USOS E FUNCIONAMENTO DO 'BLOCKCHAIN'

Sabe o que é o 'blockchain' e como irá afetar-nos?

Com certeza que, de uma forma ou de outra, já ouviu falar dessa tecnologia. Através deste vídeo vamos explicar-lhe em que consiste e como funciona essa cadeia de blocos, assim como a revolução que representa em inúmeras e diferentes áreas de nossa vida. Vamos lá descobri-la!

Leia a transcrição completa do vídeo 'Blockchain'

LEIA A TRANSCRIPÇÃO COMPLETA DO VÍDEO

O aparecimento da Internet trouxe consigo uma maior liberdade a nossas vidas ao favorecer a conexão em tempo real e o intercâmbio de produtos, serviços e conteúdos entre dois pontos quaisquer do planeta. Nesse momento estamos prestes a presenciar uma nova revolução graças ao blockchain, uma tecnologia que permitirá realizar transações de valor mais inteligentes e seguras.

Atualmente, os intercâmbios econômicos são feitos por meio de entidades como bancos, cartões de crédito ou PayPal. Porém, o blockchain permitirá eliminar estes intermediários graças a contratos inteligentes que se autoexecutam quando as duas partes cumprem o que foi acordado, simplificando assim o processo, suprimindo comissões e favorecendo a privacidade.

Isto é possível porque o blockchain não guarda a informação sobre as transações em uma só base de dados, reparte-a de maneira encriptada em vários computadores desde os quais é possível consultar o livro contábil. Cada bloco acrescentado a este livro contábil múltiplo fica gravado em todos os computadores, sem possibilidade de ser modificado e deve ser verificado previamente por toda a rede... Isto cria um jogo de espelhos contábil mais resistente a ciberataques do que qualquer base de dados única. Tudo fica registrado de forma transparente e pode ser auditado por todos.

Contudo, o importante da tecnologia blockchain não é a sua estrutura, mas suas possibilidades:

  • Além de eliminar intermediários, o blockchain facilitará o reembolso das nossas compras quando o vendedor não respeite o acordado. Por exemplo, se você comprar um voo e adicionar um seguro que garanta a devolução do montante caso o avião se atrase uma hora, no decorrer dessa hora receberá um reembolso automático.
  • Unido à Internet das Coisas, o blockchain permitirá que nossos eletrodomésticos façam compras sozinhos. Por exemplo, a sua máquina de lavar comprará detergente quando detectar que este está quase terminando.
  • Quando pesquisamos conteúdos digitais muitas vezes nos deparamos com titulares inconvenientes. O blockchain permitirá acabar com este engano ao cobrar dos anunciantes não por cliques mas por tempo de visita.
  • Até agora os sistemas de voto eletrônico eram vulneráveis a ciberataques e falhas na contagem. Estes problemas também desapareceriam com o blockchain pois poderíamos comprovar a atribuição correta do nosso voto via uma senha privada.

Em resumo, estamos diante de uma revolução nas transações de valor que continuará o processo de ampliação de liberdades e garantia dos direitos começado pela Internet. Novos tempos. Novas formas de vida. Novas soluções sem intermediários baseadas na confiança coletiva proporcionada pelo blockchain. Mais transparentes, rápidas e econômicas

Ocultar transcrição