FATURAS ELETRÔNICAS SEGURAS NA IBERDROLA

Consulte suas faturas eletrônicas de forma segura

A fatura eletrônica é atualmente o modelo de fatura escolhido pela maioria das pessoas. A necessidade de uma maior confiabilidade, segurança e comodidade, assim como o auge das novas tecnologias, fizeram com que o uso da fatura mediante um suporte eletrônico seja cada vez mais frequente.

A maioria dos serviços existentes hoje em dia pode ser gerenciada online e a partir de qualquer lugar. Telefonia, fornecimento de eletricidade, serviços multimídia, etc. Todos eles proporcionam a opção de fatura eletrônica, através da qual cada usuário pode consultar todos os seus movimentos a partir de qualquer dispositivo e sem necessidade de recebê-la em formato papel. Isso proporciona, sobretudo, rapidez, pois podem ser consultadas a qualquer momento, sem tempos de espera e com comodidade, uma vez que o usuário pode arquivar todas as suas faturas em seus dispositivos e gerenciá-las como melhor desejar.

Por outro lado, como qualquer serviço online, também existem riscos que, se não forem conhecidos e gerenciados adequadamente, podem pôr em perigo as informações de cada usuário. É um fato que, por se tratar de serviços tão eficientes, os cibercriminosos não demoraram muito para começar a utilizá-los a fim de praticar fraudes contra as pessoas, recorrendo a diversas técnicas e, dessa forma, obter um ganho econômico.

Existem campanhas em que os cibercriminosos, através de e-mail, serviço de mensagens, SMS ou chamadas telefônicas entram em contato com o usuário, usurpam a identidade de qualquer serviço oficial e lhe solicitam dados confidenciais, tais como as senhas de acesso. Depois de terem adquirido essas senhas, os cibercriminosos podem acessar as contas, roubar todas as informações (dados pessoais, informações bancárias, etc.) e utilizá-las em seu próprio benefício, podendo, inclusive, chegar a usurpar a identidade do próprio usuário.

Para que isso não aconteça com você e possa continuar consultando online suas faturas de uma forma segura, continue lendo e preste atenção às nossas recomendações.

Consulte suas faturas eletrônicas de forma segura.#RRSSConsulte suas faturas eletrônicas de forma segura.

Ver mais informações

Muitos serviços oferecem a opção de consulta online das faturas. Os cibercriminosos sabem disso e utilizam todos os tipos de técnicas (falsas chamadas, e-mails, etc.) para conseguirem acessar as contas dos usuários e assim obterem um lucro econômico. Não se deixe enganar e siga nossos conselhos:

  • Se receber alguma fatura por e-mail, verifique o endereço do remetente e tenha cuidado com os links e arquivos anexos.
  • É mais seguro consultá-las acessando diretamente os portais ou aplicativos oficiais.
  • Cuide de suas senhas de acesso e não as compartilhe com ninguém.
  • Lembre-se de que nenhuma organização vai pedir-lhe suas senhas ou quaisquer outras informações confidenciais (senha de verificação, dados bancários, etc.) através de mensagem instantânea, e-mail, SMS ou chamada telefônica.
  • Revise periodicamente seus dados e movimentos e se detectar algo suspeito, entre em contato com a empresa do respectivo serviço.

Ocultar informações

 VER INFOGRÁFICO: Consulte suas faturas eletrônicas de forma segura [PDF]

 Transformação digital e inovação(*) Nota