Parques eólicos de El Cabo e Amazon US East

PARQUES EÓLICOS DE EL CABO E AMAZON US EAST

El Cabo e Amazon US East, dois projetos emblemáticos nos EUA

A Iberdrola, por meio da Avangrid, sua filial nos Estados Unidos, tem nestes parques eólicos duas das instalações mais representativas do país: juntos, fornecem energia renovável suficiente para atender a demanda de cerca de 1,5 milhão de residências.

Projeto El Cabo proyecto_el_cabo
ico_ubicacion
Localização Novo México, Estados Unidos
ico_numero_aero
N° aerogeneradores 149 turbinas Gamesa G114
ico_capacidad
Capacidade total instalada 298 MW
ico_inversion
Investimento 500 milhões de dólares
ico_entrada
Entrada em funcionamento Fim de 2017

A Iberdrola, por meio da Avangrid Renewables, sua filial norte-americana, colocou em funcionamento um parque eólico no condado de Torrance (Novo México, Estados Unidos), em uma das regiões com mais vento e de maior grau de complexidade do ponto de vista climático do país — as grandes tempestades são frequentes, e as temperaturas podem ultrapassar os 50ºC . Com investimento aproximado de 500 milhões de dólares, El Cabo conta com capacidade instalada de 298 MW, quantidade suficiente para gerar energia limpa para cerca de 900.000 residências.

A Gamesa foi a empresa selecionada para o fornecimento de 149 turbinas G114, de 2,1 megawatts (MW) de potência unitária, para equipar esse novo projeto eólico da Iberdrola.

A Iberdrola garantiu a venda da energia gerada por essa instalação através de um Power Purchase Agreement (PPA), um contrato que garante a rentabilidade das usinas no país durante um longo período de tempo.

Os PPA, já assinados para uma grande parte dos parques da Iberdrola nos Estados Unidos, dão estabilidade aos investimentos da empresa nesse mercado estratégico, sendo um dos pilares de nossa aposta na área de renováveis no país.

PARQUE EÓLICO DE AMAZON US EAST

proyecto_amazon_us_east
ico_ubicacion
Localização Pasquotank and Perquimans (Carolina do Norte)
ico_numero_aero
N° aerogeneradores 104 turbinas Gamesa G114
ico_capacidad
Capacidade total instalada 208 MW
ico_entrada
Entrada em funcionamento Início de 2017

O parque eólico de Amazon US East, em funcionamento desde 2017, simboliza a aposta das grandes multinacionais norte-americanas na geração de energias renováveis e na Avangrid (*) Nota como empresa de prestígio no setor. Localizado no município de Pasquotank and Perquimans, dispõe de capacidade instalada de 208 MW e representa a primeira grande instalação eólica em escala industrial da Carolina do Norte.

OUTROS PROJETOS CONCLUÍDOS

A Iberdrola, por meio da AVANGRID Renewables Link externo, abra em uma nova aba., sua filial norte-americana, comercializa as operações de três parques eólicos que se somam ao portfólio da empresa nos Estados Unidos. São eles:

  • Tule (Califórnia, 131 MW): o parque eólico conta com 57 turbinas eólicas GE e, nele, foram investidos 18 milhões de dólares norte-americanos e trabalharam mais de 21 empresas locais.
  • Deerfield (Vermont, 30 MW): constitui o primeiro parque eólico do país no solo do serviço florestal dos EUA e é equipado com 15 turbinas Siemens Gamesa, com capacidade de fornecer energia renovável para 14.000 residências.
  • Twin Buttes II (Colorado, 75 MW): equipado com 36 turbinas eólicas Siemens Gamesa, o parque está localizado a sul de Lamar (Colorado), nas proximidades do parque eólico já existente de Twin Buttes.

Em paralelo, no setor da energia eólica offshore, a Avangrid Renewables está desenvolvendo Vineyard Wind, um grande projeto de energia eólica em grande escala na costa de Massachusetts. O complexo, que iniciou sua construção em novembro de 2021 e que deve entrar em operação em 2023, vai se tornar o primeiro parque em grande escala com essas características nos Estados Unidos.

   

 

 

 

(*) A Iberdrola tem participação acionária de 81,5%.