidade para o desenvolvimento e integração de aplicativos conforme as necessidades do negócio ou das mudanças regulatórias.

Ocultar informações

EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

O maior sucesso dos CORE foi sua enorme capacidade de adaptação e sua constante evolução. A plataforma foi integrando todas as informações relevantes para o negócio (por exemplo: medida de energia, dados atmosféricos ou previsões meteorológicas), da mesma forma que novos tipos de geração renovável como parques eólicos marinhos dos Estados Unidos e Reino Unido ou as instalações fotovoltaicas espanholas. Pioneiros no desenvolvimento da digitalização dos sistemas de controle na Iberdrola, atualmente os CORE também estão preparados para enfrentar os desafios da cibersegurança.

Nos próximos anos, o sistema terá que enfrentar dois desafios principais: consolidar a operação de todos os ativos de energia renovável da companhia e dar suporte ao crescimento e garantir a operação e a manutenção de maneira centralizada e homogênea de todos esses ativos. Isso só será possível se a plataforma se mantiver na vanguarda tecnológica.
 

 Mais informações sobre o funcionamento dos CORE

 Mais informações sobre o funcionamento do CORE na Espanha

 Mais informações sobre o funcionamento do CORE nos EUA: National Control Centre (NCC)

 Mais informações sobre o funcionamento do CORE do Reino Unido: Remote Control Centre (RCC)

 Mais informações sobre o funcionamento do CORE do Brasil