Disrupção tecnológica

DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA

Como será a nova era tecnológica?

#sociedade #P+D+I

Chega uma nova onda de inovação que alterará, não só o que fazemos, mas também o que somos. O futuro será definido pelas pessoas capazes de adotar novas formas de trabalhar, compartilhar e colaborar.

Disrupção

O QUE SIGNIFICA A DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA?

A disrupção, uma palavra que está na moda, ocorre quando uma tecnologia altera as regras do jogo de um mercado, a vida das pessoas ou uma sociedade inteira. Disruptiva foi a impressão em papel, que divulgou o saber de forma universal, ou o iPhone, um minicomputador que está no bolso de centenas de milhões de pessoas.

O iPhone se converterá no Big Ben universal do século XXI? Será que este telefone inteligente vai ser capaz de alterar nossas vidas, nossa cultura e nossa forma de pensar? Outro exemplo claro é a Netflix: conseguiu nos liberar das tradicionais emissoras de televisão e de seus rígidos horários para que possamos assistir à série ou filme preferido quando quisermos.

Disrupção: o segredo está na antecipação.
Disrupção: o segredo está na antecipação.

Conheça as chaves da ruptura tecnológica.

RUMO À QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O Fórum Econômico Mundial analisou e antecipou como será o futuro observando especialmente a Quarta Revolução Industrial: um novo modelo produtivo que mudará o mundo de uma forma que atualmente apenas conseguimos vislumbar. "Mudará não só o que fazemos, mas também o que somos" — declarou seu presidente Klaus Schwab.

Os coches autónomos, por exemplo, alterarão a mobilidade nas cidades e o automóvel passará a ser um serviço e não uma propriedade. A impressão 3D transferirá a produção das grandes fábricas para as casas e se fabricará de forma totalmente personalizada. É provável que nas próximas décadas os robôs destruam milhões de empregos, enquanto a Internet das Coisas já está a converter as cidades em verdadeiras smart cities.
 

Este site está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade do Google e os Termos de Serviço são aplicáveis.