DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA

Como será a nova era tecnológica?

Chega uma nova onda de inovação que alterará, não só o que fazemos, mas também o que somos. O futuro será definido pelas pessoas capazes de adotar novas formas de trabalhar, compartilhar e colaborar.

Disrupção

O QUE SIGNIFICA A DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA?

A disrupção, uma palavra que está na moda, ocorre quando uma tecnologia altera as regras do jogo de um mercado, a vida das pessoas ou uma sociedade inteira. Disruptiva foi a impressão em papel, que divulgou o saber de forma universal, ou o iPhone, um minicomputador que está no bolso de centenas de milhões de pessoas.

O iPhone se converterá no Big Ben universal do século XXI? Será que este telefone inteligente vai ser capaz de alterar nossas vidas, nossa cultura e nossa forma de pensar? Outro exemplo claro é a Netflix: conseguiu nos liberar das tradicionais emissoras de televisão e de seus rígidos horários para que possamos assistir à série ou filme preferido quando quisermos.

Disrupção: o segredo está na antecipação.#RRSSDisrupção: o segredo está na antecipação.

 VER INFOGRÁFICO: Disrupção: o segredo está na antecipação. [PDF]

Conheça as chaves da ruptura tecnológica.

  1. Sem medo do fracasso. Nelson Mandela disse que "não é forte quem não tem medo, mas sim quem sabe conquistá-lo''. É necessário ver o fracasso como a prova viva de que se tentou algo.
  2. Máxima agilidade. A rapidez na adaptação às mudanças é primordial, e muito mais quando a mudança afeta o tempo, o espaço e nossa forma de comunicação
  3. Ambição positiva. Pensar grande leva-nos a dar nosso melhor, ou forçar nossos limites para tentar conseguir o que outros nem sequer sonharam.
  4. Respostas úteis. Esse novo ambiente fará com que enfrentemos novos problemas no dia a dia. O objetivo a perseguir será encontrar respostas e soluções verdadeiramente úteis, imprescindíveis.
  5. Sim aos riscos Retificar é para os sábios, todo o mundo sabe disso. O bom é tomar decisões deixando-nos levar pelo rigor e pela experiência.
  6. Viver na mudança. Estamos diante de um período de mudanças contínuas, portanto, devemos estar atentos e alertas.

Ocultar informações
 

RUMO À QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O Fórum Econômico Mundial analisou e antecipou como será o futuro observando especialmente a Quarta Revolução Industrial: um novo modelo produtivo que mudará o mundo de uma forma que atualmente apenas conseguimos vislumbar. "Mudará não só o que fazemos, mas também o que somos" — declarou seu presidente Klaus Schwab.

Os coches autónomos, por exemplo, alterarão a mobilidade nas cidades e o automóvel passará a ser um serviço e não uma propriedade. A impressão 3D transferirá a produção das grandes fábricas para as casas e se fabricará de forma totalmente personalizada. É provável que nas próximas décadas os robôs destruam milhões de empregos, enquanto a Internet das Coisas já está a converter as cidades em verdadeiras smart cities.

Iberdrola Innovation Middle East. Lançando as bases da energética digital.