Start-up challenge: Oxigenação de vazões da água turbinada

Buscamos soluções inovadoras para aumentar a oxigenação da água que turbinamos em nossas barragens

PERSEO Start-up challenge Energia hidrelétrica Agua Biodiversidade

A partir do programa de start-ups da Iberdrola - PERSEO -, lançamos um desafio em busca de novas ideias que nos permitam aumentar a concentração de oxigênio na vazão de água que flui através das turbinas das nossas barragens hidrelétricas, com o objetivo de proteger a biodiversidade da área e de que sejam atendidos todos os requisitos das bacias hidrográficas sejam atendidas.

Start-up challenge: Oxigenação de vazões de água turbinada

Em consonância com nosso compromisso de luta contra as mudanças climáticas, nós da Iberdrola apostamos nas energias renováveis para avançar rumo à transição energética e à necessária descarbonização e eletrificação da economia. 

Além disso, na Iberdrola estamos comprometidos com a proteção e a ação pela natureza e fortalecemos nosso compromisso com o lançamento do Plano de Biodiversidade 2030. Este Plano determina os mecanismos para alcançar o ambicioso objetivo de ter um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030 e promover a transformação rumo a um modelo energético em harmonia com a natureza e o ser humano.

O compromisso da Iberdrola com o meio ambiente e com a descarbonização da sociedade acarreta uma maximização do uso da geração renovável, trazendo consigo um maior aproveitamento energético das massas de água e da energia hidráulica.

Atualmente, contamos com uma capacidade instalada de geração hidráulica de mais de 10.000 MW e uma capacidade de armazenamento de 4.500 MW. As instalações hidrelétricas estão localizadas em bacias hidrográficas que, na sua grande maioria, possuem requisitos ambientais definidos para cada massa de água e que devem ser cumpridos. 

Entre os requisitos dos chamados níveis de vazões ou volumes de água (considerados ecológicos) estão: manter o nível de oxigênio dissolvido na água em parâmetros que conservem os processos essenciais de ecossistemas fluviais sadios dos quais dependem espécies e habitats protegidos, garantindo, assim, um bom estado ecológico das massas de água.

Descrição do desafio

Neste contexto, através do nosso programa de start-ups - PERSEO -, buscamos sistemas que permitam aumentar a concentração de oxigênio dissolvido no vertimento de água em usinas hidrelétricas, naquelas situações onde a água turbinada não atinja os valores exigidos pelo rio.

Durante certos períodos do ano, as massas de água localizadas na altura das obras de captação de algumas usinas não atingem os valores de oxigenação exigidos na restituição, o que pode provocar situações que impeçam a turbinação e a conseqüente falta de aproveitamento energético renovável da vazão vertida.

Buscamos soluções voltadas para o vertimento de usinas elétricas, seja para serem adotadas no próprio vertimento da turbina ou diretamente no leito que:

  • Adaptem-se a uma gama de vazões que seja a maior possível a partir de condições de anoxia (falta de oxigenação)

  • Maximizem a concentração de oxigênio dissolvido para os valores habituais exigidos em um curso de água.

  • Sejam robustas no caso de variações bruscas na vazão durante o vertimento das represas. 

  • Permitam o aproveitamento energético renovável da vazão hidráulica.

Também será avaliada:

  • A maturidade e a confiabilidade da solução. 

  • A simplicidade de instalação e manutenção. 

  • Os custos de investimento e operacionais.

  • Escalabilidade da solução.

As propostas serão classificadas em duas categorias. Em uma fase posterior, a Iberdrola poderia definir um caso base para homogeneizar a avaliação das propostas:

Categoria A: Ações sobre o circuito hidráulico do volume turbinado 

Categoria B: Ações sobre o curso de água a jusante do volume turbinado

A equipe de especialistas da área de Renováveis da Iberdrola será responsável por selecionar a solução inovadora ou as soluções que melhor se adaptem à resolução do problema.

El premio

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou com qualquer outra empresa do Grupo, que fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como um ambiente e dados reais para testar a solução, proporcionando acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com técnicos especializados da área de Energias Renováveis da Iberdrola.

Se o ensaio ou teste de conceito for bem-sucedido, a Iberdrola poderia oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução e adaptá-la através de acordos comerciais. Além disso, o programa PERSEO poderia considerar a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na solução vencedora do desafio.

 Bases legais [PDF] External link, opens in new windowEnlace externo, se abre en ventana nueva